Entre os fertilizantes orgânicos, o estrume de frango ocupa o primeiro lugar. Contém substâncias úteis como o cobre, o zinco, o manganês, o magnésio, o fósforo e outros, que tornam o solo mais nutritivo. Ao contrário dos fertilizantes minerais, que operam apenas durante a estação, os resíduos das aves alimentam a terra por cerca de quatro anos, e os resultados de sua aplicação são visíveis em uma semana.
Vantagens do esterco de galinha antes de outros tipos de fertilizantes
Como resultado da introdução no solo do desperdício de vida das aves, ocorre o seguinte:
- por 7-10 dias, o crescimento e maturação das culturas é acelerado;
- quase quase o dobro do rendimento;
- os componentes da serapilheira e do cobre aumentam a resistência das plantas a doenças fúngicas e bacterianas;
- a resistência à seca aumenta.
Maneiras de usar estrume de galinha
A fertilização com o desperdício da vida de pássaros executa-se do seguinte modo:
- Faça um excremento seco no solo.
- Use-o ao fazer húmus ou composto.
- Conduza o curativo líquido com infusão de lixo.
Na forma fresca, o esterco de galinha não é recomendado devido ao alto teor de ácido úrico, que causa queimaduras em todas as culturas cultivadas no leito.
Adubação do solo com solo
A cama seca é aplicada às camas no outono, espalhando uniformemente sobre o local. Em 1 metro quadrado use 1 kg de fertilizante seco. Caminhoneiros experientes que usam esse método de fertilização recomendam que eles desenterrem o jardim não imediatamente após a aplicação, mas imediatamente antes do plantio da primavera.
O uso de estrume na compostagem
Ao colocar o composto, o esterco de galinha pode ser usado como um componente adicional ou composto pode ser preparado diretamente da cama com a adição de serragem ou palha endogâmica. Para isso, os ingredientes são colocados em camadas de cerca de 20 cm, formando uma pilha de adubo de 1,5 m de altura, cobrindo a pilha com um filme de cima. Dois meses depois, o composto de lixo e serragem estará pronto para uso.
Fertilizante líquido de esterco de galinha
Para o molho líquido prepare:
- Solução rápida, usada imediatamente após a preparação (uma parte dos excrementos secos é diluída com 20 partes de água). Top curativo após rega ou chuva, evitando bater nas folhas. Um arbusto adulto precisará de 1 litro de solução, para brotos jovens, a norma é reduzida pela metade.
- A infusão concentrada, que é pré-diluída (a cama e a água são misturadas na proporção de 1: 1 e insistem no calor por pelo menos uma semana). Esse concentrado é armazenado com segurança durante toda a temporada. Antes do uso, o litro deve ser diluído em um balde de água e aspergido nas entrelinhas, sem afetar os canteiros com as plantas.