Os lírios precisam de terra solta e nutrição adicional. Para um florescimento abundante e bonito, é importante criar condições adequadas para eles e, no estágio inicial, fornecer um estoque de elementos necessários. Com esta tarefa, é fácil lidar com a aplicação de fertilizantes diretamente ao plantar / transplantar lírios.
Fertilizante durante o plantio ou transplante
Plantar jovens lírios, assim como replantar plantas velhas, é melhor em agosto, mas é possível na primavera. O local destinado aos lírios deve ser escavado a uma profundidade de 40 cm.
Solos pesados devem ser “diluídos” com areia e turfa (1 balde de cada por 1 sq. M. Beds). Para compensar o solo pobre, adicione:
- de 5 a 10 kg de esterco (dependendo do grau de depleção do solo):
- 50 g de sulfato de potsio;
- 100 g de superfosfato.
Estes fertilizantes são bastante suficientes para os híbridos asiáticos, mas os lírios tubulares, além disso, requerem a adição de cinzas (até 500 g por 1 m2).
Quanto aos híbridos orientais, a camada de drenagem deve primeiro ser colocada no poço de aterragem e, em seguida, deve ser coberta com uma mistura de húmus, turfa e relva (em proporções iguais). No último turno, derrube toda a solução de permanganato de potássio em uma cor saturada.
Depois de aplicar os fertilizantes, misture bem com o solo e a água.
Depois de plantar os lírios do chão ao redor do véu para evitar a rápida evaporação da umidade. Espalhe a casca esmagada de plantas coníferas em todo o canteiro de flores (ou em torno de plantas). Você também pode usar as agulhas caídas.
Em média, a cada dois ou três anos recomenda-se que os lírios sejam transplantados, porque eles são capazes de formar muitas crianças, que tiram as forças necessárias para a floração do bulbo mãe. Como resultado, os botões florais tornam-se cada vez menores e as próprias flores são várias vezes menores.
Alimentação sazonal de lírios
No primeiro ano após o plantio, as flores não precisam de adubação adicional. Da próxima estação é necessário fazer fertilizantes até 5 vezes durante o período de primavera-outono:
- Na primavera, quando os brotos são formados não menos de 10 cm de altura – dissolver 1 colher de sopa. l. Nitrato de cálcio em um balde de água e despeje sob a raiz.
- Após 10 dias, repita o procedimento.
- Durante a formação das gemas, a calimagnesis (40 g de preparação por 1 m2) é introduzida.
- Duas semanas antes da floração, execute o molho de topo de raiz com base no fertilizante líquido Kemir ou Hera.
- Após o término da floração, despeje uma solução de superfosfato ou Kemira.