Muito antes do aparecimento dos famosos gramados ingleses e gramados verdes franceses, o gramado mourisco era parte integrante do jardim do palácio no Oriente Médio e Norte da África. A invasão muçulmana do sul da Europa deixou uma marca indelével na cultura local. As características das tradições árabes até hoje são visíveis na arquitetura, culinária, modo de vida e jardinagem.
Gramados verdes com grama bem aparada – não é incomum nos quintais. Tais revestimentos são duráveis e decorativos. Mas muitos proprietários de tais gramados ou aqueles que só pensam no arranjo de sua própria conspiração, acreditam que o corte de cabelo obrigatório é cansativo. Não menos que alguns céticos, parece que o verde sólido em um vasto território é entediante.
Existe uma alternativa para a grama verde? Existe! Ambos os grupos de oponentes do gramado clássico inglês podem prestar atenção ao gramado dos Mouros.
Esta é uma espécie de cobertura de grama, que não pode ser chamada de chata ou monótona, e a vegetação terá que ser cortada não mais do que duas vezes por estação.
O amor dos mouros por cores brilhantes e aromas doces refletia-se em suas preferências pela divisão dos jardins. Como você pode ver na foto, o gramado mourisco é um semblante de um prado maravilhosamente florido, transferido para um parque do palácio ou para uma modesta casa de campo.
Prós e contras do gramado dos mouros
Por muitos anos, gramados em que não apenas os cereais crescem livremente, mas também as plantas ornamentais foram quase esquecidas. Apenas alguns anos atrás, o interesse por eles começou a retornar rapidamente.
Hoje, partes do gramado mourisco podem ser encontradas nos maiores jardins públicos do mundo. E a razão para a crescente popularidade é o peso das vantagens desta escolha.
Gramado de floração:
- não requer cortes de cabelo frequentes e bastante cansativos;
- não precisa de atenção constante;
- está contente com cuidado mínimo;
- pode crescer em solos pobres em nutrientes;
- mais fácil de renovar;
- difere a variabilidade, uma vez que a floração de algumas culturas é substituída por outras e continua do início da primavera até o final do outono.
O gramado mourisco é cortado duas vezes. O primeiro corte de cabelo foi no início da primavera, quando as gramas já haviam entrado em crescimento, e as flores perenes e anuais ainda não tinham acordado. O segundo cai no outono, depois que as sementes das plantas florescentes são derramadas. No restante, o cuidado é pouco diferente do que é obtido pelo revestimento clássico de grama verde.
Mas com tantas vantagens do gramado mauritano, existem algumas peculiaridades para suas desvantagens:
- Não é recomendado quebrá-lo em um território grande, caso contrário, a intensidade do trabalho de cuidado aumenta acentuadamente, e o fato de que as plantas são movidas é muito mais difícil de rastrear.
- É extremamente importante selecionar a composição correta do gramado mourisco, especialmente as plantas com flores. Se você cometer um erro, você não será capaz de criar o efeito de floração contínua, ou as culturas que floresceram no primeiro ano desaparecerão completamente do gramado na próxima temporada.
- É necessário garantir uma boa semeadura de cereais e plantas ornamentais. Para fazer isso, as sementes são misturadas não apenas umas com as outras, mas também com areia.
Se você abordar cuidadosamente a implementação desses itens, o gramado mourisco se tornará um ornamento bonito e durável do local.
Composição do gramado mourisco
Qualquer que seja o nome do relvado, mas a sua base é sempre cereal perene despretensioso. Nas condições russas,
- bluegrass de prado;
- variedades separadas de dobradas;
- timóteo;
- pastagem de azevém.
A mistura de sementes dessas plantas prevalece na composição do gramado mauritano e pode atingir até 80-95% do volume total. Ou seja, para plantas perenes decorativas ou anuais permanece em torno de 5-15%. Mais não é necessário, caso contrário, os plantios serão espessados, e o efeito apropriado não será alcançado a partir do local.
Para semear mais frequentemente, use plantas baixas e despretensiosas que não tenham medo de vizinhança com outras culturas, tenham períodos longos de floração e toleram facilmente o inverno. Ao selecionar plantas anuais, preste atenção à sua peneiração independente e à capacidade de crescer juntos.
A tais fábricas na estrutura do gramado mauritanês é possível transportar:
- cornflowers de campo, que agora são oferecidos não apenas a tradicional cor azul, mas também tons brancos, rosa, lilás;
- baixa estatura da cosmea, que se dissipa no outono, e no ano seguinte surge harmoniosamente;
- linho de flor grande;
- calêndula;
- malmequeres;
- Nêmesis
- e muitas outras culturas.
Entre as plantas perenes no gramado mourisco, como na foto, você pode ver:
- todos os tipos de camomila do prado niviano ao piretro multicolorido;
- equinácea de cor branca e rosa;
- papoula oriental;
- tremoços de todos os tipos e cores;
- aquilegia;
- Rudbeckia;
- gipsila;
- lavanda de folhas estreitas;
- uma cabeça de cobra;
- variedades subdimensionadas de delfínio;
- eshsholtsiyu.
A escolha das plantas para o relvado mauritano é muito grande, pelo que esta decoração de jardim será absolutamente única e irrepetível.
E que o gramado perto da casa já do início da primavera agradou o olhar, no gramado planta despretensioso, bem inverno plantas bulbosas. Para essas culturas podem ser considerados: muscari, tulipas e narcisos tradicionais, comedores de pássaros e açafrão. Muito atraente entre essas ervas são tipos decorativos de cebolas.