Aqueles que estão envolvidos no negócio de flores sabem que os buquês são especialmente valorizados durante as férias e, infelizmente, nem todos se enquadram em um período quente de verão. Para não perder os benefícios, muitos cultivam flores para venda em estufas, incluindo rosas. A manutenção artificial da temperatura e da iluminação permite receber flores termofílicas mesmo no inverno.
Os principais pontos para rosas com efeito de estufa
O momento mais adequado para o cultivo de flores é o início de fevereiro. Tendo começado a destilação no fim do inverno, será possível cortar rosas antes das seguintes geadas de inverno. E se houver uma oportunidade de instalar aquecimento e iluminação adicional na estufa, as flores à venda estarão prontas mesmo nos meses de inverno.
Para obter produtos de alta qualidade, ao cultivar rosas em uma estufa, você precisa abordar com competência os seguintes pontos:
- equipar adequadamente a estufa em si;
- pegar um solo de qualidade e variedades adequadas de flores;
- cumprir os requisitos para o plantio de mudas;
- garantir o cuidado adequado para roseiras;
- realizar poda regular e cortar flores.
E, claro, um dos principais fatores é a disponibilidade de um mercado de vendas.
Arranjo de estufa
Rosa é muito termofílica por natureza, por isso deve-se ter cuidado para criar um microclima adequado. Ao escolher o material para a estufa, os produtores de flores experientes aconselham a parar em policarbonato celular – ele mantém o calor bem.
Para não congelar as mudas, a fundação da estufa deve ter um porão de pelo menos 30 cm de altura Para garantir iluminação suficiente, os tetos da estufa são elevados.
Quando crescer rosas no inverno, é necessário instalar iluminação adicional e aquecimento na estufa. Você também precisará instalar um sistema para regar os arbustos (a irrigação por gotejamento automática é melhor).
Seleção de solo e variedades de rosas
Em uma estufa, as rosas podem ser cultivadas:
- Nas camas. O solo, neste caso, deve ser enriquecido com estrume de vaca, turfa e superfosfato.
- Nos potes. Prepare preliminarmente um substrato de 5 partes de turfa, 4 partes de turfa moída e 1 parte de Mullein (fresco) e mantenha-a por um ano. Antes de plantar, adicione fertilizantes minerais e farinhas de carne e ossos.
Ao escolher variedades para o cultivo, a preferência deve ser dada ao popular, mas não muito extravagante, especialmente se você estiver envolvido em negócios de estufa pela primeira vez. Você pode começar com variedades híbridas de chá ou grandiflora. É melhor comprar lotes de atacado com uma margem pequena, em caso de morte de mudas.
Plantio de mudas
Antes de plantar, as mudas suportam 12 a 14 horas em água e removem os brotos fracos. Plantado deve estar na terra aquecida, deixando o local de enxertia acima do solo.
A densidade do plantio depende do esplendor da variedade selecionada. Em uma média de 1 metro quadrado plantada de 4 a 10 arbustos.
Cuidar de plantar rosas na estufa
Para todas as plântulas estão enraizadas, na estufa é necessário manter uma temperatura constante de 10 graus Celsius. Durante o período de floração, a temperatura é reduzida. A estufa deve ser ventilada e manter uma umidade de cerca de 70%.
Mais cuidado consiste na alimentação oportuna de mudas, afrouxando e cobrindo o solo, regando. Se necessário, forneça iluminação adicional às buchas ou, ao contrário, proteja-se dos raios diretos.
Realização de poda e corte oportuno de rosas
Para obter botões grandes, os brotos laterais são removidos junto com os brotos formados neles. Deixe um tiro forte com 3 botões.
Cortando rosas à venda (de preferência de manhã) em um arbusto é necessário deixar bastante massa verde para estimular a formação de novos ramos.