Em contraste com outras plantas ornamentais, no outono perdendo sua atratividade, os fusos decoram o local antes da queda de neve ou durante todo o ano. Na natureza, existem mais de duzentos desses arbustos e árvores decíduas e perenes. As variedades silvestres de fuso são mais difundidas na Ásia, por várias dezenas de espécies a terra natal é o Velho Mundo, incluindo a parte européia da Rússia. Existem fusos aborígenes nas costas da América do Norte.
Considerando euonymus foto durante a floração, é difícil imaginar que as plantas estão relacionados com plantas ornamentais e pode se tornar um ornamento para qualquer parque, jardim ou campo interno. A principal tesouro de Euonymus – não é pequena marrom ou flores esverdeadas e folhagens cores mais surpreendentes e frutas estranhas, às vezes persistindo nos ramos, mesmo nos meses de inverno.
Folhas lisas, dependendo da espécie e variedade, podem ser densamente verdes ou variegadas. E no outono a folhagem muda, tornando-se roxa, bronze, amarela ou mesmo branca. Não menos surpreendente são as caixas de frutas que, à medida que amadurecem, são pintadas em tons bordô, amarelo, rosa ou escarlate. Dentro do fruto estão as sementes, cercadas por uma carne densa igualmente brilhante.
Muitas espécies de fuso são resistentes ao inverno e se sentem muito bem como culturas de jardim de St. Petersburg às subtropics do Mar Negro, de Pskov a Sakhalin.
Mas mesmo com um relacionamento próximo, eles são notavelmente diferentes um do outro. Descrições e fotos de todos os tipos de fuso, adaptadas às condições da Rússia, é uma boa ajuda na escolha dos melhores espécimes para paisagismo da casa e do terreno.
O fuso é grande (Euonymus macropterus)
Entre as muitas espécies asiáticas Euonymus Megaloptera alocados grandes de fruta-boxes que estão fortemente durante o amadurecimento de framboesa e divulgada espetacularmente graças asas um comprimento de 1,5 cm girando em semelhança flor brilhante. Como pode ser visto na foto do fuso, no interior da fruta são anexadas sementes escondidas sob a época de semeadura laranja.
No Extremo Oriente, o berço da planta, esta espécie é uma grande árvore de folha caduca até 9 metros, mas na faixa do meio da altura da coroa de menos de 3 metros, e euonymus tem a forma de um grande arbusto.
Pequenas flores esverdeadas de um fuso grande euonymus aparecem em maio e são coletadas em inflorescências volumosas ramificadas. O amadurecimento das sementes começa em setembro e, um pouco mais tarde, há uma mudança na cor da folhagem lisa e ovóide da planta. A decoração é mantida até que uma cobertura de neve permanente seja estabelecida.
O fuso japonês (Euonymus japonicus)
Nas ilhas japonesas, na China e na Coréia, outra variedade de folhas de fuso com folhas ovais densas e sementes de laranjeira cresce em caixinhas cor-de-rosa. É o fuso japonês, que atinge uma altitude de 2-8 metros na idade adulta.
As plantas preferem sombra parcial, sofrem facilmente a falta de umidade, e na segunda metade de maio elas revelam flores esbranquiçadas comuns com um cheiro ácido. O amadurecimento dos frutos ocorre no outono.
Este tipo de fuso é popular como planta ornamental em muitos países asiáticos, nos EUA e na Europa. Para jardinagem, formas anãs e de folhas pequenas são exibidas, assim como numerosas variedades originais.
Variedades anãs do fuso japonês Microphyllus é usado para criar sebes e cercas densas. A planta tolera até mesmo podas extensas e restaura facilmente a decoração.
Variedades cultivadas com folhas amarelas ou malhadas também se tornaram rapidamente populares em todo o mundo, adaptam-se bem a todos os tipos de solos e são despretensiosas no cuidado. Um exemplo de uma planta variegada pode ser uma foto de um fuso de Ovatus Aureus com folhagem na qual áreas amarelas verdes e brilhantes são contíguas.
