O jardim pode ser não apenas útil, mas também bonito. Não se trata de floração, porque neste período todas as árvores são como noivas encantadoras em um véu branco como a neve. Existem espécies de árvores frutíferas que atraem a atenção para si durante toda a estação, e não apenas quando florescem. Eles são chamados de decorativos, e um deles é uma macieira com folhas vermelhas.
Características da espécie
Já a partir do nome, torna-se claro que a principal diferença entre uma espécie decorativa e outras variedades de macieiras é a coloração das folhas. Se a folha é verde em espécies clássicas, então é vermelha em híbridos. Dependendo da variedade particular, sua sombra pode variar de vermelho escuro a acastanhado. A própria forma da lâmina da folha é ligeiramente mais alongada e levemente curvada. Curiosamente, algumas variedades de macieiras com folhas vermelhas são capazes de mudar a cor de vermelho para verde no final da temporada.
A árvore de maçã vermelha é um híbrido, obtido como resultado do trabalho de criadores sobre os graus de vermelho-sangue e Nedzwiecki.
Além de folhetos, essas espécies decorativas também têm dimensões bastante modestas. A altura máxima da árvore não excede 5 m, enquanto a largura da coroa atinge 4 m.
Outra característica da macieira, que a distingue do contexto de outras culturas, é a floração. Inflorescências das variedades mais decorativas não são brancas, mas são pintadas em diferentes tons de vermelho, às vezes até roxo. Essas espécies e frutos possuem frutos comestíveis pequenos, também vermelho-escuros, que são mais usados para conservação.
Vale ressaltar que a frutificação da macieira decorativa é abundante, e as próprias maçãs podem se pendurar em galhos até fortes geadas de dezembro.
Cultivar tal cultura é um prazer. Além da bela vista, eles também aumentam a resistência do inverno e toleram facilmente os invernos mais rigorosos. Mas a cor brilhante da coroa exige boa iluminação e, para que a floração seja abundante, é melhor plantar árvores em solo fértil.
Tipos populares
Uma macieira com coroa decídua vermelha existe em mais de 50 variedades, e cada uma delas possui características próprias. Alguns têm folhas mais escuras, outros têm cor mais intensa de inflorescência.
Entre os tipos decorativos brilhantes vale a pena notar tais variedades:
- Royalties. O tronco curto da árvore é coroado por uma vasta coroa de folhas escuras, quase violetas, de até 4 m de largura, coberta por um leve brilho. As inflorescências são rosa escuro, as frutas são vermelhas, pequenas.
- Ola. Distingue-se pelas grandes inflorescências cor-de-rosa (até 4 cm de diâmetro) e pela capacidade de alterar a cor das folhas: as folhas jovens são vermelhas claras, depois ficam verdes.
- Beleza real. Uma árvore baixa com ramos pendentes lembra a coroa do salgueiro. As folhas jovens são roxas e acabam se tornando verde-escuras. Botões avermelhados florescem com inflorescências rosa.