Spathiphyllum ou felicidade feminina não é uma flor muito caprichosa, e não requer muita atenção para si mesma. Para ter uma tampa luxuosa de folhas verdes brilhantes e feliz com a sua floração, você precisa manter um ambiente de desenvolvimento confortável. Constantemente olhando a planta, é importante plantar um spathiphyllum a tempo, e quando se faz melhor – a própria flor dirá.
Sinais sobre a necessidade de um transplante de spathiphyllum
Um adulto spathiphyllum precisa de um transplante aproximadamente uma vez a cada três a quatro anos. Para entender que esta hora chegou, é possível por esses sinais:
- a planta não floresce por muito tempo;
- as folhas perdem seu tamanho usual e diminuem;
- Do solo na panela começam a ressaltar raízes;
- o soquete da flor é instável;
- as folhas inferiores dentro do arbusto secam completamente.
Se as folhas secarem apenas nas pontas, isso indica ar seco na sala. Transplante a planta, neste caso, não é necessário, é o suficiente para reorganizar o pote e umedecer o ar.
Preparação do solo e pote para sessão de espatiphyll
Para o transplante de spathiphyllum, o solo preparado é adquirido em uma loja de flores. Substrato adequado para plantas com flores ou solo universal para aróides. Adicione um pouco de areia à mistura comprada.
Solo solto leve pode ser preparado por você mesmo, misturando para isso:
- duas partes do solo da relva;
- uma parte da terra da folha;
- uma parte da areia;
- uma parte de turfa.
Para melhorar a permeabilidade ao ar, adicione casca de madeira ou fibra de coco, e para fertilização do solo – um pouco de superfosfato.
Um novo vaso de flores deve ter 3 cm de diâmetro a mais do que aquele em que o spathiphyllum cresceu mais cedo. Neste caso, um pote largo, em vez de um alto, é mais adequado.
Um pote muito grande não deve ser tomado, caso contrário, o spathiphyllum direcionará todo o seu poder para o desenvolvimento do sistema radicular, e não irá florescer até que as raízes preencham completamente o pote.
Preparando um spathiphyll de transplante
Antes de extrair a bucha da panela, ela deve ser bem regada para facilitar o alcance da planta. Em seguida, puxe delicadamente o spathiphyllum e escolha entre as raízes do solo antigo e a drenagem.
Tesoura cortar talos de flores, folhas secas e muito pequenas. Nas folhas grandes e velhas, as mãos cortam as partes secas na base. Revise o sistema radicular e remova as raízes danificadas, doentes e muito longas.
Se a bucha adulta é muito espessa, ela pode ser dividida em partes e usada para propagação de plantas. Neste caso, é desejável que o novo arbusto contenha várias peças. Assim, o jovem spathiphyllum vai crescer raízes mais rápido e florescer.
Transplante de flores
Na parte inferior do pote, coloque a camada de drenagem e despeje um pouco de terra no topo. Coloque a planta nela e adicione o solo. O transplante de spathiphyllum deve ser tal que os rins (rudimentos das raízes do ar) na parte inferior do tronco se sobressaiam ligeiramente acima do nível do solo. Moer um pouco ao redor do tronco e despeje a flor. Se o chão após a irrigação assentar, adicione um pouco mais.
Planta transplantada polvilhada com água nas folhas. Os produtores de flores experientes são aconselhados a manter o spathiphyllum por 2 semanas em uma estufa, colocando um pacote na planta. Então, ele transferirá melhor o transplante e logo a floração virá.