A begônia de folhas decorativas atrai os cultivadores de flores com sua aparência incomum. Um arbusto chique com folhas de várias formas e cores – o que mais você pode querer para decorar o peitoril da janela? Este tipo de begônias também tem flores, mas elas perdem sua beleza para as folhas. Além disso, que a planta cresce em um arbusto grande, eles são recomendados para serem cortados quando a begônia começa a florescer.
Características de begônias decíduas decorativas
Para begoniya satisfeito com suas cores e formas, você precisa observar várias regras:
- quando o plantio de plantas escolher o solo com acidez neutra, para isso adicione turfa, areia e húmus;
- À medida que a begônia cresce em largura, o vaso de flores é raso, mas largo o suficiente para que a flor fique mais estável e não vire a panela quando ela crescer;
- regada com água parada ou água fervida à medida que a camada superior do solo seca, não permitindo a estagnação da água na panela;
- excluir pulverização de folhas e calado;
- coloque a panela no peitoril da janela com luz solar indireta, pois a falta ou excesso de luz levará à perda de folhas de sua cor e cor variada;
- as begônias transplantadas fazem na primavera quando a panela é cheia de raízes, então hastes velhas demais devem ser podadas.
É mais fácil multiplicar esse tipo de begônia pelo método de propagação decídua. Um caminho mais complexo e duradouro é plantar sementes. E mesmo com um transplante de flores na primavera, você pode dividir o mato velho em vários novos.
Reprodução de begônia pelo punho
Corte a folha de begônia saudável formada junto com o pé e coloque um copo com água até que as raízes apareçam. Levará uma semana ou duas, e se você “esquecer” o talo na água por um mês, ele lhe dará novas folhas.
Uma folha entrincheirada deve ser plantada em uma pequena panela com drenagem obrigatória e solo solto, para que cresça e cresça mais forte. Quando algumas folhas jovens (em algum lugar em 2-3 meses), uma jovem begônia para transplantar para um lugar permanente em uma panela maior.
O momento mais favorável para as mudas é abril, e para o transplante de germoplante – outubro.
Como multiplicar a begônia ornamental por sementes
Em fevereiro, as sementes de begônia são plantadas em solo especialmente preparado, mas não há necessidade de se cobrir com terra. É muito conveniente semear pequenas sementes em pastilhas de turfa – cada uma com uma semente. Cobertura superior com um filme. A terra não é derramada do regador, apenas uma simples pulverização. Coloque a estufa no parapeito da janela iluminada.
Após o surgimento das brotações, elas são endurecidas, aumentando gradativamente o tempo de permanência com a tampa aberta. Com o tempo, remova o filme completamente. Quando os brotos tiverem 2-3 folhas jovens, transplante-os em um recipiente mais volumoso, enquanto os arbustos serão plantados à distância. Mês depois de duas jovens begônias transplantadas em vasos separados, e quando crescem bem e ficam mais fortes – para um lugar permanente.
Usando o método de dividir o arbusto
Com o passar do tempo, a begônia de folhas decorativas cresce a coroa muito espessa, bem como o sistema radicular. Neste caso, quando a flor é transplantada na primavera, o arbusto pode ser dividido: remova-o do vaso, desmonte-o cuidadosamente e plante imediatamente o novo arbusto em um local permanente.