Quando se fala de um endro, a imaginação involuntariamente desenha a imagem de uma planta umbeliforme gigante com folhagem pinada e perfumada.
De fato, esta cultura, que tem valor culinário, decorativo e medicinal, delicadamente muitas vezes corta verduras, mas ao funcho habitual Artemisia abrotanum ou o absinto não tem uma relação medicinal.
Descrição do processo de crescimento da árvore endro e suas fotos não são tão comuns como os materiais de convencional práticas agrícolas erva-doce, mas a aparência e as características da cultura não é menos interessante. Entre mais de cem variedades de endro ou estragão árvore divina como uma planta chamada pelo povo, destaca-se não só na forma de folhas, mas também o fato de que quase é uma planta perene sub-arbustos. absinto médica poderosa caules, atingindo uma altura de um ano e meio, e nas regiões do sul e dois metros na segunda ou terceira ramificação rizoma lignificada e grosso permite-lhe alimentar a coroa extensa, diâmetro de até 1 metro.
Dill tree: foto e descrição do sabor medicinal, picante e cultura decorativa
Dill-tree é bem conhecido em muitas regiões do mundo. Gênero, provavelmente, a planta vem dos países da Ásia Menor ou do Mediterrâneo, mas hoje ela pode ser encontrada nos jardins dos países europeus, onde a planta foi introduzida na cultura em 1598. Nas costas da América do Norte, o absinto medicinal foi introduzido um século depois, e na Rússia, dos tempos de Petrovsky, um endro foi cultivado como planta medicinal.
É interessante que o funcho em estado selvagem seja encontrado nas regiões do sul do país, por exemplo, na costa do Mar Negro, no Cáucaso, e também no sudoeste da Sibéria.
Apesar da sua origem do Sul e caráter thermophilic, o absinto medicinal é bastante despretensioso, e é possível crescer árvores de endro praticamente em qualquer sítio. A vegetação desta espécie de absinto começa na última semana de abril ou no início de maio, e em um mês a planta forma uma bela coroa de céu aberto, se necessário, facilmente moldada.
Hoje, os jardineiros da variedade de endro estão disponíveis, como na foto, com folhagem verde brilhante e com folhas mais tradicionais de absinto de prata. O florescimento desta espécie começa 70-140 dias após o aparecimento da vegetação, portanto, em condições da faixa média, nem sempre é possível ver inflorescências paniculares consistindo de flores redondas, esbranquiçadas ou amareladas.
As sementes do absinto medicinal não têm tempo para amarrar ou não amadurecem.
Métodos de reprodução e plantio de endro
Se outras espécies relacionadas são facilmente propagada por estacas de raiz, a árvore rizoma dill não dá esses brotos, mas o arbusto facilmente por estacas, as plantas podem ser divididas e estacas viáveis obtidos a partir dos brotos acima do solo.
Quando, na segunda quinzena de junho, os ramos jovens da endro começam a endurecer:
- Cortar o comprimento das estacas de 10 a 15 cm, com 3-4 entrenós;
- por dia, durante 1,5-2 cm, imergir o material de plantio no porta-enxerto ou heteroauxina para estimular a formação e crescimento das raízes;
- as estacas são lavadas e plantadas em uma mistura de uma parte de húmus e duas partes de areia, com profundidade de 2-3 cm.
Plantas jovens devem estar sob o filme por até 6 semanas. Neste momento, o recipiente com enraizamento de endro é regularmente regado e monitorado para que os brotos não apodreçam. Na segunda quinzena de agosto as mudas com o sistema radicular formado são transplantadas para o campo aberto. Normalmente, até o início do tempo frio, o endro, na foto, aclimatiza completamente e consegue dar um aumento de até 40-50 cm de altura.
Se o material de planta é colhida no final do verão, as plantas é melhor não levar o jardim e deixar o inverno em um terraço legal ou mesmo na sala. Em plantas de inverno frio não mais do que 1 vez regada em 7-10 dias, com artemísia geralmente desaparece quase todas as folhas, a vegetação cessa, e no local de fixação do lado rebentos são formados, que são tocados pelo crescimento na primavera. Da mesma forma, podemos propagar o mato absinto terapêutica aérea via estacas, que é inclinado tiros para o solo, prishpilivayut ao solo e chuvisco.
