Hoje, muitas pessoas da cidade cultivam diferentes hortaliças nos peitoris das janelas e até tomates. Mas tal cultura pode ser comida de cada vez. Se você quiser estocar os produtos para o inverno, e há um telhado adequado – por que não? Criar um jardim no telhado em condições urbanas é bem possível.
Prós e contras do jardim no telhado
A principal vantagem do jardim no telhado é um aumento na duração das horas de luz do dia, o que tem um efeito benéfico nas plantas que gostam de luz (tomate, berinjela, pimentão). Além disso, o telhado é sempre mais quente e boa circulação de ar. E desde que um substrato especialmente desinfetado é usado, a incidência de plantas diminui.
Naturalmente, esse jardim tem suas desvantagens. Primeiro de tudo, esta é a complexidade do atendimento – você terá que carregar tudo o que precisa em suas mãos no telhado.
Planta no telhado você precisa de plantas anuais com um sistema radicular superficial.
Com culturas de tubérculos, como batatas, é melhor não correr riscos. Eles precisam de uma camada mais profunda do solo, o que aumentará a carga no telhado.
Os princípios de arranjar um jardim no telhado
Ao colocar um jardim “alto” você precisa levar em conta a condição do telhado e a força dos tetos. Os mais confiáveis são estruturas de concreto armado. O telhado deve ter uma inclinação de não mais de 30 graus, para que o local não seja lavado pela chuva.
O telhado é colocado em camadas:
- Impermeabilização. Para garantir que o teto não seja danificado como resultado da rega, um filme comum, membranas de polímero ou borracha líquida é colocado diretamente no revestimento do telhado ou em uma base de madeira especial.
- Barreira de raiz. Para garantir que a impermeabilização não seja danificada pelo crescimento das raízes, a folha de alumínio é removida de cima.
- A camada de drenagem é criada para livre movimentação de água. Também atrasa a quantidade de água necessária para cultivar as raízes. Isso é especialmente importante em telhados planos, onde a água fica constantemente estagnada. Para drenagem use argila expandida média e grande. Ou você pode levar um elemento especial de armazenamento de drenagem para paisagismo do telhado. Os orifícios feitos impedem a estagnação da água e fornecem ventilação do sistema radicular.
- A camada de filtração é um geotêxtil denso, que garante que a drenagem não fique entupida e não se misture com o solo.
- Geogrelhas – construção leve de plástico com células. Ele consertará o jardim no telhado inclinado e evitará que ele escorregue.
- Substrato fértil. O melhor é turfa neutra com fertilizantes e argila fina expandida. O primer usado deve ser leve e poroso. A espessura da camada depende do tipo de cultura cultivada. Para framboesas e amoras, não será inferior a 40 cm.
Como alternativa ao jardim “escamoso” você pode usar caixas de madeira de vários desenhos e organizá-los no telhado à vontade. Eles são preenchidos pelo mesmo princípio. Uma planta é recomendada para plantar plantas da mesma espécie.