As plantas coníferas estão se tornando mais populares. E um dos principais papéis na jardinagem é desempenhado por thuja, espécies e variedades com uma foto do qual surpreender com uma variedade de formas, tamanhos e cores surpreendentemente elegantes. Os ancestrais dos tui modernos eram arbustos selvagens norte-americanos, sistematizados pela primeira vez e descritos por Karl Linnaeus.
Se a natureza é uma planta perene, muitas vezes se parece com um grande arbusto ou árvore até o edifício de vários andares, nos parques e jardins, muitas vezes plantadas variedades anãs não são acima de um metro. A densa coroa de plantas silvestres, graças aos esforços dos criadores em tui decorativo, tornou-se piramidal e redonda, ovóide ou colunar.
Tipo, chamado de Thuja occidentalis, Thuja occidentalis, ou, na foto, com o final do século XVIII, que se expandiu à custa de plantas ornamentais que são significativamente diferentes primeiros espécimes descobertos a partir do norte do continente americano.
À disposição dos residentes de verão e paisagistas profissionais não são apenas tuja com agulhas verdes, prateadas, mas também plantas variegadas ou douradas. Portanto, antes de planejar o plantio de coníferas no site, é útil:
- estudar as variedades, espécies e fotos oferecidas;
- comparar seus pontos fortes e fracos;
- criar todas as condições para o crescimento ativo e longa vida das plantas.
Junto com a sombra ocidental na jardinagem, outras espécies desta coníferas são usadas. Na maioria das vezes é thuja dobrado, bem como biota, devido à origem asiática chamada thuya oriental.
Tui Danica Ocidental (T. occidentalis Danica)
Entre as variedades mais populares – representadas na foto thuya Danica com uma coroa densa muito compacta na forma de uma bola. Uma pequena, quase uma planta anão é ideal para as fronteiras baixos, plantações individuais e de grupo nos gramados amplos ou em cantos isolados do jardim, contra o fundo de grandes árvores, arbustos ornamentais e até mesmo cores.
A uma altura de 60 cm de diâmetro da coroa Danica arborvitae é 80-100 cm. Silnovetvyaschiesya brotos cobertos com agulhas escamosas macios, que nos meses mais quentes, pintadas em tons de verde luz brilhante, e até ao Outono fica avermelhada-bronze. Para a variedade dinamarquesa, criada em 1948, há um crescimento muito lento, por isso a thuja, mesmo sem um corte de cabelo, mantém sua forma bem.
Os méritos das coníferas incluem a resistência ao congelamento, a capacidade de crescer na penumbra e não serem expostos a queimaduras primaveris, o que prejudica seriamente a aparência.
Thuja oeste Miriam (Thuja occidentalis Mirjam)
Tuyu ocidental acabou por ser um excelente material para o trabalho dos criadores. Hoje, os ancestrais das variedades modernas já são cultivados para variedades favoritas, como a Danica. Você pode ver que as fotos desta espécie e do tipo Tui Miriam têm muitas características semelhantes.
A planta obtida devido à mutação observada e fixa das agulhas é um descendente direto da variedade dinamarquesa. Tem a mesma coroa esférica compacta com um diâmetro de até 80 cm, um pequeno aumento anual e excelente resistência.
A principal diferença entre Tui Miriam é a cor verde-amarelo de verão das agulhas de pinheiro escamosas, que no inverno se tornam acastanhadas.
Thuj Miriam recomenda-se no solo com uma reação fracamente ácida. Enquanto a planta não cria raízes, o solo é mantido úmido. No futuro, o arbusto se torna mais resistente à seca, mas cresce melhor com a rega regular. A conífera se encaixa perfeitamente na paisagem do jardim japonês, será apropriado no sopé da colina alpina ou no contexto da vegetação saturada de culturas maiores.
Thuya West Reingold (T. occidentalis Rheingold)
Agulhas de ouro e uma atraente coroa de coroa larga são as razões pelas quais Tue Rheingold recebe atenção especial dos proprietários de casas de campo. Na cor original do mato com o frio, aparecem tons de bronze, que não estragam em todo o tipo de tuia, nem na paisagem inteira. Esta variedade refere-se ao anão. Somente em plantas muito antigas a coroa pode atingir 2,5 metros de altura. Isto, devido à lenta taxa de crescimento, ocorre apenas em 15-20 anos após o plantio.
O arbusto é igualmente bom como uma tênia e como parte de uma cerca decorativa. Uma planta jovem cria raízes em um recipiente e decora perfeitamente os terraços, jardins de inverno, varandas e varandas. Os rebentos finos e flexíveis deste tipo de tuya têm um bom corte de cabelo, o que ajuda a manter uma bela forma da coroa e um tipo saudável de agulhas.
