Escolhendo para o seu jardim plantas ornamentais, capazes de dar ao site uma aparência única e memorável, os jardineiros muitas vezes prestam atenção às espécies exuberantemente floridas. Portanto, à luz do dia, canteiros de flores e jardins da frente são brilhantes, com cores e aromas brilhantes, e com o início do crepúsculo as coronetas se fecham, os odores se dissolvem. Mas à noite, esse jardim perde seu charme e seu antigo charme. E tudo porque, para a maioria das plantações de flores, os polinizadores são insetos. É por sua atração que as flores são arrancadas por corolas e espalham sua fragrância.
E ainda existem plantas que plantaram no jardim, você pode apreciar os aromas estupefatos durante toda a noite. Uma delas é a flor de uma violeta da noite familiar a muitos jardineiros. Sob esse nome popular, duas culturas relacionadas pertencentes à família das crucíferas são cultivadas em canteiros de flores.
Este Hesperis e Mattiola, com força total, abrindo suas coronetas à noite e toda a noite espalhando um cheiro muito agradável no bairro. Em plantas muito semelhantes em tipo e estrutura de flores, caráter muito despretensioso e uma longa história de crescimento nos jardins da Europa e do nosso país.
Nenhuma das plantas é biologicamente relacionada a violetas, uzambarás e violetas de chifres cultivadas como culturas de interior e jardim. Vialcoch é chamado as flores devido à escala e forma das corolas, uma vez encontradas na cultura de plantas crucíferas.
Hesperis – violeta da noite para um belo jardim
Se uma pessoa não familiarizada com a planta olha para o escapista, obedecendo ao primeiro impulso, ele necessariamente irá comparar a flor com o phlox. As plantas formam as mesmas cortinas densas com hastes altas e eretas, decoradas com grandes inflorescências lilás, rosa ou branca. Aqui, apenas simples whitons de fênix unem cinco pétalas, e em Hesperis, ou violeta da noite, como na foto, existem apenas quatro, que correspondem totalmente às características das plantas da família das crucíferas.
Na Rússia, o hesperiano entre os jardineiros é conhecido pelo nome da noite ou violeta da noite e, como na foto, variedades desta cultura podem revelar flores de tom branco e lilás.
As espécies que vieram da Europa ganharam popularidade em nosso país há dois séculos, e na França e nos países do Mediterrâneo os Hesperis se tornaram famosos como plantas ornamentais e medicinais na Idade Média.
Particularmente belas plantações em grupo de plantas, enquanto o cultivo de violetas não requer habilidades especiais e até mesmo novidades na floricultura estão dentro do poder. Infelizmente, recentemente os residentes de verão perderam o interesse por esta cultura, que uma vez criou uma atmosfera única nos parques paisagísticos de propriedades russas, propriedades rurais até o início do século XX.
Sob o nome de vésperas, uma violeta noturna ou uma flor de Hesperis une cerca de 30 subespécies relacionadas, algumas das quais encontraram um lugar em canteiros de flores e em parques. Alguns representantes das espécies crescem na Ásia Menor e no Cáucaso. Além disso, sob condições favoráveis, o Hesperis representa uma planta herbácea perene, encontrada em quase toda parte da natureza, desde margens de estradas até franjas florestais e margens de corpos de água.
Na cultura, a violeta da noite é cultivada como uma bienal, o que permite alcançar o mais exuberante e até mesmo o florescimento das plantas.
Coberto com folhas lanceoladas simples caules altura gesperisa chega a 90 cm. Folhas púberes cabelos pouco esparsas, ligados aos tiros em hastes resistentes curtas. Quanto mais baixa para o solo, os tamanhos maiores de placas de folha, com folhas maiores em comprimento pode ser superior a 12 cm, e uma largura de 4 cm de altura é conseguido.
Inflorescências bastante densas, têm a forma de um pincel ou um boné. Flores de todas as variedades de violetas, como na foto, abertas da periferia para o centro. Em alguns casos, o comprimento da escova atinge 20-30 cm, as flores são pequenas, simétricas. O diâmetro da corola é de 1 a 2 cm.
Os primeiros brotos abrem em maio e depois os Hesperis florescem até quase o meio de julho. No lugar das flores aparecem vagens oblongas estreitas, nas quais amadurecem pequenas sementes de cor marrom ou marrom. Se você não cortar os pedúnculos, as sementes de maturação dormem o suficiente e são capazes de dar crescimento jovem no próximo ano.
Apesar da abertura noturna das coronárias e da fragrância das flores da violeta da noite – essa planta que ama a luz. Mas os raios diretos do sol para o Hesperus são prejudiciais, é muito melhor plantar os galhos na penumbra.
Como cuidar adequadamente das violetas, para que a dama da noite estivesse satisfeita com o aroma florido e inebriante? A planta precisa de solo drenado fácil, o que proporciona à cultura uma boa nutrição. O melhor florescimento é observado em um solo levemente alcalino ou neutro. Durante o período de crescimento e coleta de flores, o violeta da noite é provido de boa rega, mas não se esquece que a umidade estagnada não afeta a planta da melhor maneira. Mas mesmo na ausência de água, não há necessidade de esperar pela floração abundante.
E, no entanto, o cultivo de Hesperis é muito acessível e não oneroso. Para variedades altas de violetas, como na foto, o suporte é fornecido. E para voltar a florescer, você só precisa cortar as flores desbotadas das plantas a tempo.
