Ao escolher plantas para criar cercas vivas em regiões com um clima severo, como a Sibéria, é preciso prestar atenção a um aspecto muito importante. Além da aparência bonita (e, se desejado, inacessível) das plantas, vale a pena explorar sua capacidade de resistir a baixas temperaturas. Afinal, o inverno na Sibéria vem cedo e dura muito tempo, além disso, geralmente é acompanhado por grandes precipitações e baixas temperaturas. Arbustos com baixa resistência ao inverno são absolutamente inadequados em tal região – eles simplesmente congelarão.
O que você pode fazer uma sebe na Sibéria para que depois de um longo inverno ela permaneça saudável e não perca sua aparência e beleza? Oferecemos uma pequena seleção de plantas resistentes ao inverno, que ajudarão você a decidir sobre a escolha.
Hedge de coníferas
Alta resistência à geada é possuída por tais representantes de coníferas:
- Enfeitar comum. Difere por agulhas longas e crescimento rápido, durante um ano sobe a uma altura de 50 cm, não congelando nem a 45 graus abaixo de zero. Bem, tolera o corte de cabelo, o que resulta em uma cobertura espessa.
- Abeto siberiano. Tem ramos macios e uma coroa densa, usa-se para a criação das sebes altas que protegerão de impulsos de um vento.
As vantagens de usar coníferas são óbvias: elas são verdes e belas o ano todo, pertencem a fígados longos e também purificam o ar.
Cerca de não-arbustos
De plantas decíduas para cultivo na Sibéria são adequadas:
- O cotoneaster é brilhante. O arbusto de tamanho médio (não mais de 2 m) é caracterizado por um crescimento lento, mas uma boa reação ao corte de cabelo. Os arbustos são densamente cobertos com pequenas folhas brilhantes. Raramente doente, é estável antes de congelar.
- As uvas da garota. Absolutamente despretensioso tecido arbusto-liana com folhas esculpidas tranças rapidamente o apoio e é capaz de crescer mesmo na sombra. Para manter a forma requer poda regular.
Um hedge de plantas com espinhos
Se o propósito de criar uma cerca não é apenas a sua decoração e proteção contra o vento, mas também a obstrução, você pode plantar:
- Espinheiro siberiano. A altura média do arbusto atinge os 4 m, os rebentos não muito grossos são cobertos com espinhos bastante longos (até 5 cm). Muito viável, mesmo sem espinheiro adicional de corte irá criar uma cerca inexpugnável, que também parece bonita tanto no momento da floração, e quando amadurecimento de frutas.
- Rosa Mosqueta é espinhosa. Um arbusto com uma ampla coroa alastrando não é mais do que 2 m de altura, durante o período de floração, produz um odor forte, frutos pretos. Rapidamente crescendo, bem tolera invernos frios.