Em geral, a petúnia é uma planta bastante forte, tenaz e despretensiosa. Mas foi trazido da América do Sul, por isso, quando se cria em nosso país, e até em vasos, pode haver várias dificuldades. Escrever sobre todas as doenças e pragas de petúnias e lutar com elas é impossível – elas são bastante numerosas. Mas para saber sobre os casos mais comuns será útil para todos os produtores.
Doenças que afetam a petúnia
Talvez a perna negra seja a doença mais comum que pode destruir a petúnia, mesmo em um florista experiente.
Com a parte acima do solo, o germe escurece, começa a apodrecer e a planta morre. Cure a planta é quase impossível. Mas você pode evitar o surgimento e desenvolvimento da doença. Para fazer isso, tente seguir as seguintes regras:
- Não semeie muito as sementes.
- Observe a temperatura (aquecimento indesejável acima de +20 graus Celsius).
- Não use solo de alta acidez. O pH ótimo é 5,5-7.
Outra doença comum é a podridão cinzenta.
É muito fácil revelá-lo – as folhas estão cobertas de manchas cinzentas, que murcham rapidamente. Com o tempo, as folhas aparecem cinzas raid.
Para evitar que isso aconteça, tente não manter a petúnia por muito tempo a uma temperatura abaixo de + 12 … +15 graus e obter luz suficiente. Também pode causar excesso de nitrogênio no solo. Plantas de cura podem estar usando os medicamentos Integral, Maxim e Skor.
Pragas de petúnia
A praga mais comum que aparece na petúnia em casa é um ácaro. É fácil perceber isso – uma fina teia aparece nas folhas, que se torna mais densa. Se você não agir, as folhas secarão e a planta morrerá.
Para o tratamento, você pode usar o acarídeo Demidan ou Apollo. Uma infusão de dente de leão ou alho também está bem estabelecida.
Pode destruir petúnia e tripes – minúsculos insetos que comem plantas. Você só poderá vê-los se olhar de perto – se as folhas começarem a secar e se deformar, inspecione a planta, virando a parte de baixo da folha.
Você pode se livrar de pragas usando Insecticide Confidor ou Aktara.