Orquídea dendrobium nobil não é inferior em beleza de sua floração para todos os amados phalaenopsis, e talvez até supera-los. E a verdade é que, quando os caules folhosos, bastante altos, chegando às vezes a 50 cm, acabam sendo cobertos de inflorescências magníficas, você não pode tirar os olhos de tal espetáculo. Mas tudo acaba, e até essa planta de floração precisa de descanso e recuperação. O que fazer a seguir, quando a orquídea dendrobium nobili se desvaneceu, e que perguntas estão mais preocupadas com os floricultores nessa situação? Então, vamos lidar com isso.
Poda de pedúnculos: é necessário ou não?
Talvez, uma das questões mais importantes após o término do florescimento do dendrobium seja a poda do pedúnculo. No entanto, não pegue imediatamente a tesoura, porque mesmo a phalaenopsis, muitas vezes, nos botões dos botões florais, forma repetidamente brotos. No dendrobium, as flores estão localizadas no mesmo pedúnculo das folhas, de modo que elas (pseudobulbos) ainda podem ficar verdes por muito tempo. Além disso, é possível que em alguma parte do caule ainda existam botões florais não abobadados, porque eles são bastante numerosos ao longo de todo o seu comprimento. Cortá-lo prematuramente significa não deixar a orquídea “florescer” completamente, além de privar-se de novos rebentos de nutrientes, porque eles obtêm sua primeira vez a partir do pseudobulbo.
As hastes, que estão completamente secas, precisam de podas sem ambigüidade – elas já cumpriram seu propósito.
É sempre necessário transplantar uma orquídea?
Outro ponto importante diz respeito ao transplante de dendrobium nobilis depois que ele floresceu. Tudo depende da própria flor, ou melhor, da sua “saúde” e idade.
Dendrobium nobil, que fez mais de dois anos e durante este tempo não o perturbou, depois da floração é necessário transplantar.
Quanto às orquídeas jovens, é melhor não perturbá-las mais uma vez, e transplantá-las em um novo substrato só deve ser em tais casos:
- doença da planta (amarelecimento de folhas, decomposição de raízes, etc.);
- o aparecimento de pragas em uma panela ou em uma flor.
Uma orquídea doente ou danificada deve ser tratada com preparações especiais.
Então, o que fazer com a orquídea desbotada, considerando os pontos acima? Nada de especial, apenas:
- Mova o pote em um quarto mais frio.
- Se houver brotos verdes, molhe conforme necessário.
- Você pode alimentar o fertilizante de nitrogênio para estimular a formação de novos brotos e folhas.