Fuso verrucosa (Euonymus verrucosa)
O fuso é verruga – esta é uma das espécies nativas russas que podem ser facilmente encontradas na camada inferior de florestas de coníferas decíduas ou leves. Na natureza, as plantas tolerantes à sombra podem atingir uma altura de 6 metros, mas muitas vezes parecem arbustos não superiores a 1,5-2 metros.
Na figura do fuso, proeminentes protuberâncias são claramente visíveis cobrindo todos os brotos da planta. Graças a essas formações, semelhantes às verrugas, a espécie recebeu seu nome.
O florescimento das flores acastanhadas, sustentando os longos pecíolos, começa no final da primavera e dura cerca de um mês. Fruta cor-de-rosa com sementes brilhantes, cobertas de satinas castanho-avermelhadas decoram os arbustos de Agosto e a persistentes constipações. Plantas com excelente resistência ao inverno são adequadas para o arranjo de sebes, plantações individuais e em grupo. Este é um dos tipos de fusos mais acessíveis e despretensiosos, utilizado há mais de 40 anos no paisagismo.
Euonymus europaea
Outro disponível e freqüentemente encontrado na variedade de habitat natural do fuso cresce na parte européia da Rússia, bem como no Cáucaso e na Crimeia. Ao contrário das espécies anteriores, o fuso europeu é fotofílico e prefere se estabelecer em florestas de folhas largas.
Em condições naturais, os espécimes adultos atingem uma altura de 6 metros, podem parecer uma pequena árvore ou um arbusto que se espalha. As plantas são facilmente formadas e se adaptam às condições urbanas, por isso elas são usadas há muito tempo para o plantio de vários objetos.
A floração dura de junho a julho e, na segunda quinzena de agosto, os frutos que aparecem nos galhos são pintados em tons marrom e rosa. As sementes estão completamente escondidas nos tecidos do santo laranja. Plantas na foto, como todos os tipos de fuso, retêm a fruta antes do início do inverno. E no outono, exceto por eles, os arbustos são adornados com folhagem roxa.
Hoje, não apenas as plantas tradicionais, mas também as formas especialmente projetadas, que diferem na cor da coroa e da folhagem, estão à disposição dos jardineiros. Desejando plantar um fuso europeu em seu site, deve-se atentar para:
- em cópias de pendula com uma coroa de choro;
- em pequenas ou em todas as nanas, que são plantas anãs;
- em formas especialmente decorativas de intermedia;
- em uma variedade de folhas de fuso com aucubaefolia amarelo-verde, atropurpurea roxo ou folhagem argenteo-variegata verde-prateada.
Fuso anão (Euonymus nanus)
Nas regiões do sul da Europa, no Cáucaso, bem como em algumas regiões da China, é encontrado o fuso anão selvagem. Em contraste com todos os tipos de fuso na foto é muito pequena. Sua altura não excede 1 metro, e graças aos brotos rapidamente enraizados, o arbusto freqüentemente adquire uma forma fumegante. Brotos verdes finos são cobertos com folhas lanceoladas estreitas de até 4 cm de comprimento.
As flores, como outras variedades de fuso, muito pequenas, possuem pedúnculos alongados, roxos, marrons ou verdes. Floração dura menos de uma semana. Se os frutos conseguem amadurecer na faixa média, as sementes marrom-avermelhadas aparecem na época da semeadura laranja da cápsula.
As veias da aranha (Euonymus alatus)
Plantas grandes com uma altura de 2 a 4 metros na natureza podem ser vistas no Extremo Oriente Russo, Sakhalin, bem como em outros países da região. Uma característica distintiva do fuso alado é uma forma incomum de ramos com formações longitudinais planas no córtex, que lembram os lóbulos ou as asas.
Flores esverdeadas, abertas no final de maio, estão unidas em três em pequenas inflorescências. Os frutos das folhas de fuso alado em estado maduro adquirem uma cor escarlate brilhante, as tampas da cápsula são escuras, quase castanhas, bastante pequenas.
Em condições naturais, a planta é extremamente despretensiosa, tolera facilmente as geadas, não tem medo da seca e do sombreamento, mas cresce melhor em áreas bem iluminadas.
O fuso de Maaka (Euonymus maackii)
Outro tipo de fuso russo nativo, na foto, cresce na Sibéria Oriental, Primorye, e também ocorre no nordeste da China.
