Todo mundo que ama rosas, pelo menos uma vez tentou cultivá-las sozinhas, e os resultados nem sempre foram animadores. Como você sabe, a rosa é um pouco caprichosa, e nem todo mundo consegue uma nova muda.
Estacas que são freqüentemente usadas para propagação morrem durante o enraizamento: por falta de oxigênio quando germinam em água, ou secam usando o método de plantio no solo para germinação. Para evitar estes erros, os cultivadores de flores experientes são aconselhados a tentar cultivar casas rosas a partir de uma alça em uma batata. As batatas não só mantêm o nível necessário de umidade, mas também compartilham com o amido de cortes.
Preparação das estacas
Para a germinação, você pode usar as duas estacas de um arbusto que cresce em um canteiro de flores e estacas de uma flor em um buquê. Para preparar o corte para o enraizamento:
- Tenha um bom corte saudável com uma faca afiada ou um podador com um comprimento de até 25 cm.
- O corte superior deve se projetar acima do rim em 1,5 cm e ser feito em ângulo reto.
- O corte inferior deve ser feito em um ângulo agudo.
- Retire as folhas das estacas, deixando algumas peças por cima.
- Secções de processo com permanganato de potássio (solução fraca).
- Coloque o corte por um dia na solução estimulante de crescimento (Kornevin ou Heteroauxin).
O uso de um bioestimulador trará a aparência das radículas e, depois de algumas semanas, o caule já germinará. Sem o estimulador de crescimento, esse processo se arrastará por um mês.
Plantando as estacas em batatas
Broca preparada cortada em um tubérculo de batata com um corte afiado. Deve ser sem danos e sem olhos. Uma batata presa em uma batata.
Batatas e estacas devem ser plantadas em um pote com solo nutritivo, colocar uma camada de drenagem de argila expandida no fundo da panela e cobrir com uma jarra de vidro de cima. Você pode usar uma garrafa de plástico.
As folhas nas estacas não devem tocar nas laterais da lata.
Cuidado com o manípulo
Coloque a panela com os cortes em um lugar quente com boa iluminação. Regue duas vezes por dia em dez dias, evitando a estagnação da água, caso contrário o caule pode apodrecer. É bom aplicar pulverização de folhas.
Depois que as brotações aparecerem (após duas ou três semanas), o frasco deve ser aberto periodicamente, moderando gradualmente a rosa em condições normais de temperatura. Cada vez que o tempo de permanência com um pote aberto é aumentado, e após duas semanas ele é completamente limpo.
Se o caule com brotos novos também expulsar o broto, ele deve ser cortado para que não tire a força da flor.
O pouso das estacas enraizadas no canteiro
Rosas cultivadas em batatas, em comparação com mudas ordinárias, reduziram um pouco a imunidade. Portanto, eles devem ser transplantados para o campo aberto na primavera, para que antes do início das geadas o arbusto tenha tempo de crescer mais forte.
Para o inverno, uma jovem rosa deve estar escondida. Para fazer isso, você pode pegar ramos de pinheiro ou polvilhar o mato com folhas caídas de árvores frutíferas e arbustos, e por cima colocar a terra de modo que as folhas não sejam levadas pelo vento. Isolar a rosa somente após um resfriamento persistente (5 graus abaixo de zero), se feito muito em breve, começará a germinar.