A horta é o local onde os residentes de verão passam a maior parte do ano, desde a primavera até o final do outono. Trabalhar sempre é o suficiente: aqui e plantar, regar e colher, e eterna luta contra as ervas daninhas. Naturalmente, todo jardineiro sonha em pelo menos um pouco para facilitar as tarefas do jardim e tornar a permanência nas camas mais confortável. O papel não menos importante neste jogo são os caminhos entre os grupos de plantações, para os quais os camionistas vão durante o seu processamento.
Especialmente relevante esta questão é depois das chuvas, quando as ervas daninhas estão subindo de todos os lados. No tempo seco, ainda é possível mover-se entre as camas durante a capina, mas depois que o solo ficou sujo, muitos simplesmente esperam até que tudo seque. E neste momento o jardim está cheio de ervas daninhas.
Quais são as faixas para?
Tendo desenvolvido uma fantasia no arranjo de caminhos, você pode dar ao site uma aparência original. Mas não é só beleza, porque a disponibilidade de passarelas equipadas permitirá:
- capina mesmo após chuvas fortes;
- movimente-se silenciosamente pelo jardim, sem manchar os pés na lama.
Graças aos caminhos, o território cultivado do local onde crescem as ervas daninhas cresce.
Recomendações para organizar faixas
Antes de prosseguir com a formação de passes, vale a pena considerar alguns fatores que ajudarão a tornar os trilhos não apenas bonitos, mas também práticos:
- Todas as faixas devem ser retas, sem circunvoluções e tão próximas quanto possível das camas;
- duas ou três estradas principais com uma largura de até 60 cm são suficientes para acionar um carrinho de mão. Os outros caminhos fazem cerca de 30 cm de largura – isso é suficiente para a passagem.
Material para faixas
O que é melhor para fazer os caminhos no jardim entre as camas? Existem muitas opções para escolher um material, e quase todas elas têm lados positivos e negativos:
- A árvore Entre as fileiras, espalhe uma tábua larga ou faça um piso. A árvore pode ser usada para trilhas temporárias e portáteis. Mas se você colocá-lo em passes estacionários, ele logo apodrecerá. Além disso, os caracóis e lesmas se reúnem sob as placas molhadas.
- Palha (serragem, feno, palha, grama). Caindo nos rastros de cobertura morta de feno, grama ou palha, você pode conter o crescimento de ervas daninhas e fertilizar o solo. No entanto, quando se coloca entre leitos de serragem fresca, existe o risco de oxidar o solo.
- Cideratos. Além disso, esse caminho é que a mostarda, a colza ou a aveia servem como fertilizante. Mas andar sobre eles não é muito conveniente, além disso, você precisa cortar regularmente.
- Pedra britada, seixo, tijolo. Uma das melhores opções para organizar faixas, desde que sejam estacionárias. Pedra esmagada e seixos geralmente apenas adormecem. Todo o tijolo pode ser simplesmente embalado com força e, a partir dos fragmentos quebrados, preencher o caminho cimentado. As bordas da pista devem ser fixadas com aros para que não se arrastem.
- Caminhos de concreto – a opção mais prática para passagens permanentes entre camas. Eles são fáceis de cuidar, e as ervas daninhas nunca aparecerão lá.
- Faixas de aparência muito bonitas, dispostas a partir das divisões de árvores ou pedras individuais, também são chamadas de passo a passo. Neles, é conveniente se movimentar e, se necessário, você pode mudar para um novo local.