Adultos, dependendo das condições e cuidados, crescem para 2-8 metros. No outono desta espécie Euonymus surpreende as audiências com os conjuntos de caixas-de-rosa finas sobre pedúnculos longos e grandes, de até 8 cm folhagem rosa-roxo.
Fuso americano (Euonymus americanus)
Este tipo de grama fuso na terra natal, nos estados do leste dos EUA é chamado de morangueiro ou “coração partido”.
Espécies caducifólias no estado adulto formam um arbusto de até dois metros de altura. Atira fino, verde ou marrom acinzentado. Flores únicas esverdeadas ou marrom-rosa são formadas nas axilas das folhas. As folhas são densas e ovais, com margem serrilhada e até cor verde.
Ao contrário de todos os tipos de fusos, uma superfície áspera de uma densa caixa de couro é claramente visível em uma foto de uma planta americana. Dentro do fruto da cor carmim, quatro sementes estão escondidas nas plantações de laranja.
Espiguetas de Wilson (Euonymus myrianthus)
Uma espécie rara mas muito decorativa de fuso na natureza é encontrada no oeste da China, e foi trazida para a Europa em 1908 por Ernest Wilson, um famoso botânico e amante de plantas. Como visto no euonymus foto, radical diferente – é amarela vagens de cor, dando a Bush ou muito elegante, aparência incomum baixo rebento.
Folheto da fortuna (Euonymus fortunei)
O fuso de origem chinesa tornou-se conhecido na Rússia no início do século passado, quando os primeiros exemplares de arbustos foram levados para os parques da costa do Mar Negro, no Cáucaso e na Crimeia. Hoje, o fuso da Fortune está no auge da popularidade, cuja causa não está apenas na pronunciada ornamentação das plantas, mas também em sua diversidade e resistência. Esta é uma variedade rara de folhas de fuso, que permanece sempre viva e sobrevive nas condições dos invernos russos.
Além da forma tradicional de plantas com lanceoladas, como no quadro de folhas de fuso, folhas e pequenas frutas branco-avermelhadas, existem inúmeras variedades de rastejamento. São eles que interessam aos amantes russos de culturas decorativas.
O fuso da fortuna tem uma massa de formas de folhas pequenas e variedades que não florescem, mas perfeitamente no inverno e se reproduzem vegetativamente.
As flores são pequenas branco-esverdeadas, as caixas de frutas são menores também do que em outras espécies. Eles são de forma plana, sem asas. Na faixa central e norte apenas as formas rasteiras são estáveis.
Por exemplo, uma variedade de fortunei var. radicans – é um rápido crescimento, escalando ou abrigando no solo um pequeno arbusto, adequado para o plantio como um meio-fio ou planta de cobertura do solo.
A variedade de folhas de fuso de Forchun Emerald Gaiety com um aumento de apenas 30 cm não pode ser negligenciada devido à folhagem oval brilhante com um rebordo branco contrastante. Esta cor é típica para o verão, no outono, as folhas do fuste sempre se tornam rosa-púrpura.
Fósforo eficaz e muito despretensioso Esmeralda Gold – outra variedade variegada, mas já com folhagem verde-amarelada. A altura máxima das plantas não excede 50 cm, mas brotos tenazes estão crescendo ativamente e formam uma coroa de até um metro e meio de largura.
O Berluster do Arlequim Forchun é ainda mais decorativo do que as variedades anteriores desta incrível planta. Sua folhagem jovem é quase branca. Os verdes estão presentes na forma de pequenos pontos caóticos. Apenas crescendo, adquire uma coloração mais tradicional, mas a borda brilhante ainda permanece.
O forchun de fuso de folhas pequenas Minimus é uma das variedades mais miniaturas e elegantes. Sua altura é de apenas 15 cm, mas é impossível passá-lo. As folhas arredondadas brilhantes atraem a vista tanto no verão como no inverno.
No fuso espetacular Sunshine, a cor amarela é a cor principal na cor de uma pequena folhagem ovalada. A planta mantém perfeitamente a forma, presta-se a moldar e torna-se uma decoração original de uma borda viva, canteiro de flores ou colina alpina.