Calla é famosa não só por sua floração espetacular. Não menos bonita é a mata e o resto do tempo, decorada com grandes folhas de uma rica cor verde em longos pecíolos. No entanto, eles muitas vezes começam a ficar amarelados e desaparecem, gradualmente desaparecendo.
As razões pelas quais as folhas ficam amarelas no calla podem ser:
- envelhecimento natural do mato;
- cuidado inadequado.
Amarelecimento das folhas como um processo natural
Se as folhas inferiores começarem a mudar de cor, não há motivo para preocupação. Assim, calla simplesmente atualizado.
Cada folha não vive mais que 6 meses, e então gradualmente desaparece, abrindo espaço para novas.
O mesmo se aplica ao amarelecimento das folhas no período de outono – então os processos vitais do congelamento da flor, e ele começa a se preparar para o período de descanso, jogando fora as folhas.
Nesse caso, você deve esperar até que todas as folhas estejam secas (sem cortar à força) e, em seguida, coloque a planta em uma sala escura e fresca até a primavera.
Erros no atendimento
Mas na maioria das vezes as folhas de calla começam a ficar amarelas como resultado de cuidados inadequados. Então, os mais comuns são esses erros:
- Lugar errado. Primeiro de tudo, diz respeito à iluminação. A janela do sul não é a melhor escolha para as callas, porque lá estará no sol a maior parte do dia. É melhor desviar o peitoril leste com iluminação moderada. Não se esqueça do regime de temperatura, pois o calla possui alta sensibilidade, tanto para altas quanto baixas temperaturas. No verão é desejável não permitir que suba acima de 24 graus Celsius, enquanto que no inverno é necessário manter um regime mais frio (de 13 a 16 graus Celsius).
- Panela Inadequada. As folhas podem desaparecer se a flor for plantada em uma panela pequena demais e tiver pouco espaço.
- Violação de irrigação. O solo superaquecido e inundado é um fenômeno inaceitável para o calla. Além disso, se a terra está constantemente molhada, as raízes começam a sofrer – apodrecem. Também não pode molhar uma flor com a água fria.
- Comida insuficiente. No caso em que o calla fica no mesmo solo por um longo período sem adubação adicional, ele começa a experimentar uma falta de nutrientes, o que afeta o desenvolvimento e o estado geral da planta. É importante alimentá-la regularmente com preparações complexas no período de primavera-verão (duas vezes por mês) e trocar periodicamente o solo.