Este ano, arrisquei plantar gladíolos na dacha, embora prefira flores perenes que passam o inverno no canteiro de flores. Todos os bulbos foram bem sucedidos, apesar da ausência de tal experiência. Diga-me, em que cuidados os gladíolos são necessários para fazê-los florescer?

gladíolo na camaO crescimento de gladíolos não é difícil. Claro, você terá que mexer com um pouco de plantio e escavar as lâmpadas para o inverno, mas em geral elas são flores bastante calmas que não exigem requisitos especiais. Para que os gladíolos cresçam bem e floresçam, é necessário realizar praticamente as mesmas medidas que na criação de outras flores, com pequenas diferenças no que diz respeito ao inverno dos bulbos.

A base de cuidados para os gladíolos são:

  • escolha correta do local de pouso;
  • modo de rega ajustado;
  • top dressing periódico.

Onde é melhor plantar gladíolos?

gladíolo na cama

O gladíolo adora a luz e o calor; por isso, para plantar bulbos, você deve escolher uma área bem iluminada que não esteja sombreada ou queimada.

Ao plantar na sombra, as plantas se desenvolvem mal e o florescimento vem mais tarde ou está ausente por completo.

Também deve-se ter em mente que a flor não tolera a proximidade das águas subterrâneas, portanto as camas devem ser colocadas em um terreno plano ou inclinado para que a água possa drenar.

Em um lugar, o gladíolo pode ser cultivado no máximo dois anos. Ao plantar grandes cormos são melhor plantados separadamente dos pequenos, para que eles não os oprimam.

Como regar?

rega gladioli

Nos dias quentes de verão, durante a floração, você deve regar as flores duas vezes por semana, para que os pedúnculos não murchem e todos os botões neles possam se abrir. No resto do tempo, uma única rega (uma vez a cada 7 dias) é suficiente, mas abundante. É importante não deixar a água entrar nas folhas.

Related  Que cuidado é necessário para petúnias no inverno em um ambiente de sala?

A cada 10 dias, afrouxe suavemente o solo ao redor dos bulbos, caso contrário a crosta formada não permitirá que as raízes “respirem”. Para que a terra não seque tão rapidamente, você pode cobrir as plantas com húmus.

Quando fertilizar gladíolos?

gladíolos fertilizantes

Durante o verão, as flores devem ser alimentadas pelo menos três vezes:

  1. Quando 3 folhas crescem dos bulbos, aplique fertilizantes de nitrogênio (25 g de ureia por 1 m2 de plantio).
  2. Na fase do aparecimento de 6 folhas adicionam-se preparações de fosfato de potássio (15 g de superfosfato e 10 g de sulfato de potássio e sulfato de amônio).
  3. Após a formação do pedúnculo, exclua os constituintes de nitrogênio adicionando 15 g de cloreto de potássio e 30 g de superfosfato.

Para acelerar o florescimento, você pode pulverizar o gladíolo na folha com uma solução de sulfato de cobre (por litro de água 0,2 g da droga).

Preparação de lâmpadas para invernada

escavou lâmpadas

Em meados de setembro, quando as escamas de cebola são formadas nos bulbos, elas devem ser escavadas. Folhas, pedúnculos e radículas cortadas com um podador, e mergulhe os bulbos em uma solução de Fundazol por meia hora. Em seguida, enxágue, passe uma solução fraca de permanganato de potássio e seque por 2 semanas.

Armazene os bulbos de gladíolos no inverno em caixas de papelão ou sacos de tecido em um local fresco (porão).

Vídeo sobre o cultivo de gladíolos: plantio e cuidado