Todo jardineiro sabe que, para obter uma boa colheita de ano para ano, as plantas precisam de solo nutritivo. Rapidamente restaurar o equilíbrio de microelementos no húmus e obter uma boa colheita ajuda fertilizantes húmicos – naturais, drogas biologicamente ativas. Como resultado de seu uso, a atividade de microelementos aumenta e eles adquirem uma forma facilmente assimilada por plantas.
Uma das questões importantes de interesse dos produtores de caminhões é o resultado da ação de tais drogas, ou melhor, os fertilizantes húmicos não prejudicam uma pessoa? Para respondê-lo, deve-se conhecer um pouco as características e propriedades dos humates.
O que é fertilizante húmico?
Os fertilizantes húmicos são preparações orgânicas para a produção das quais as substâncias naturais são tomadas como base, por exemplo, turfa, carvão marrom, depósitos de lodo, sapropel. Esses fertilizantes têm um esquema de aplicação semelhante à química orgânica – eles são usados como fertilizante principal ou em combinação com preparações minerais. Para suplementar a composição com substâncias úteis e aumentar o efeito das drogas, elas também podem adicionar nutrientes (fósforo, potássio, etc.). Neste caso, já serão fertilizantes orgânicos-minerais.
Humates são produzidos sob a forma de:
- solução grossa;
- em grânulos;
- na forma de uma pasta macia.
Propriedades de humates
Pode-se dizer que a principal função dos fertilizantes húmicos é facilitar a rápida transferência de substâncias húmicas (nutrientes) para a forma mais acessível às plantas.
Como resultado de fertilizantes húmicos do solo:
- melhora a estrutura do solo, sua permeabilidade à água e ao ar;
- a atividade de organismos no solo é ativada;
- a germinação de sementes aumenta;
- As mudas são mais rapidamente enraizadas;
- mudas formam um sistema radicular forte;
- as culturas melhoram os processos metabólicos e crescem mais ativamente;
- Melhora a qualidade e quantidade da cultura.
As humates em plantas são especialmente boas depois do estresse: elas ajudam a sobreviver a condições climáticas desfavoráveis e outras condições e se recuperam mais rapidamente.
Os fertilizantes húmicos são mais ativos em solos pobres de terra e solo.
Como os fertilizantes húmicos são ecologicamente absolutamente puros, eles não representam nenhum dano para a pessoa. Pelo contrário, ajudam a reduzir a quantidade de nitratos na cultura, o que indica os grandes benefícios da aplicação. A principal coisa – durante os robôs com os humates para observar as instruções para evitar overdose.