Thuya Western Spiralis (T. occidentalis Spiralis)
Thuja piramidal e variedades com uma estreita coroa cônica são indispensáveis para sebes que conservam sua beleza e funcionalidade durante todo o ano. Hoje muitos jardineiros estão à disposição dos jardineiros, e Thuya Spiralis é um deles.
Para isso, as coníferas são caracterizadas por uma forma original de torcedura espiralada, que deu o nome da variedade. A coroa de um espécime adulto parece um cone estreito e atinge uma altura de 3 metros. Os galhos são densamente cobertos com agulhas escamosas de uma tonalidade verde saturada.
Uma vez que esta thuja cresce mais rapidamente do que outras plantas estreitamente relacionadas, os arbustos requerem corte de cabelo regular e seleção competente de um local para o plantio. Na sombra, a tuia fica solta, perde a forma correta.
Thuya West Tuffet (Tuffet Dourado de T. occidentalis)
Outro arbusto anão c coroa esférica alocados agulhas amarelas brilhantes, que está atrasada em relação a fina, inclinando-se nas extremidades dos rebentos e a frio torna-se quente cor, castanho-avermelhada ou alaranjada.
Para Thuya Golden Taffet mostrou suas melhores qualidades, ela é selecionada uma área bem iluminada com um solo solto moderadamente fértil. Se a coroa de um arbusto permanecer na sombra por muito tempo, sua cor desvanecerá e perderá a maior parte de sua atratividade.
Na planta de jardim da espécie e variedades, como no arborvitae foto, perfeitamente decorar a área rochosa, uma fronteira, um pequeno gramado ao lado da urze, plantas perenes flores altas, não obscuros pequenas coníferas brilhantes.
Thuja western em forma de urze (T. occidentalis var. Ericoides)
Sob condições favoráveis, a urze forma espessas densas moitas. Thujia em forma de urze não tem essa capacidade, mas em forma de arbustos têm muito em comum. A coroa ramificada de coníferas de múltiplos caules, crescendo, torna-se uma bola irregular com um diâmetro de cerca de um metro.
Os rebentos são cobertos com agulhas moles, que na parte superior da bucha têm uma cor verde clara ou amarelada. Na madeira perene, os verdes são pintados em tons prateados ou acinzentados mais calmos.
Uma característica da variedade é uma cor invernal incomum com predomínio das cores violeta e marrom.
Thuya West Amber (T. occidentalis Jantar)
O tom amarelo do verão e a cor âmbar brilhante das agulhas de inverno são uma característica da Tui Yantar com uma coroa cuneiforme de 1,8 a 3,5 metros de altura. Embora esta variedade tenha recentemente se tornado disponível para fãs de plantas coníferas, graças à densidade da coroa, sua cor original e despretensão, a planta já encontrou muitos admiradores.
Tui é resistente ao inverno, adapta-se facilmente às condições de uma cidade moderna. O arbusto não sofre de sol de primavera ativo e em um aumento de cerca de 10-20 cm por ano mantém a forma natural correta.
Tuya Yantar é adequado para o cultivo tanto ao ar livre como em contentores. Neste caso, a planta vai decorar um espaçoso terraço ao ar livre, uma varanda ou uma área pavimentada perto da casa.
Thuya West Sr. T. occidentalis Sr. Boliche
Anão tuya Bowling Ball com uma delicada coroa esférica atrai a atenção não só em tamanhos pequenos, mas também agulhas finas prateadas que deixam uma impressão de leveza e ternura. No outono, os brotos aparecem manchas de bronze, que persistem até a primavera.
Como a maioria das variedades em miniatura, essa tuja tem uma taxa de crescimento muito baixa. Portanto, apenas em 10-15 anos, a planta atinge um diâmetro de 70-90 cm.O arbusto não precisa de corte de cabelo freqüente, é o suficiente para remover brotos danificados na primavera e um pouco para corrigir a forma esférica.
Campeão de Thuya Ocidental (T. occidentalis Little Champion)
Características de Tui Little O campeão é uma forma ovóide-redonda da coroa e agulhas verdes escamosas, que para o inverno se tornam marrom-acastanhadas. A variedade refere-se a miniatura, quase anão. Com a idade de 10 anos, o arbusto atinge uma altura não superior a um metro e meio. Durante um ano a planta não adiciona mais de 6-10 cm e pode ser usada tanto em plantações de grupos como em uma única planta na base de grandes pedras, ao lado de árvores coníferas ou decíduas. Dos thujas desta variedade, um meio-fio de forma livre ou uma excelente cultura de pote é obtida.
Thuya Little Champion tem um bom corte de cabelo, mas não precisa de podas frequentes. A fábrica é despretensiosa, sem perdas sérias, sobrevive aos invernos, elimina a poluição do ar urbano e as secas irregulares.
Thuya Filiforme Ocidental (T. occidentalis Filiformis)
Na maioria de variedades, os thujas dos tiros ocidentais ramificam-se fortemente, mas há exceções. Estes incluem o thuya Filiformis decorativo com os galhos de filamentos originais, devido a que o arbusto se torna um pequeno palheiro. Agulhas verde-escuras cercam os galhos caídos e enfatizam a natureza incomum da planta.