Se já existe um endro no local, a partir do arbusto adulto com uma pá, é possível separar pequenas peças com 3-4 ramos e um rizoma bastante desenvolvido.
Se o jardineiro foi capaz de obter as sementes pequenas desta planta incomum, então é possível cultivar dill deles somente através de mudas. Quando o endro é cultivado como uma cultura de sala, um arbusto de crescimento rápido é necessariamente cortado e alimentado ativamente, porque em uma estação uma planta jovem é capaz de formar até 20 brotos de 75 centímetros de comprimento.
Seleção de um site para o cultivo do endro
A área em que a cura ou, como dizem os jardineiros da Europa, o absinto arbustivo, deve ser bem iluminada, mas protegida do vento. O solo para o plantio do endro deve ser solto, bastante nutritivo e neutro. Se o solo:
- tem uma reação ácida, necessariamente faz farinha de cal ou dolomita;
- pobres em nutrientes, realizar cavar com a introdução de orgânicos bem perepredshey;
- excessivamente denso, é necessário introduzir turfa e areia.
É melhor plantar uma endro no lado sul da cerca, vegetação perene alta ou construção, para que o arbusto receba luz e calor suficientes, sem cair sob o ataque do vento frio.
Neste caso, a cultura que pode resistir a geadas a -25 ° C pode ser inverno sem abrigo adicional. E se as pontas dos rebentos estiverem danificadas, então, durante o período de verão, a árvore de endro apresenta um bom crescimento e compensa rapidamente as perdas.
Como fertilizar um endro e como cuidar da cultura?
A planta responde perfeitamente a adubação e crescimento em solo fértil, então antes de plantar um endro, cada metro quadrado de solo é:
- 6 kg de fertilizantes orgânicos;
- 15 gramas de nitrato de amónio e cloreto de potássio;
- cerca de 30 gramas de superfosfato.
Para que o mato tenha um lugar para crescer, o jovem absinto é plantado a uma distância de não menos de um metro das plantas vizinhas, exceto quando o endro, como na foto, é usado para organizar bordas verdes vivas. Aqui a distância é cortada pela metade e observa de perto a formação da coroa e o crescimento de novos brotos.
Durante o período de aclimatação, as plantas são ativamente regadas. Adultos mesmos arbustos Artemisia terapêutico pode facilmente levar períodos de seca, mas não toleram a humidade excessiva do solo. Dill chão debaixo da árvore solta, livre de ervas daninhas e folhas caídas, e não se esqueça de fertilizar árvore Dill, que na primavera e no final do verão na necessidade de fertilizantes minerais e matéria orgânica por plantas introduzidas no outono.
Propriedades úteis e aplicação de hortaliças de endro
Normalmente, esta cultura tem quase nenhum interesse em pragas, de modo que o cultivo da árvore de erva-doce não traz problemas, mesmo para iniciantes. Mas atingir a idade de 10 arbustos será uma boa fonte de verde, não só rico em óleos essenciais que dão a folhagem fragrância dill fresco, notas de cânfora, frutas cítricas e até agulhas, mas também a amargura naturais, cumarinas, flavonóides, taninos e minerais, e vitaminas.
Para fins culinários e medicinais, use as partes superiores da parte aérea e a folhagem jovem do endro, na foto, a mais rica em substâncias ativas.
árvore de erva-doce vegetal na medicina tradicional é usado como um remédio para anemia, infecções parasitárias e dores de diferente natureza, o verde é usado como um remédio para entorses e contusões, inflamação e distúrbios do sistema nervoso. Na Alemanha, onde a árvore Dill é cultivado junto com as ervas habituais, deixa fresca ou forma seca foi adicionado aos pratos de carne e pratos de caça, molhos e sopas. Bom absinto verde e marinadas, doces, vegetais e picles de cogumelos. Em brotos e folhas de absinto medicinal fazem tinturas de álcool e fazem o chá.
O aroma, semelhante ao cheiro do endro, é preservado apenas nas folhas jovens, depois fica mais saturado e nele predominam os verdadeiros tons de absinto. Ao aplicar esta planta para alimentos, é importante lembrar que, como todos os tipos de absinto contém alcalóides e em quantidades excessivas pode causar problemas de saúde.