Physalis pertence à família de Solanaceae e é um arbusto anual compacto coberto com frutas redondas em copos – lanternas. Ela se reproduz por auto-semeadura, mas para uma boa colheita a planta é melhor crescer através de mudas. Cultivada em mudas, a frutifica mais cedo, e as bagas têm tempo para amadurecer antes da geada.
Para cultivar mudas fortes e saudáveis, você deve seguir as recomendações para semeadura adequada e cuidados adicionais com mudas.
Sementeira de semente de broto em mudas
As sementes são semeadas para mudas em março. Desde physalis é um parente de tomate, um substrato que é usado para obter mudas de um tomate é adequado para o cultivo.
O material de semente antes do plantio deve ser embebido em água salgada para descartar as sementes vazias (elas irão flutuar para cima). Em seguida, tratar em uma solução forte de permanganato de potássio por 30 minutos. Em vez de permanganato de potássio, você pode usar Maxim ou Fitosporin. Depois que as sementes estiverem secas, elas não ficarão juntas.
Semeie Physalis em uma panela comum, polvilhado em cima de uma camada de terra. O solo deve ser ligeiramente compactado, para que as pequenas sementes não flutuem durante a rega. Cubra a panela com um filme e coloque em uma sala de luz quente com uma temperatura de pelo menos 15 graus Celsius. Com o advento dos primeiros brotos (após uma semana), remova o filme.
Assim que as mudas tiverem 3 folhas reais, elas são mergulhadas em xícaras separadas.
E se o physalis sprout esticado?
Que a plântula não se estique, é necessário manter um regime de temperatura em volta de 20 graus. Evitar brotos de estiramento ajudará o seu manuseio reguladores crescimento tipo zircão ou atleta e iluminação adicional usando uma lâmpada especial.
Em uma temperatura elevada na sala, as mudas ficarão finas. O mesmo resultado será em caso de falta de iluminação ou de sementeira antecipada.
Se as mudas ainda estiverem esticadas, existem as seguintes maneiras de corrigir a situação:
- Folhas de poda. O procedimento é realizado apenas na fase inicial do desenvolvimento das plântulas. Uma tesoura afiada cortou metade da folha cotiledonar.
- Raízes de poda. As mudas cultivadas devem ser cuidadosamente retiradas do vaso e encurtadas raízes longas, depois plantadas de volta.
- Transplante com um aprofundamento do caule. Em um arbusto enorme, corte todas as folhas e enteados, deixando apenas alguns no topo. Para aprofundar um tronco longo no solo, dobrando-o com um anel. O topo da muda permanecerá acima e o caule mais profundo formará novas raízes.
- Brotos Pasynkovanie. Se as mudas não forem muito grandes, cada muda alta pode ser dividida em partes e colocada na água para o enraizamento. Depois de serem formados nos enteados, eles são plantados em vasos. Então você pode aumentar o número de mudas.