O mendigo de begônia não tem um caráter muito caprichoso. Se você seguir as recomendações de cuidados com a planta, ela agradará aos olhos com uma massa verde brilhante e floração repetida. No entanto, devido a várias circunstâncias, às vezes acontece que o estado geral da flor de repente começa a se deteriorar.
Determinar a natureza da doença da begônia e iniciar seu tratamento adequado ajudará a aparência das folhas da planta. As doenças mais comuns das begônias incluem:
- oídio;
- podridão cinzenta;
- bacteriose vascular;
- sarna
Oídio
Um sinal da doença são manchas marrons redondas nas folhas com um revestimento branco. A área da lesão expande-se rapidamente para toda a folha. A razão para a ocorrência de oídio é muita temperatura e um baixo nível de umidade na sala, onde há uma panela.
A begônia afetada deve ser separada de outras plantas.
Se as manchas aparecerem, as folhas são pulverizadas com Fitosporina-M ou Alirina-B. No caso em que o começo da doença se perde e todas as folhas se afetam, é necessário executar o tratamento com Topaz ou Strobin.
Podridão cinzenta
Aumento da umidade e rega frequente levam a doenças com podridão cinzenta. Na fase inicial, as folhas estão cobertas de manchas cinzentas, pegajosas ao toque. Gradualmente, a mancha se expande e leva ao apodrecimento da folha, assim como ao próprio caule.
Para salvar a planta, a panela é transferida para outro local ou a umidade na sala é regulada. As folhas doentes devem ser removidas, e as restantes devem ser pulverizadas com uma solução a 0,1% de Euparen ou Fundazol.
Bacteriose vascular
As bordas das folhas começam a ficar amarelas e gradualmente ficam marrons. A parte central da folha permanece verde, mas os próprios vasos ficam pretos. É necessário cortar as folhas doentes, e as restantes devem ser tratadas com fungicidas.
Escudo
Na fase inicial, manifesta-se como um revestimento pegajoso. Com o tempo, pequenos crescimentos marrons se formam nas folhas, que podem ser removidas sem danificar a própria folha. A paciente begônia deve ser tratada com um inseticida (Aktar).
Doenças que não podem ser curadas
Com detecção oportuna de dano, a begônia pode reanimar-se com a ajuda de preparações especiais. No entanto, existem doenças, cuja presença coloca um diagnóstico mortal de begônia:
- Ponto do anel. Passado por pragas e é caracterizado pela aparência nas folhas de manchas amarelas e áreas mortas.
- Mancha bacteriana. No verso da folha aparecem pequenas pintas aquosas que acabam por escurecer e infectar completamente toda a flor, incluindo a inflorescência.
- Nematóide da folha. A borda da folha primeiro desaparece, retendo uma cor verde e, em seguida, gradualmente murcha. A folha completamente seca é coberta com manchas marrons. A doença é transmitida para a flor através do solo, como resultado da baixa temperatura e alta umidade.
Nestes casos, a begônia está sujeita a destruição imediata, de modo que a doença não é transmitida para outras plantas.