Três anos atrás, eles compraram uma residência de verão em que uma grande árvore de damasco estava crescendo. Mas por todo esse tempo não vimos a colheita – damasco ou não floresceu, ou os frutos desmoronaram. Diga-me porque o abricó não pode dar frutos durante muitos anos e como lidar com isso?

Flores de damascoProvavelmente, em todo jardim há pelo menos uma árvore de damasco. No entanto, os jardineiros muitas vezes enfrentam um problema tão grande que o damasco começa a dar menos e menos colheita a cada ano, e até deixa de agradar com seus frutos.

As razões pelas quais o damasco não dá frutos por muitos anos, pode ser muito. Na maioria das vezes esta situação surge como resultado de:

  • erros no cuidado das plantações;
  • condições climáticas adversas;
  • problemas com a polinização.

Como cuidar adequadamente do damasco, para que ele se frutifique?

poda

Medidas intempestivas para cuidar de uma árvore no período de crescimento ou sua completa ausência levam ao fato de que os damascos não querem florescer. Para evitar essa situação, é necessário dar-lhe um pouco de atenção ano após ano:

  1. O alperce cresce mal no solo com alta umidade, onde a água constantemente estagna. No entanto, e com a falta de umidade, ele não terá força suficiente para a floração. Portanto, cada estação de plantio deve ser regada pelo menos 4 vezes: no início da primavera (abril), durante o crescimento da parte aérea ativa (maio), 2 semanas antes do amadurecimento da cultura e no final do outono.
  2. As mudas jovens possuem materiais orgânicos suficientes, mas as árvores adultas requerem frutificação para o beneficiamento mineral. Para a época, é necessário adicionar 35 g de superfosfato e 15 g de sal de potássio por 1 km2. m do círculo do caule.
  3. Para estimular a produção de frutas, o damasco precisa de poda. O método de corte duplo provou estar bem estabelecido. Em março, os brotos laterais devem ser encurtados para 50 cm e os topos removidos. No início de junho, cortar os topos dos jovens rebentos, de modo que eles começaram a se ramificar. Árvores velhas com uma coroa espessa também removem ramos esqueléticos, transferindo-os para brotos mais jovens, com 3 anos de idade.

O solo sob o damasco deve ser escavado na primavera e no outono, e também soltar após a rega para garantir o acesso de ar às raízes.

Resgate das geadas

ramo de damasco

Damasco termofílico reage sensivelmente a uma queda de temperatura. Se as geadas voltam durante a floração, elas destroem completamente a futura colheita. Jardineiros experientes recomendam destacar floração com a ajuda de tais procedimentos:

  • no final do outono é abundante regar uma árvore e pulverizá-la com auxinas;
  • inverno para compactar a neve ao redor do tronco;
  • no final de fevereiro, tratar a solução de damasco de uréia e sulfato de cobre (700 e 100 g respectivamente em um balde de água);
  • no início da primavera, branqueie com uma solução concentrada de cal hidratada.

Related  Nós cuidamos do calla etíope

Problemas com damascos polinizadores

A razão para a falta de frutificação pode ser a auto-fertilidade da variedade, por isso recomenda-se plantar pelo menos dois alperces, um dos quais será auto-fertilizado.

A distância entre as árvores deve ser feita não mais de 6 m, para garantir a possibilidade de polvilhar e proteger do alongamento da coroa.

Entre damascos recomenda-se plantar flores que florescem ao mesmo tempo com eles. Isso ajudará a atrair as abelhas.

Por que damasco não dá fruto – video