Regar o jardim é um ponto sensível para os residentes de verão, especialmente para aqueles que visitam a dacha apenas nos finais de semana. E aqueles que vivem no país, mas têm problemas com o abastecimento de água constante, a rega continua a ser um problema urgente durante a seca de verão. Coleta de água da chuva – não é uma opção muito adequada, quando a precipitação é irregular e não é abundante. A aquisição de um sistema de irrigação por gotejamento requer considerável jardinagem de jardineiros. E depois vem para o resgate desnecessário, à primeira vista, as coisas – garrafas de plástico.
Artigo no tema: Artesanato de garrafas plásticas para dachas feitas por próprias mãos.
Entre as muitas maneiras de usar garrafas plásticas para irrigação, há três mais simples e mais fáceis de montar e operar:
- Molhar de garrafas sem cavar no chão.
- Irrigação por gotejamento das garrafas enterradas no solo.
- Sistema de rega suspenso em garrafas plásticas.
Vantagens de usar garrafas plásticas
O uso de garrafas plásticas no jardim para irrigação economizará significativamente na compra de equipamentos caros, além disso, com a ajuda de tal sistema, é possível fornecer irrigação de todo o local, e não apenas camas individuais. As vantagens do sistema “garrafa” também são:
- o solo é umedecido em um metro de profundidade;
- plantas recebem água já aquecida;
- Você pode usar garrafas em áreas abertas e em estufas;
- não há mudança na composição do solo;
- é possível acrescentar o enfeite superior líquido;
- o acesso constante à água não permite que as plantas “morram de fome”;
- permite que você regue não apenas o jardim, mas também plantas de jardim, arbustos e árvores.
Um argumento de peso em favor do uso de garrafas de plástico no país é o fato de que, na ausência do proprietário de tal sistema de irrigação, ladrões são improváveis pozaryatsya.
Molhar das garrafas sem cavar no chão
Encha uma garrafa de plástico de 2 litros com água, deixando um pouco de espaço vazio para o topo da garrafa. Em vez da tampa do pescoço, coloque um pedaço adequado de espuma de borracha. Coloque uma garrafa sob a planta sob a raiz.
Esses recipientes com água estão espalhados por todo o local para cada cultura plantada. Quando as garrafas estiverem completamente vazias, elas devem ser novamente cheias de água.
Irrigação por gotejamento de garrafas enterradas no solo
Na garrafa, corte o fundo, mas não até o fim – para obter algo como uma cobertura (isso evitará que a água entre no solo e da evaporação ao sol). Se desejado, o fundo pode ser cortado completamente. Plugue firmemente apertar e em volta do pescoço no topo da garrafa faça pequenos orifícios para sair da água. Tais furos podem ser feitos diretamente no próprio plug.
Quando regar o solo arenoso, 2 buracos são suficientes, e para o SUHLINDER há 4 buracos.
Uma garrafa é enterrada entre as mudas a uma profundidade de 15 cm, com o fundo inciso no topo e o pescoço no fundo. Para evitar entupimento de buracos, recomenda-se colocar grama seca sob eles. Despeje a água, cubra com uma tampa inferior. Conforme necessário, complete.
Sistema de rega suspenso de garrafas plásticas
Cortar o fundo da garrafa, e na cortiça para fazer buracos de abeberamento. Alguns fazendeiros de caminhão deixam a cortiça inteira, e apenas torcem ligeiramente para permitir que a água escoe.
Encaixe o suporte: de ambas as extremidades da cama, instale o suporte, o estilingue e coloque a barra transversal por cima. Pendure as garrafas no suporte da garrafa com o pescoço para baixo e despeje água nelas. O solo sob a garrafa, que vai pingar água, cubra com um pequeno pedaço de filme e polvilhe com terra. É necessário que as gotas caiam no filme, e já dele se escoe ao chão, e não borrá-lo.