O plantio de amoras na primavera é a opção mais adequada para as regiões central e norte, onde o inverno chega cedo e rapidamente, e muitas vezes é muito frio. Em tais condições, a planta plantada no outono simplesmente não tem tempo para se estabelecer e perece. É por isso que o plantio de mudas na primavera permite que você fale sobre a taxa de sobrevivência de 100%. Conseguir bons resultados pode ser fornecido com técnicas agrícolas adequadas, a saber:
- cumprimento do calendário de plantio;
- seleção de mudas de qualidade;
- preparação preliminar do solo;
- aterrissagem correta.
Quando plantar?
Horários de plantio de amoras na primavera podem variar dependendo da região específica de cultivo, em média, este é o final de abril. Quanto mais próximo do sul, o pouso anterior é possível, e vice-versa.
O principal requisito do plantio de primavera é que a amora seja plantada em solo bem aquecido.
Como escolher uma muda?
Ao comprar um material de plantio, você precisa prestar atenção à sua viabilidade. Uma boa muda deve ter:
- sistema radicular desenvolvido;
- uma ou várias hastes com uma espessura de cerca de 0,5 cm;
- pelo menos um rim formado no rizoma.
Onde plantar?
O lugar para o cultivo de amoras deve ser ensolarado: na sombra os arbustos serão esticados, e as bagas não podem ser preenchidas com doçura. Deve também evitar áreas sopradas pelo vento, porque fortes rajadas podem quebrar o mato.
Blackberry ama solo nutritivo com acidez média.
Preparação do solo e plantio
Para cada plântula é necessário escavar o fosso a 50 cm de profundidade, deixando a distância entre os arbustos pelo menos um metro. No fundo dos poços, despeje 0,5 baldes de húmus, 0,5 colheres de sopa. cinza de madeira, 50 g de sulfato de potássio e 100 g de superfosfato. Adicione a terra escavada e misture-a com uma pá. A cova deve ser preenchida com solo nutritivo a 2/3 da sua altura.
Coloque a plântula no centro do buraco, aprofundando o botão de crescimento até uma profundidade de 3 cm, plante uma amora, deixando os rebentos até 40 cm de altura e despeje abundantemente.
Se no ano de plantar as flores do arbusto, as inflorescências devem ser cortadas, para que não tirem da planta as forças necessárias para construir o sistema radicular. E aqui sobre a frutificação futura é necessário tomar cuidado de antemão, tendo estabelecido apoio para amarrar brotos, especialmente para variedades rasteiras.