Uma característica especial de uma ameixa é seu crescimento bastante rápido. Por um lado, esta é uma propriedade positiva, porque alguns anos após o plantio você pode obter uma bela árvore exuberante. Mas há também um lado negativo – como resultado do espessamento da ameixa de cereja começa a doer, e o rendimento da árvore adulta diminui. Se você deixar tudo para fora, em pouco tempo a colheita será apenas sonhada, e a própria ameixa murchará rapidamente. Portanto, é muito importante saber como formar adequadamente a coroa de ameixa, porque depende da quantidade e qualidade da fruta e da vida total da árvore.
A poda da formação deve começar no início do ano de plantio e, em seguida, remover o excesso de galhos todos os anos. Coroa formada corretamente torna mais fácil cuidar da árvore e permite reduzir a altura da ameixa.
Dependendo do tipo de uma ameixeira, você pode formar uma árvore:
- mato;
- na forma de uma tigela (com uma coroa de níveis esparsos).
Imediatamente após o plantio, a muda deve ser encurtada, deixando o tronco com no máximo 70 cm de altura.
Independentemente de qual forma da coroa da árvore é planejada, é necessário cortar regularmente os topos e galhos que se tocam, crescem para baixo ou muito próximos um do outro.
Características da forma de cluster de ameixa
A opção mais simples é dar ao alycha uma forma de arbusto. Neste caso, o cuidado com a árvore será mínimo – será suficiente para afinar o mato regularmente, removendo os brotos em excesso para evitar o espessamento e encurtando galhos de rápido crescimento de grande comprimento.
Flores de ameixa devem ser iniciadas no início da primavera.
Como fazer uma ameixa de cereja em forma de tigela?
A forma de árvore em forma de tigela fornece boa iluminação e troca de ar na profundidade da coroa. Para fazer isso, corte o condutor central e envie os galhos restantes em direções diferentes, se necessário, dobrando-os no chão e fixando-os. Para estimular a ramificação, encurte os brotos em 50 cm e, se os galhos forem mais curtos, remova um terço de seu comprimento.
Para coroas de níveis escassos, os ramos esqueléticos numa quantidade não superior a 5 peças devem ser colocados a uma distância de 70 cm da superfície do solo. Todos os brotos de crescimento mais baixo são removidos regularmente e novos galhos – beliscam. Como nos primeiros dois anos a ameixeira cresce muito intensamente, e os ramos deixados podem atingir até 2 m de comprimento, eles devem ser encurtados no verão, deixando não mais que 50 cm.
Entre os níveis é necessário observar uma distância de pelo menos 45 cm, e entre fortes ramos semi-esqueléticos – cerca de 20 cm.