Os donos de hortas às vezes enfrentam tal problema que plantam árvores, incluindo macieiras, crescem bem, dão novos brotos, mas não florescem. Às vezes, depende da variedade específica, porque algumas espécies começam a dar frutos por 6-7 anos após o plantio. Em outros casos, as árvores podem ser plantadas em um local com alta concentração de água subterrânea e produzir ativamente apenas gemas vegetativas. Mas se o local for selecionado corretamente e a macieira estiver muito atrasada para florescer, e ela teimosamente não quiser fazê-lo, você terá que aplicar a ela tanto as técnicas padrão quanto as “secretas” do jardineiro.
By the way, alguns métodos são bastante incomuns e até mesmo agressivos, mas de acordo com declarações dos praticantes, esses métodos de especialistas são muito eficazes.
Então, para fazer a macieira florescer, você pode aplicar um dos métodos:
- ajustar o esquema de alimentação;
- realizar uma poda rígida;
- mudar a forma da coroa;
- Lidar com intestino delgado para intimidar a árvore;
- escavação profunda do círculo próximo ao tronco ao longo da circunferência.
Mudando o curativo
Como você sabe, fertilizantes contendo nitrogênio, contribuem para o crescimento ativo de brotos jovens. Claro, isso também é importante para um jardim jovem, no entanto, para que a macieira não comece a engordar às custas da floração, você deve minimizar a fertilização nitrogenada.
Aparar
Com um aumento anual de 10 cm, a macieira precisa ser parada um pouco. Para fazer isso, no início de março, encurte todos os galhos sem afetar a fruta, se houver.
Mudança coroa
Os ramos da macieira têm a propriedade de crescer verticalmente. Se a árvore não quiser florescer, você precisa alterar um pouco sua coroa e traduzir os quatro ramos inferiores (você pode e cinco, dependendo do tamanho da árvore) para a posição horizontal.
No outono em ramos selecionados amarrar tijolos ou outras cargas pesadas. Alternativamente, você pode colocar estacas no chão, dobrar os galhos e prendê-los firmemente ao suporte. Os brotos da macieira são bastante flexíveis e, com um procedimento cuidadoso, não se quebram, e no próximo ano a própria árvore aceitará a forma proposta e os galhos permanecerão nesta posição mesmo sem a carga.
Os galhos devem ser dobrados em um ângulo o mais próximo possível de 90 graus do tronco principal.
Como assustar uma macieira?
O uso de um método radical como a intimidação é plenamente justificado, pois é inerente à natureza que, antes do medo da morte, a árvore procure deixar para trás a prole.
Você pode assustar uma macieira com:
- retirar uma pequena tira de casca do tronco;
- fazer incisões na casca com uma faca;
- dirigindo algumas unhas enferrujadas no tronco.
Feridas da faca devem ser cobertas com molho de jardim.
Recomenda-se que o ferro enferrujado seja enterrado sob uma árvore se o solo tiver uma deficiência desse oligoelemento, o que também causa a falta de vontade de florescer.
Invasão do sistema radicular
Por todas as regras, a escavação do círculo próximo do tronco é realizada superficialmente, sem afetar as raízes. Mas se a macieira não quer florescer, é necessário danificar um pouco o sistema radicular: cavar um sulco profundo ao longo da circunferência da árvore (a cerca de 2 metros do tronco), sem sair da copa. Isso estimula o desenvolvimento de raízes fibrosas e a colocação de gemas generativas.