Todas as flores internas precisam de um transplante periódico, e a orquídea não é exceção. O tempo passa e um pequeno arbusto cresce, torna-se apertado em uma panela velha, e em um ano ou dois o substrato não pode mais fornecer nutrição à epífita, apesar da alimentação. Se você não muda a flor da terra e não aumenta o espaço para o desenvolvimento, ela começa a doer e murchar. Como corretamente transplantar uma orquídea e quando é melhor fazer?
Tempo de transplante
É melhor transplantar orquídeas na primavera, quando os processos de crescimento são ativados. O transplante de orquídeas de primavera é transferido com maior facilidade e rapidamente se adapta às novas condições.
No entanto, muitas vezes acontece que não há como esperar até a primavera e, para salvar a flor, é necessário perturbá-la no outono ou no inverno. Os seguintes sinais indicam que uma orquídea precisa de um transplante urgente:
- a aparência do molde na superfície do substrato;
- murchando do mato;
- decaimento de folhas ou raízes.
Em tais casos, a espera é repleta de consequências e não faz sentido aguardar o período da primavera.
Se houver uma necessidade urgente de transplantar uma orquídea em flor, alguns dias antes do procedimento deve-se cortar a flor – a planta precisará de todas as forças para restaurá-lo, e ele apenas os levará e haverá risco de perder a planta.
Plantio de orquídeas passo a passo
No processo de crescimento, o sistema radicular da orquídea entrelaça firmemente os fragmentos do córtex, por isso é necessário realizar o procedimento com muito cuidado e consistência, a saber:
- Abraçando a roseta com os dedos, tire o arbusto da panela junto com o solo. Se você não fizer isso de uma só vez, você pode contornar o recipiente de plástico, apertando-o com as mãos. Caso contrário, o vaso terá que ser cortado ou sacrificado por várias raízes se o pote estiver apertado.
- Lave todas as raízes sob a torneira, libertando-as dos restos da casca – e do solo que você pode se livrar, e a condição das raízes será claramente visível.
- Com a ajuda de uma tesoura, corte todas as raízes filamentares e escorregadias – a primeira secou e a segunda – apodreceu, e não haverá benefício para elas. Se a coluna vertebral apodrecer, corte apenas a parte danificada. Deve haver apenas raízes saudáveis - elásticas e verdes.
- Folhas inferiores secas e amareladas também devem ser removidas. Para fazer isso, você precisa cortar a folha em duas partes e cuidadosamente desparafusar cada uma delas.
- Para evitar que as raízes enxaguem em uma solução de permanganato de potássio.
- Polvilhe todas as seções com carvão ativado esmagado.
- Deixe a orquídea em cerca de 6-8 horas para secar bem.
- Quando a bucha estiver seca, coloque um pouco de drenagem no fundo da panela e instale a orquídea no centro. Resta apenas encher as raízes com substrato fresco, distribuindo-as suavemente entre elas usando um bastão. Apertar a casca não é necessário, para não danificar a flor – ao longo do tempo, ele terá uma “pose confortável” e, se necessário, o solo pode ser adicionado.
Ao transplantar uma orquídea com um grande número de raízes aéreas, algumas delas podem ser colocadas em um vaso, especialmente se o sistema radicular principal tiver sido severamente danificado e cortado, mas não há necessidade de enfiá-las no vaso.
Arbusto transplantado durante as duas primeiras semanas deve ser colocado em um local sombrio e fresco (não mais do que 20 graus de calor). A primeira irrigação pode ser realizada não antes de 5 dias após o procedimento, por imersão.