Para o grande arrependimento dos jardineiros, os canteiros de hortaliças muitas vezes trazem não apenas alegria, mas também cuidado extra, especialmente para berinjelas – belas frutas roxas como nenhuma outra são sensíveis a fatores negativos. Um dos problemas mais comuns no crescimento do azul é o amarelecimento da folhagem. Uma vez que as folhas grandes, suculentas e verdes adquirem uma cor amarela, desaparecem gradualmente e caem. Se o tempo não for levado para salvar e eliminar o problema, isso pode resultar em uma completa derrota do arbusto e sua morte, e consequentemente a perda da colheita.
As razões pelas quais a berinjela fica amarela, pode haver várias, e é necessário prosseguir com ações ativas somente depois de terem sido estabelecidas com precisão.
Assim, a folhagem de arbustos de berinjela pode ficar amarela devido a:
- falta de nutrientes;
- doença fúngica;
- danos causados por pragas;
- mudança nas condições climáticas;
- rega incorreta.
Falta de comida
Para garantir que o arbusto possa cultivar frutos grandes, as beringelas precisam de uma dieta equilibrada e equilibrada, por isso é importante alimentá-las regularmente e em tempo útil. Com a escassez de oligoelementos no solo, as raízes da planta começam a “puxá-las” da parte acima do solo do mato, o que leva à descoloração das folhas e ao seu colorido amarelo.
Com a falta de nitrogênio, as folhas inferiores ficam amarelas, e a deficiência de potássio se manifesta pelo amarelecimento das bordas da placa foliar.
Para restaurar o equilíbrio de nutrientes, a berinjela deve ser suplementada com drogas complexas (mas necessariamente contendo nitrogênio) ou fazer aplicação foliar de fertilizantes potássicos.
Amarelecimento devido a doença
Se as folhas inferiores ficarem pálidas, gradualmente começam a ficar amarelas, desbotam e caem, a causa é uma doença fúngica perigosa – murcha do fusário. Sem tratamento, os rebentos desaparecem gradualmente. A causa da doença é o fungo localizado nas sementes ou no solo, e seu desenvolvimento quente é promovido pelo clima quente.
Assim que os primeiros sinais da doença forem vistos, todos os arbustos maciçamente afetados devem ser removidos, e o restante deve ser tratado com Fundazol.
Para evitar a doença antes da semeadura, é necessário embeber as sementes em uma solução de permanganato de potássio, não plantar mudas em canteiros após culturas solanáceas, e imediatamente antes de plantar em cada poço para trazer Trichodermine.
Pragas em berinjelas
Em clima seco e quente, as plantas também podem ser propensas a atacar um ácaro. Quando há várias pragas, elas são invisíveis, mas depois da reprodução no verso das folhas aparecem pontos pretos, e então a folhagem fica amarela.
Para livrar-se de insetos é necessário imediatamente, tendo processado o plantio por Aktellikom ou Confidor. Nada mal para eles e remédios populares, como infusão de alho ou cebola.
Outras razões
Amarelecimento nas folhas de berinjela também pode aparecer como resultado de:
- mudanças bruscas de temperatura (à noite – faz frio, durante o dia – faz calor);
- uma estação chuvosa prolongada;
- falta ou excesso de iluminação;
- rega incorreta (quando as gotas caem nas folhas).
Para que os azuis cresçam bem, é necessário tirar um local claro e protegido dos ventos da região, e também cuidar adequadamente deles.