Culturas de coníferas têm sido tradicionalmente usadas na arte da paisagem da China, Coréia e Japão. As espécies locais, incluindo o zimbro chinês, tornando-se acessível aos jardineiros europeus, rapidamente ganharam popularidade.
Descrição do zimbro de chinês
A primeira menção das plantações culturais de zimbro chinês (Juniperus chinensis) remonta ao final do século XVIII. A planta de coníferas sempre verde atraiu a atenção de paisagistas com agulhas incomuns, salientes e espinhosos nos galhos adultos, mas ao mesmo tempo ajustando-se firmemente como escamas verdes em brotos jovens.
Primeiro, agulhas bastante suaves não mais de 3 mm, então, como a brotação cresce, o comprimento aumenta para 12 mm. Eles ficam atrás da madeira, ficam mais duros, em cada um deles aparece em um par de listras claras, quase brancas. Como todos os zimbros, um nativo da China e outras regiões do Extremo Oriente, é caracterizado por um crescimento sem pressa e raros frutos. Azul escuro coberto com uma camada densa de cones de flor azul com 2-3 sementes dentro desta espécie pode ter uma forma arredondada ou alongada, tamanhos diferentes, mas amadurecer sempre no segundo ano após a aparição.
O zimbro dos chineses não é apenas variável nas bagas, mas também nas próprias plantas. Na natureza também são grandes árvores com uma coroa piramidal de até 20 metros de altura, e arbustos rasteiros com brotos finos de até 2,5 mm de diâmetro e não mais de meio metro de altura.
Descrições de variedades populares de zimbro chinês
A variabilidade da cultura, sua despretensão, alta decoração e adaptabilidade fizeram do zimbro chinês uma das plantas favoritas dos bonsais. Não menos, esta espécie está em demanda no projeto da paisagem. Nos catálogos de viveiros e empresas de reprodução hoje existem cerca de 50 variedades diferentes deste zimbro.
Juniper Chinese Blue Alps (Alpes azuis)
A variedade de juníperos dos Alpes Azuis Chineses é uma das variedades mais comuns destas coníferas sempre verdes. Uma planta com agulhas verde-azuladas na idade adulta forma um arbusto com uma altura de 2 a 4 metros. No entanto, para chegar a esse tamanho, o zimbro vai levar muito tempo. Uma crina espessa e densa, com perenes cinzas ou prateadas, é adornada com rebentos novos caídos. Somente aos 10 anos o arbusto cresce a 2 metros de altura com um diâmetro de cerca de um metro e meio.
No cinturão do meio, o zimbro Blue Alps é relativamente resistente ao inverno. Em caso de falta de neve e fortes geadas em seus galhos, na primavera há manchas notáveis e agulhas queimadas. Para plantar arbustos, você precisa escolher locais com a expectativa de crescimento futuro da muda. A planta parece boa como dominante entre as culturas de baixo crescimento, pode ser útil em plantações de grupo, servir como um fundo decorativo para plantas perenes de floração.
Junípero da Stricta Chinesa (Stricta)
Esta variedade de zimbro nunca se perderá entre os arbustos ornamentais do jardim. De acordo com a descrição e fotos do zimbro do Estrito Chinês, esta planta tem uma densa coroa cônica, consistindo de ramos densos para cima. Os brotos são cobertos de verde-azul, e no inverno cinza-prateado espinhoso agulhas. As plantas adultas dão frutos, formando muitas bagas azul-violeta arredondadas.
A cultura, como seus parentes mais próximos, é durável. Com cuidado mínimo e o lugar certo no jardim, o zimbro vive até 100 anos de idade. Mas por causa do crescimento lento de um tipo de arbusto estricto Juniper Stricta atingirá uma altura de apenas 2-2,5 metros. Esta propriedade da planta é usada em paisagismo e paisagismo. As plantas criam raízes em pequenas casas e até mesmo em contêineres.
Junípero do Stricta Variegata chinês (Stricta Variegata)
Na natureza, muitas mutações espontâneas de plantas geralmente passam despercebidas. Os criadores, observando atentamente a “população” do viveiro, podem com o tempo detectar e corrigir mudanças interessantes na aparência de seus animais de estimação verdes. Devido a uma mutação tão perceptível, foi possível obter variedades decorativas de zimbro com agulhas de cores variadas e desiguais.
A variedade de zimbro da variedade chinesa Stripe Variegata corresponde inteiramente à descrição de plantas da espécie Strict, com exceção de uma. Neste caso, agulhas espinhosas adultas cor prata-verde adjacente a áreas de agulhas amarelo-dourado, creme ou verde-amarelo claro.
