O espinheiro-mar pode legitimamente ser chamado de a planta mais amada em jardineiros. Não só tem uma alta resistência a doenças, pragas e condições climáticas, mas ainda difere pelo rápido crescimento (em relação à ramificação) e uma coroa densa, que é frequentemente usada para criar sebes intransitáveis ao vivo. Além disso, nem todo arbusto pode se orgulhar de frutos tão úteis e comestíveis. Eles são muito saborosos, têm propriedades medicinais e são amplamente utilizados na medicina popular para o tratamento de muitas doenças.
Uma das espécies mais famosas de arbustos é o espinheiro-do-mar de buckthorn. Pode ser encontrado tanto na natureza selvagem como em plantações culturais. O mato é muito bonito e por si só, e quando os frutos agridoces começam a amadurecer, torna-se uma verdadeira decoração do local.
Descrição da planta
O buckthorn em forma de espinheiro cresce na forma de uma pequena árvore ou um arbusto bastante grande. Sob condições favoráveis, sua altura é de 5 m, em média, o “crescimento” do mato é de cerca de 3 m.A coroa espessa alastrando é igual em diâmetro à altura do espinheiro-mar e ramificando ativamente. Ramos jovens são marrons, com a idade a casca adquire uma bela tonalidade prateada. O mesmo efervescente e tem pequenas folhas estreitas, enquanto no lado inverso elas têm pequenas vilosidades e cinza predomina, e a superfície da placa é verde-clara e lisa.
Todos os brotos de espinheiro-mar são cobertos com finos espinhos afiados, o que complica o cuidado com o mato e a colheita, mas o torna uma excelente proteção contra hóspedes indesejados.
No final de março pequenas flores amarelo-esverdeadas com um ligeiro aroma doce florescem nos arbustos, e em agosto as bolas redondas de laranja começam a derramar com o suco. Recolher a colheita, que o arbusto simplesmente preso, começar apenas após as primeiras geadas – eles removem da adstringência característica bagas.
Características do crescente espinheiro-mar
Para crescer arbustos exuberantes, é necessário tomar um lugar ensolarado para buckthorn sea-buckthorn, uma vez que na sombra as mudas desenvolvem mal e podem até morrer. A planta prefere solos arenosos leves e não gosta de solo argiloso pesado, onde começará a doer. Mas a alta umidade do ar atua positivamente sobre o espinheiro marítimo, de modo que ele pode ser encontrado perto de reservatórios de água entre as rochas. Ao plantar no buraco, é desejável adicionar composto, em geral, em um fertilizante freqüente, o arbusto não precisa. Mas a água nos primeiros anos do espinheiro jovem deve ser regular e abundante. Adultos mesmos espécimes toleram bem a seca, bem como geadas.
O espinheiro-marífero frutífero será somente se a planta for plantada com ambos os sexos (machos e fêmeas). É uma cultura dióica.
O cuidado do mato é simples e consiste no seguinte:
- Rega regular de mudas jovens.
- Poda de primavera sanitária de galhos secos.
- Desbaste de um arbusto no outono, puxando brotos de raiz.
No cisalhamento formativo, o mar-espinheiro não precisa, porque é mal restaurado depois. Você pode propagar o mato com sementes, raízes ou galhos jovens.