A madressilva é um arbusto resistente ao frio que pode viver em um só lugar por muitos anos e dar frutos abundantemente. Distinguir madressilva berry e decorativo. Para obter um arbusto útil, jardineiros experientes recomendam o plantio de madressilvas no outono (setembro-início de outubro).
Selecionando um site de pouso
O local para o plantio da madressilva deve ser selecionado de tal forma que ao longo do tempo a ponta do arbusto fique bem iluminada, mas a parte basal esteja na penumbra. O site ideal é um site sem rascunhos com um solo fértil de acidez neutra.
Evite áreas que estão na sombra e em uma colina, com solo arenoso.
Preparando um poço de pouso
Poço de plantio deve ser preparado alguns dias antes de plantar madressilva. Seu diâmetro deve ser de aproximadamente 40 cm e profundidade – de 25 a 40 cm Adicionar adubo:
- 10 kg de humo;
- 200 g de superfosfato;
- 40 g de sal de potássio.
Fertilizantes misturam-se com o solo com uma pá e regam o poço. Se necessário (se o solo for argiloso) adicione mais terra, areia e cinza de madeira. Em seguida, o buraco de plantio é coberto de cima e deixado por 4 dias.
Seleção de material de plantio
Para a reprodução da madressilva, utilizam-se estacas de enraizamento com menos de 2 anos de idade. Muito alta (mais de 1,5 m) mudas não podem sobreviver, mas pequenas (menos de 25 cm) também é melhor não tomar, porque eles ainda não se desenvolveram.
Plantio de mudas de madressilva
Para madressilva deu uma colheita generosa e deliciosa, planta deve ser em grupos (pelo menos duas ou três plantas), ao escolher mudas de diferentes variedades. Isto é devido ao fato de que a madressilva é auto-fertilizada.
Antes do plantio, as mudas devem ser mantidas em solução de heteroauxina por 24 horas (50 g da droga por litro de água).
No poço de desembarque preparado, plante uma muda, espalhe as raízes e compacte o solo ao redor delas para que não haja espaços vazios. Despeje o arbusto e cubra. O pescoço da raiz deve ser um pouco mais profundo – não mais que 3 cm Para o plantio em grupo, a distância entre as mudas deve ser mantida em torno de um metro, e a largura das fileiras entre elas deve ser de 2,5 metros.
Cuidado de plantações jovens
Com a chegada da primavera, os arbustos que foram plantados serão arredondados, cavando ao redor do solo por meia pá de uma pá. Madressilva jovem é coberta com húmus.
O cuidado de madressilva inclui rega regular, no verão quente e seco – diariamente. Depois de regar a terra deve ser solto e capinado conforme necessário.
O fertilizante é introduzido apenas a partir do terceiro ano de vida do mato. O plantio jovem é o suficiente para alimentar o composto da primavera (1 balde por bush) e, no outono, adicionar cinzas ao solo (150 g). Para a prevenção de doenças e danos causados por pragas no verão, os arbustos são tratados com meios especiais.
Quanto à poda, durante os primeiros cinco anos, a madressilva jovem não precisa dela. Neste momento, o crescimento dela é lento. É o suficiente para remover galhos secos e doentes na primavera.