O caminho do cultivo de um morango mostrado no vídeo encontrou a aplicação e na Rússia. Isso é chamado de hidroponia – quando as plantas crescem usando um substrato especial que não contém terra. Na maioria das vezes hidroponia são usados em estufas, enquanto plantando não só morangos, mas também outras espécies de plantas. Esta tecnologia permite obter uma boa colheita, independentemente das condições climáticas.
Benefícios do uso de hidroponia
O método da hidroponia é usado frequentemente para produzir uma colheita em um momento incomum, isto é, quase todo o ano. Isto é especialmente importante para regiões onde as condições de temperatura não são muito adequadas para esta fruta que adora calor. Além disso, as principais vantagens da hidroponia são:
- colheita mais abundante e qualitativa;
- a capacidade de cultivar culturas em áreas onde o solo é infértil (uma vez que não é usado para o plantio);
- facilidade de atendimento e colheita, pois as prateleiras com plantas estão acima do nível do solo.
O substrato nutriente para morangos deve ser poroso e bem deixado no ar e umidade.
A hidroponia pode ser usada não apenas no cultivo em massa de morangos. Bastante muitas vezes usa-se por horticultores, adaptando a tecnologia a condições de casa, por exemplo, crescendo bagas em uma sacada ou alpendre (isolado).
Como cultivar morangos em hidroponia?
Existem vários métodos de hidroponia, mas o sistema mais comum de irrigação por gotejamento, como no vídeo (é claro como o tubo vai ao longo da calha).
O princípio do cultivo é o seguinte:
- O palete é coberto com um filme que não transmite luz. Nele, são feitos buracos através dos quais o excesso de água será drenado para a bandeja coletora. Da palete em si, a umidade é descarregada através de tubos separados.
- Um substrato é colocado no filme. Lãs minerais mais utilizadas, fibra de coco ou mistura de turfa.
- Tubos de gotejamento são usados ao longo do palete, através do qual a solução nutritiva será fornecida para umidificar o substrato.
- Os arbustos de morango são plantados no substrato, observando-se uma distância de cerca de 25 cm entre eles, e as raízes das mudas são pré-lavadas.
Morangos podem ser plantados em vasos separados. Eles são suspensos a uma altura ou instalados em um palete e são combinados com tubos em um sistema comum.
Na hidroponia os métodos horizontais e verticais do cultivo (por exemplo, em bolsas) funcionam igualmente bem. Mas, para o cultivo, é melhor usar apenas variedades remotas de morangos.
Através de um sistema de gota única, uma solução nutritiva especial é fornecida a cada plântula. A cada 2 semanas, uma nova composição é vertida no sistema, que depende da estação de crescimento e do estágio de desenvolvimento do morango.
A tecnologia hidropônica de plantas em crescimento na estufa também fornece iluminação adicional e aquecimento para que no inverno as mudas não congele.