A julgar pela aparência da orquídea, a planta já está bastante adulta, além disso, seu sistema radicular está completamente podre. Como conseqüência, as folhas começaram a desbotar e ficar amarelas, já que as raízes podres não são mais capazes de fornecer umidade. No entanto, é possível salvar a flor, porque a parte superior da raiz ainda está viva. Em uma inspeção minuciosa, os botões do sono devem estar visíveis.
Para reanimar a orquídea, várias manipulações devem ser realizadas:
- limpar cuidadosamente a planta de resíduos podres;
- processar a flor;
- preparar uma panela e substrato;
- plantar uma orquídea.
Removendo partes deterioradas de uma orquídea
Antes de transplantar uma flor, você deve remover não apenas raízes secas. A foto mostra que a raiz principal também estava apodrecida – é preta. Com a ajuda de uma tesoura afiada ou uma faca, é necessário cortar toda a parte enegrecida da raiz antes do início dos tecidos vivos (verdes). Você pode deixar apenas raízes duras e elásticas de cor clara com um tom verde.
Antes de ferramentas de aparar deve ser desinfectado.
As folhas amareladas também precisam ser removidas: corte a folha junto com a tesoura e puxe-a suavemente em direções diferentes na base.
Tratamento de orquídea
Depois de aparar os tecidos danificados, lave o sistema radicular em uma solução fraca de permanganato de potássio. As folhas devem ser limpas com um pano umedecido com a mesma solução. Em seguida, coloque todos os cortes com carvão ativado. Você pode usar canela comum para essa finalidade.
Para estimular o enraizamento, os produtores de flores experientes recomendam mergulhar as raízes da planta antes de plantar em uma solução da droga Epin (1 gota por litro de água).
Agora é necessário deixar a orquídea secar bem. O tempo de secagem deve ser de pelo menos 3 horas e, melhor ainda, todo o trabalho preparatório à noite e deixar a planta durante a noite. Durante esse tempo, toda a umidade evapora, inclusive em locais de difícil acesso, como a roseta. Além disso, as seções das seções serão ligeiramente apertadas.
Preparação de substrato e pote
Se não houver oportunidade de comprar um novo pote, você pode usar pratos antigos para plantar orquídeas. O recipiente deve ser cuidadosamente lavado dos restos do substrato e polvilhado com água fervente. Lave os recipientes de plástico em uma solução de permanganato de potássio.
No que diz respeito ao substrato, deve primeiro ser esterilizado vertendo água a ferver. Após este procedimento, a casca deve estar seca.
Plantando Orquídeas
Na parte inferior do pote, há uma camada de drenagem – evitará que as raízes apodrecem da água estagnada. Cubra com um pouco de substrato seco e instale uma orquídea sobre ele. Raízes do ar bem colocadas dentro do vaso. Se houver alguns particularmente longos que não cabem no cofre, não é necessário dobrá-los e quebrá-los. Deixe-os ficar na superfície. Raízes colocadas no pote coberto com um substrato.
Para acelerar o processo de formação de novas radículas, coloque a panela sob o capô para evitar a rápida evaporação da umidade e manter a mesma temperatura do ar ao longo do dia. Nos primeiros dias, é suficiente para limpar as folhas com uma esponja úmida, a rega não é necessária. No futuro, a rega é realizada como de costume.