Gengibre – planta picante, usada para tratar e prevenir várias doenças. Além disso, é adicionado a pratos e bebidas. A raiz de gengibre pode ser comprada em lojas e no mercado, mas muitos amantes desta especiaria preferem criá-la você mesmo. É bem possível fazer isso, o principal é abordar com competência a questão da escolha de um material de plantio e tomar um pouco de cuidado com a planta.
Então, como crescer gengibre no jardim? Todas as atividades de criação de uma planta apimentada podem ser divididas em 3 etapas:
- Seleção de material para plantio.
- Brotação da raiz antes do plantio no solo.
- Transplante de plantas no jardim.
Seleção de material de plantio de qualidade
Apesar do fato de que o gengibre floresce e, posteriormente, ainda tem frutos, para a sua propagação, o uso é principalmente rizoma. Eles compram na loja. Uma boa colheita é capaz de dar uma raiz qualitativa, que deve ter:
- superfície lisa, lisa e sem danos;
- estrutura firme e suculenta;
- vivo, não enrugado, olhos de rim.
Brotando da raiz
O período desde o início do plantio do gengibre até a colheita leva cerca de 8 meses. Para cultivar a planta no verão, antes de plantar é necessário cultivá-la em um pote. A melhor época para começar a germinação é o final de fevereiro. Para fazer isso, a raiz é dividida em partes, cada uma das quais deve ter pelo menos 2 botões, cortar os lugares cortados com carvão e secar um pouco.
Para ativar os botões para dormir, recomenda-se que as partes do rizoma durante algumas horas mergulhem em água morna.
O gengibre cresce bem em solo solto e nutritivo. Mistura adequada de turfa e folha de terra, turfa e areia em proporções iguais.
O vaso para o plantio deve ser escolhido de forma ampla, mas não muito alta, pois as raízes têm a propriedade de crescer em largura. No fundo da panela, coloque uma camada de drenagem, encha-a com terra e plante as partes preparadas da raiz com os olhos para cima. Gaste abundantemente com água e coloque em um lugar quente (pelo menos 25 graus Celsius) com iluminação difusa.
No processo de crescimento, as raízes devem ser regadas e aspergidas regularmente, bem como adubadas com fertilizantes complexos a cada duas semanas.
Transplante de gengibre em uma cama
Em maio, o gengibre é transplantado para canteiros, localizado em um local semi-sombrio. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 15 cm, e o cuidado adicional é realizar a irrigação após a secagem da camada superior do solo e a pulverização regular. Durante o verão, o gengibre é alimentado várias vezes com orgânicos (uma solução de estrume de vaca na proporção de 1:10) e fertilizantes de potássio.
Duas semanas antes da colheita, a rega é interrompida. Aproximadamente em setembro, as folhas ficarão amarelas – isso significa que é hora de cavar as raízes. Os rizomas obtidos são deixados por 3 dias para secar e, em seguida, armazenados em local fresco.