mudasCulturas coníferas populares na natureza são mais freqüentemente propagadas por sementes ou vegetativamente. Mas nos viveiros e no círculo de jardineiros, a reprodução de tuja com estacas na primavera é mais comum, permitindo:

  • Economize tempo e esforço para germinar a semente e levá-la ao estado de uma plântula forte e viável;
  • Preservar todas as características varietais da planta parental, as quais teriam sido necessariamente perdidas no método das sementes.

Se um crescimento independente de brotos um residente de verão se ocupar pela primeira vez, é importante para ele saber como as raças de tuya.

Preparação de estacas para crescimento na primavera

colheita de estacas de thuja para reproduçãoColheita de mudas de coníferas, sua adaptação e plantio, são significativamente diferentes da tecnologia de trabalhar com espécies decíduas, que é bem conhecida por muitos.

O melhor tempo de colheita para material de plantio é o final de março e o mês de abril. Despertados do descanso de inverno, os arbustos começam a crescer, de modo que pedaços de brotos cortados são um estímulo natural para o crescimento e o enraizamento.

Na primavera, para a reprodução de mudas de thuja de arbustos fortes e bem desenvolvidos, cortar os topos de pelo menos 10-12 cm de comprimento.O diâmetro das futuras mudas não deve ser inferior a 5-8 mm. Tomadas como estacas, brotos de um ano de ramos laterais são muito mais rápidos e mais dispostos a formar raízes do que aqueles que são cortados do topo.

Como proceder? Como multiplicar as mudas de thujus em casa? O material de plantio de muitas culturas de madeira dura em tal caso é suficiente para imergir em um recipiente de água. Depois de um tempo, a raiz forma raízes, com as quais irá para o solo para um maior crescimento. Em plantas de coníferas, o processo de formação das raízes é um pouco difícil, então os cortes precisam de um pouco de ajuda:

  1. Recortes frescos na base são cortados obliquamente.
  2. Perto do corte, gentilmente erguer e remover a casca.
  3. Acima da parte aérea, faça várias incisões longitudinais finas.
  4. As agulhas são removidas, deixando apenas as extremidades das brotações.

Related  Descrição das variedades de zimbro, a fim de ajudar a dacha

preparação para corteÉ necessário realizar estas operações muito rapidamente, para que os cortes não desapareçam.

Graças aos cortes feitos nas futuras raízes, será mais fácil superar a casca, e a remoção das agulhas ajudará a evitar a decomposição após o plantio.

Nesta forma, pedaços de brotos são colocados na solução de estímulo da raiz. Em uma jarra de estacas de água para reprodução de thuja deve permanecer por 12 a 24 horas. Durante esse tempo, os rootlets são despertados, o que aumenta a probabilidade e acelera o enraizamento.

Enraizamento e plantação de mudas de thuja para reprodução

estacas enraizadas em recipientesEnquanto o material de plantio aguarda a sua vez, os recipientes e o solo estão sendo preparados para o plantio. Tanques devem ter furos de drenagem para excesso de umidade. Como substrato para a reprodução de thuja por estacas, é conveniente levar areia lavada e desinfetada em mistura com turfa. Neutralizar microflora nociva e larvas de insetos com:

  • rega abundante com uma solução de permanganato de potássio ou fitosporina;
  • água fervente derramada abundantemente na camada do solo;
  • assando no forno.

As estacas são plantadas a uma distância não inferior a três centímetros uma da outra. Quando multi-linha de plantio entre linhas deixar 8-10 cm.A mesma distância deve ser para a borda do recipiente ou pote.

A impermeabilidade é perigosa para as plântulas, cujas raízes correm o risco de serem entrelaçadas e quebradas durante o transplante para o campo aberto.

Raso, furos de até 15 mm são feitos em uma inclinação de 45 graus. Quando todas as mudas de thuja para sua reprodução na primavera encontraram seu lugar, o solo ao redor delas está levemente compactado, e então o plantio é regado.

Mudas de Tui cuidam da reprodução vegetativa

Enquanto nas canelas de thuya não há raízes fortes, elas precisam de proteção contra o clima:

  • luz solar direta;
  • vento;
  • chuva;
  • prováveis ​​geadas da primavera.

Related  Exótico acessível para os seus jardins – bagas de goji

estacas enraizadasO melhor abrigo para os primeiros dois meses será um pequeno viveiro ou estufa. Neste momento, as mudas recebem rega diária, o que é extremamente necessário em clima seco, ensolarado e quente.

Em dias particularmente quentes, estacas de enraizamento para a reprodução de tuias são úteis para aspersão com água morna, usando a menor aspersão. O filme na estufa é alterado para um tecido fino ou material não tecido.

Durante o verão, as plantas bem plantadas e bem nutridas cultivam suas próprias raízes. Portanto, os jovens tailandeses podem ser transferidos com segurança para um local onde os arbustos por 2-3 anos são totalmente formados, ou em vasos separados para o cultivo em um recipiente.

plantar uma telha em um terreno abertoAs raízes das coníferas ornamentais são bastante frágeis. Trabalhe com eles com cuidado, tentando não danificar. É mais conveniente que, durante o transplante, a muda retenha um pequeno pedaço de terra que protegerá os rizomas e acelerará a aclimatação.

Um vídeo sobre a reprodução de mudas de tuja em casa ajudará os iniciantes a entender os meandros do processo e evitar erros que adiarão o aparecimento de novos arbustos perenes por um ano. Após o transplante no solo, eles recebem o mesmo cuidado que seus colegas adultos. Mas para monitorar a limpeza do solo sob as plantas precisa especialmente com cuidado, caso contrário, as ervas daninhas podem “estrangular” pequenos arbustos.

Incrustação enraizamento de estacas de thuja – vídeo