A cultura conífera de crescimento lento é amante do sol, não tolera períodos secos longos e regulares, mas não parece oprimida quando cultivada em uma cuba ou em uma cidade. Com a idade de 10 anos, o thuya de largura piramidal atinge uma altura de 1,5 a 2 metros quase no mesmo diâmetro da coroa. Tui Foliformis é universal e devido à sua beleza incomum, ele se tornará uma estrela brilhante do jardim.
Thuja Wagneri ocidental (T. occidentalis Wagneri)
Esta variedade de tuja com agulhas verde-acinzentadas é adequada para o cultivo em regiões com invernos frios. A alta resistência à geada da planta não é sua única vantagem. Touya Wagneri é denso, graças a uma multidão de tiros finos, abundantemente de ramo, a coroa ovóide. Mantém perfeitamente a forma natural e não requer cuidados com o trabalho.
Ao plantar arbustos, deve-se levar em conta que a amostra adulta atinge uma altura de 3,5 metros e sua coroa cresce para 1,5 metros de largura.
Que uma planta tão volumosa não perca seu apelo na primavera, no outono está amarrada. Isso salvará tiros de tuya de fendas e cernes.
Gigante Pequeno Thuya West (Pequeno Gigante de T. occidentalis)
Um pequeno gigante. Este nome deste tipo de tui é plenamente justificado, porque a coroa globular de Little Giant em altura não excede meio metro, mas uma planta tão bonita não pode ser perdida nem mesmo entre as mais luxuosas flores e árvores.
Forma anã de coníferas é uma das menores. Ela mantém perfeitamente a forma natural de uma esfera densa. No verão, a thuja está vestida com agulhas verdes brilhantes, que mudam de cor para marrom no tempo frio.
Fastigiata Thuya ocidental (T. occidentalis Fastigiata)
Reminiscente de Cypress Thuya Fastigiata devido aos tiros para cima tem a forma de uma coluna densa. Uma planta potente com uma agulha perfumada verde nunca muda de cor, sem perda aparente, tolera geadas e pode crescer até uma altura de 6 metros.
De acordo com a descrição da variedade, thuya é ideal para sebes que escondem o site de olhos curiosos, mas não ocupam muito espaço.
Thuja Oeste Sunkist (T. occidentalis Sunkist)
Tui com agulhas de ouro é um dos ornamentos mais originais do jardim. Eles não perdem sua beleza no inverno, eles ficam ótimos ao lado de seus companheiros verdes. O Sunkist ocidental Tui tem uma agulhas de verão amarelo-limão muito brilhantes. No inverno, a densa coroa do mato se torna mais escura, quase bronze.
Devido ao crescimento lento e boa adaptabilidade, a bucha não precisa de cortes profundos freqüentes. Com 10 anos de idade, a cultura de coníferas cresce a 2 metros. A altura máxima desta tui é de três metros, o que torna possível usar o Sunkist para paredes vivas e espetaculares esculturas verdes.
Thuya dobrado Can-Can (T. plicata Can-Can)
O thuja Kankan, semelhante a um outro tipo de tuja, demonstra alta resistência ao inverno e extrema despretensão. Arbusto altura de cerca de um metro e meio coberto com densas agulhas brilhantes, verde escuro em madeira perene e leve, mais brilhante – nas extremidades das brotações. A variedade é rara para a habilidade Tui. Retém cor ao longo do ano, com um crescimento médio anual de arbustos não superior a 10 cm.
Thuja dobrado Cornicum (T. plicata Kornik)
Criadores poloneses receberam uma forma original de thuja dobrada com uma coroa cônica, consistindo em amplos brotos verde-amarelos. Tui Kornik é bem grande. Com a localização correta para o plantio e um pouco de cuidado, os arbustos de três metros se transformam em sebes densas com agulhas de pinheiro perfumadas.
Thuya dobrou Wipcord (T. plicata Whipcord)
O nome Thuya Vippord deve-se ao formato dos rebentos que se assemelham a um cordão pendente. Os galhos da planta são ligeiramente ramificados, cobertos de agulhas de pinheiro escamosas pontiagudas, ao longo de toda a extensão de uma pequena espessura e forma caída. Devido a isso, as coníferas adultas têm a forma de um hemisfério com uma altura de 50 a 100 cm e um diâmetro de até 150 cm O arbusto mantém a carga de vento perfeitamente, experimenta invernos gelados e não perde a decoração em pleno sol. No entanto, a seca pode causar danos irreparáveis ao mato e à sua beleza.
A originalidade da variedade atrai não só os residentes comuns de verão, mas também mestres da arte topiária, que, com a ajuda de um corte de cabelo meticuloso, dão às plantas as formas mais bizarras.