Muitos produtores acreditam que as suculentas estão entre as plantas mais simples e não são exigentes em seus cuidados. Por um lado, isso é realmente assim – ao contrário da maioria das flores internas que precisam de rega regular, as suculentas podem seguramente passar sem uma semana ou mais, devido à sua capacidade de acumular umidade. Mas vale a pena considerar que isso só é possível se eles forem cultivados no solo “certo”.
Qual deve ser o solo para suculentas?
Se você planta suculentas em um terreno simples do jardim, você pode estragar as flores, porque é muito denso e longo tempo secando, e em um solo úmido constante, as flores apodrecerão rapidamente. Além disso, se o local de onde foi tirado for fertilizado com preparações de nitrogênio, o excesso de nitrogênio causará crescimento acelerado, o que é incomum para este grupo de plantas. Como resultado, as suculentas começam a rachar a pele e perdem sua aparência decorativa.
Solo para suculentas deve corresponder, tanto quanto possível, às condições naturais em que habitam – rochas, pedras e solo árido.
A partir daí, a terra para cactos, fadiga, agave e outros representantes de suculentas deve atender aos seguintes requisitos:
- Estrutura leve e solta.
- Alta umidade e permeabilidade ao ar.
- Boa drenagem para evitar a estagnação da água.
- Acidez neutra.
Durante a irrigação, o solo “certo” para as plantas suculentas absorverá rapidamente a quantidade de água necessária para as flores, e o excesso de umidade flui imediatamente para o palete, eliminando o dano às plantas que ficam mais quentes.
Substratos de revistas para suculentas
A maioria dos amantes de flores adquire solo pronto para suculentas. A base desses solos é a turfa (várzea ou montanhosa). Além disso, a composição também pode incluir biohumor, composto, areia, sapropel.
As misturas prontas mais populares incluem substratos de marca registrada:
- Agrícola;
- Florim;
- Seliger-Agro;
- Jardim das Maravilhas;
- Vermion
Como preparar a mistura do solo?
Em casa, fazer solo para suculentas não será um problema. Neste caso, em vez de turfa (como base), a terra e a areia, em proporções iguais, são usadas.
Para aumentar a capacidade de passar ar e água, também é necessário adicionar as partes das aparas de tijolo. Perlite pode ser usado em seu lugar. Além disso, um pouco de carvão também não faz mal. Para as plantas que têm um poderoso sistema radicular, o solo precisa ser compactado e adicionar mais 1,5 parte da terra do gramado.