Tal como o seu antepassado prata, então arbusto brilhante se instala, a má nutrição seca ou solo calcário com facilidade, mas se sente mal na sombra onde o sol sombra de agulhas de pinheiro desaparece e a planta em si parece oprimidos.
Juniperus chinês Mint Julep (Mint Julep)
O Mint Julep é um cocktail à base de álcool forte e xarope de menta verde brilhante. O zimbro do chinês Mint Julep, em homenagem à bebida original, é uma cor incrivelmente fresca de agulhas e uma coroa luxuosa de forma disseminada. Um arbusto adulto com uma largura de coroa de até 3,5 metros pode atingir uma altura de 2 metros. Formando um espetacular arbusto ao crescer, eles se dobram e assumem a forma de grandes arcos.
No jardim, esta planta é melhor para encontrar um lugar ao sol e ter em conta que a coroa está se espalhando ao longo dos anos, portanto, as culturas vizinhas são plantadas à distância. O arbusto se tornará um ornamento de colinas rochosas, jardins de coníferas e um fundo brilhante para prímulas de primavera.
Junípero do Ouro Chinês Kurivao (Kuriwao Gold)
A principal vantagem do zimbro chinês Curiva Gold é a difusão, como uma coroa inundada de luz com cerca de 1,5 a 3 metros de altura. Com este efeito, a planta é obrigada a cobrir densamente o ramo com agulhas escamosas de tons amarelos e verdes. Nas extremidades das brotações, os tons dourados são mais perceptíveis e tornam o arbusto todo excepcionalmente brilhante e decorativo.
Uma variedade com um crescimento médio anual de cerca de 15 cm é adequada para o plantio como a única decoração do cantinho do jardim, bem como para um grupo de perenes arbóreas ou herbáceas. Bonsai pode ser formado com base em plantas desta variedade. Deve-se ter em mente que a cor variegada das agulhas é preservada à luz. Na sombra, as cores verdes comuns começam a predominar.
Na primavera, o zimbro chinês Kuriwao Gold precisa de sombreamento, caso contrário pode ser a dessecação de brotos e folhas jovens.
Juniperus Espartano Chinês (Espartano)
Esta variedade de zimbro foi obtida no maior viveiro americano em Monróvia em 1960. Uma planta com um ramo denso e vertical da coroa piramidal cresce até uma altura de 6 metros e um diâmetro de cerca de 2 metros. As agulhas verdes têm uma aparência predominantemente escamosa, embora em brotações perenes se possam ver verduras aciculares e mais longas.
Devido à alta densidade da copa e ao crescimento não superior a 15 cm por ano, as plantas de zimbro chinês Spartan são perfeitamente servidas para a formação.
Entre as cultivares de zimbro chinês, essa variedade pode ser reconhecida como uma das mais resistentes. Por isso, os arbustos de forma piramidal característica plantam-se não só em jardins privados, mas também em jardins públicos usam-se para esverdear áreas de parque e lugares públicos.
Zimbro do ouro velho chinês (ouro velho)
Elegante e despretensioso zimbro chinês Old Gold é ouro real no site. A variedade holandesa com uma coroa de agachamento densa de uma bela cor verde clara ou verde-amarela de 10 anos de idade tem uma altura de 50 cm e um diâmetro de aproximadamente um metro. A altura máxima do arbusto é de 150 cm, a largura da coroa é duas vezes maior. As agulhas, cobrindo densamente os brotos, predominantemente têm a aparência de escamas.
Para manter o brilho da cor e da forma, a planta precisa de formação regular e abundância de luz solar. Juniper com tamanho compacto e disposição inescrupulosa começa em plantações de grupo, solo parece ótimo, pode crescer em um recipiente.
Junípero da Variegata de Expansão da China (Expansa Variegata)
Arbusto perene com rebentos rastejantes, coberto por agulhas verde-azuladas e agulhas branco-leitosas. Áreas contrastantes de diferentes tonalidades conferem à pequena planta uma aparência incomum e incrivelmente decorativa. Juniper da chinesa Expensa Variegata é uma das variedades mais miniaturizadas desta espécie. A altura do arbusto adulto não ultrapassa 30 – 50 cm, uma vez que o crescimento principal é na direção horizontal, o diâmetro da coroa do agachamento é de um metro e meio ou mais.
Uma planta de cobertura de solo despretensiosa invernos de inverno bem abaixo de uma cobertura de neve, mas na primavera precisa da proteção do sol brilhante e sesta gelada. Por causa da primavera secagem, a casca sofre, na coroa pode aparecer manchas marrons feias e áreas mortas.