Violetas em crescimento é semelhante à agrotecnia de outras bienais. As plantas são propagadas por sementes, que são semeadas em mudas em casa e depois transplantadas para o solo. Também é possível semear em estufas de filmes diretamente no local, isso permitirá que as mudas se enraizem mais rapidamente e de forma mais indolor.
Os rebentos aparecem após 20-30 dias, quando o solo aquece a 18 graus. Plantas que formam três folhas reais mergulham, e no final do verão elas são plantadas em um local permanente. Por esta altura, as tomadas estão completamente formadas e transferem facilmente o Inverno. Entre plantas de violeta da noite é melhor deixar um intervalo de 25-30 cm.
Cortinas invernantes, se não houver neve suficiente no local, cubra com material não tecido ou polvilhado com agulhas.
Mattiola: como crescer e cuidar adequadamente das violetas
Como uma refeição da noite, Mattiola pertence à família das crucíferas e à noite sobre o jardim também espalha sua fragrância. O gênero foi descoberto e descrito pela primeira vez no século 16 depois de um famoso médico e botânico italiano, Pietro Mattioli.
Hoje, os botânicos identificaram cerca de cinco dúzias de espécies dessa violeta da noite, em fotos que crescem na região do Mediterrâneo, no norte da África e na Ásia, na Europa Central e até mesmo na Rússia.
A espécie inclui anuários e plantas perenes de diferentes formas e tamanhos. Para os jardineiros de matthiol ou violeta da noite é conhecido por um nome diferente – limão, que era uma planta ornamental incomumente popular há algumas décadas. Mas acontece que os cravos podem ser encontrados não apenas nos canteiros, mas também na natureza.
Por exemplo, em Pridonie, na região de Voronezh e nos arredores de Rostov-on-Don, cresce um limão odorífero – uma planta perene rara incluída no Livro Vermelho. Na aparência, esse tipo de violeta, como na foto, não produz a impressão de decorativo. Hastes de até 40 cm de altura são pubescentes, uma rosada de folhas estreitas e azuladas é perceptível no chão, e as flores são muito pequenas e não brilhantes.
Mas o jardim gillyflower Mattioli ou cinza a partir das margens do Mar Mediterrâneo, ao sul da França e as Ilhas Canárias – uma decoração real do jardim, especialmente se o produtor está envolvida no cultivo de variedades de violetas terry.
Na natureza, os matthiols estão satisfeitos com muito poucos. Eles são despretensiosos e fáceis de cuidar quando entram no jardim.
No cinturão médio, violetas noturnas desta espécie são cultivadas como plantas anuais que se formam de 20 a 80 cm de altura durante a estação. Normalmente, os brotos são densamente cobertos por folhas estreitas e densas, que, dependendo da variedade e das espécies, podem ser lisas ou pubescentes, verdes ou cinza-prateadas.
Especialmente decorativo e atraente para jardineiros são variedades de violetas, como na foto. Tais plantas, como o matthiol com flores simples, cheiram muito bem, são adequadas para o corte e uso para o plantio de uma parcela.
Em uma inflorescência, de 15 a 40 brotos são às vezes unidos. Se uma simples corola consiste em quatro pétalas, então, em um pom-pon terry de um violeta da noite, em uma foto, você pode contar até sete dúzias. O pincel continua a ser decorativo por até três semanas. Após o murchar de flores em seu lugar aparecem estreitas, semelhantes às vagens de frutas Hesperis, dentro do qual amadurece muitas pequenas sementes.
Além de cravos-de-colmo, em canteiros russos, você pode ver um mantiotil de dois chifres, nativo da costa do Adriático e da pequena Ásia.
Esta orquídea selvagem é cultivada a partir do século XVI, e durante esse tempo foi recebido por criadores de muitas variedades, apresentando florista flores perfumadas lilás, cor de vinho, rosa, branca ou amarelada. No Mattioli erigir, suave, ou, dependendo da variedade, coberto com feltro, caules. A sua altura varia de 20 a 50 cm. As folhas, como em espécies relacionadas oblongo, geralmente inteiros, aumentando a base do encaixe.
O cultivo de violetas começa em maio, quando é hora de semear pequenas sementes desta cultura de um ano. Os primeiros rebentos tornam-se perceptíveis após 8-14 dias e a floração começa após mais dois ou três meses.
Para aproximar a aparência desejada dos botões, um violeta da noite é plantado com mudas, semeando as sementes na segunda quinzena de abril. O desenvolvimento de germes é melhor realizado em um substrato leve a uma temperatura de 17 ° C a 20 ° C. Plantas adultas são plantadas no solo, observando-se um intervalo de 10 a 15 cm.
O cuidado apropriado para violetas é regar abundantemente regular, adubação mensal de aglomerados em expansão, capina e poda de hastes de flores secas.
A capina é especialmente importante na fase inicial, desde que as rosetas mattiolis não tenham crescido. Ao regar, você não deve permitir o transbordamento do canteiro de flores e o longo tempo de secagem excessiva. Os fertilizantes podem ser tomados complexos, para culturas ornamentais.
O maior efeito da planta pode ser alcançado usando mattiol em plantações de grupo ou misturando várias variedades de violetas noturnas em um canteiro de flores. Neste caso, tal canto do jardim será especialmente atraente não apenas para os insetos noturnos, mas também para as pessoas.