A abundante colheita de tomate depende da qualidade das mudas: quanto mais forte e saudável for, quanto mais fortes forem os arbustos, menos provável será o doente e mais a fruta será amarrada. Por essa razão, os produtores de caminhões, especialmente os iniciantes, precisam ter uma idéia de como plantar os tomates adequadamente nas mudas, porque a colheita futura depende disso. O que devo procurar ao planejar a produção de tomate e o que preciso fazer?
Escolha sementes
O primeiro passo é determinar o material da semente. A maneira mais confiável é comprá-lo em uma loja especializada, escolhendo as variedades zonadas e testadas de fabricantes conhecidos. Ao escolher sementes de tomate, os seguintes fatores também devem ser considerados:
- altura dos arbustos (baixa ou alta);
- termos de frutificação (precoce ou tardia);
- o propósito de crescer (salada ou para conservação).
Uma das principais nuances é o local de maior cultivo do tomate: tanto para estufas como para terrenos abertos, há variedades de tomate especializadas, e é preciso aderir a essa divisão.
Preparando o material de semente
Para que as sementes não perturbem a má semelhança, elas devem ser preparadas de antemão. Começamos por rejeitar os aquênios vazios e de má qualidade. Para fazer isso, coloque as sementes na água salgada e deixe por cinco minutos. Tudo o que aparece – jogue fora (eles não serão de nenhuma utilidade). Com as sementes qualitativas restantes no fundo, realizamos mais dois procedimentos:
- Desinfete, colocando em uma solução de permanganato de potássio por meia hora.
- Estratifique, embrulhado em pano e coloque na geladeira por três dias.
Preparando o solo
Enquanto as sementes são submetidas a procedimentos preparatórios, pode-se atacar o solo. O solo das mudas deve ser fértil e solto para fornecer às mudas os nutrientes necessários e não dificultar o seu crescimento. A escolha ideal é comprar substratos pré-fabricados na loja, especialmente para mudas. A mistura também pode ser preparada misturando em proporções iguais:
- solo do jardim;
- húmus;
- turfa.
Em um balde de tal mistura de solo, adicione um pote de meio litro de cinzas e 2 caixas de fósforo de superfosfato.
O substrato de origem deve ser descontaminado por aquecimento no forno, vapor ou esforço com permanganato de potássio.
Nós semeamos
Para cultivar mudas de tomate, você pode usar:
- recipiente comum;
- vasos de turfa ou comprimidos;
- cassete.
O recipiente escolhido é preenchido com terra e bem umedecido pela pistola. Faça sulcos (na capacidade total) ou furos não mais de 1 cm de profundidade e coloque sementes. Ao agrupar entre as sementes, deixe 4 cm, e entre as ranhuras – até 5 cm.Preenchemos as culturas com uma fina camada de solo, cubra os pratos com filme para criar o efeito do viveiro e colocá-lo no peitoril da janela de luz. Nesta forma, eles permanecerão até que germinem, e neste momento é necessário ventilar periodicamente os jovens e polvilhar o solo. Então o filme pode ser removido.
Mudas adultas com um par de folhas reais de um recipiente comum devem ser mergulhadas em vasos individuais. Em uma semana e meia após este procedimento, você pode começar a se alimentar (aplicação duas vezes suficiente do complexo mineral com intervalo de 2 semanas). Antes de plantar mudas em um lugar permanente, deve ser endurecido.