Apesar do fato de que o gerânio é uma planta perene por natureza, os floricultores experientes recomendam o rejuvenescimento da flor a cada dois anos, e com maior freqüência. Isto é devido ao fato de que quanto mais velho o arbusto se torna, maiores são as folhas. De modo que o arbusto compacto “com a idade” não se transforme em uma vara longa com folhas em cima, estacas de gerânio de primavera. Além disso, é a maneira mais fácil de propagar uma flor pelo método de propagação de estacas.
Estacas na primavera ou no outono?
O gerânio é muito bem enraizado, mas é melhor fazê-lo na primavera, quando o fluxo de seiva é o mais ativo. Algumas variedades são capazes de criar raízes dentro de duas semanas após o corte. As estacas de outono também são adequadas para reprodução, mas o processo dura duas vezes mais.
Outra vantagem da propagação da primavera é que as plantas crescem por falta de iluminação durante o inverno e não ficam muito bonitas. Com a ajuda de cortes, você pode rapidamente rejuvenescer o gerânio.
Como cortar um talo?
Da planta mãe escolha um caule saudável com 3 interstícios. Com uma faca afiada, corte a filmagem não mais que 7 cm (em ângulos retos).
Se houver flechas com botões, elas devem ser cortadas, caso contrário, o caule morre e não se enraizará.
Corte as estacas em um local escuro por várias horas para secar o local do corte. Em seguida, polvilhe com Kornevin ou carvão ativado esmagado.
Plantio das estacas
Uma panela pequena ou vidro plástico com orifícios no fundo é preenchido com solo nutritivo misturado com areia, com acidez neutra. Se o solo do jardim for usado, derrame-o com água fervente ou uma solução de permanganato de potássio para neutralização.
Para aprofundar o corte no solo por 2 cm, enquanto na parte inferior do tiro cortar todas as folhas. Você pode cobrir um copo com um filme por alguns dias, para que o talo seja mais fácil de sobreviver à mudança de habitat, mas não é necessário. A rega das plântulas é necessária à medida que a camada superior do solo seca, impedindo a queda de água nas folhas. É melhor fazer isso em um palete.
No processo de enraizamento, as folhas inferiores podem secar – este é um processo natural. Sinais de sucesso no enraizamento são o aparecimento de folhas jovens.
Transplantação de estacas enraizadas
Os arbustos jovens de Pelargonium são transplantados em vasos com um diâmetro de 12 cm e, quando se realiza a irrigação, é importante não encher a planta, caso contrário, pode apodrecer por excesso de humidade. O gerânio, obtido pela propagação da primavera, aperta três vezes. No início do verão, corte os topos para estimular a formação de brotos laterais e formar um arbusto compacto. No final do verão, os brotos com mais de 5 cm são arrancados pela segunda vez, e os brotos também são removidos. E no meio do inverno, para uma flor mais exuberante, os topos de todos os galhos são espetados.