A moda das bagas de goji cresce com grande velocidade. Alguns procuram mostrar sua eficácia no excesso de peso, enquanto outros falam sobre as enormes propriedades benéficas e a composição única de vitaminas e nutrientes, o que torna as frutas quase uma panacéia para uma variedade de doenças.
Informação botânica
Surge imediatamente a questão de saber onde as bagas de goji crescem e do que se trata. A planta é um arbusto de folha caduca que pertence à família Solanaceae. A planta de estilo também Wolfberry (popularmente, embora ele não tem nada a ver com eles), nêspera vermelho, chinês boxthorn, wolfberry chinesa, Lycium Barbarum, diabo, barberry tibetano. A pátria é Ningxia-Hui (Tibete), na China. A área de distribuição captura o Sudeste e a Ásia Central, o Cáucaso, Primorye, a faixa intermediária da Rússia, Ucrânia.
No estado adulto, a altura da planta atinge 3 m, e a coroa tem 6 m de diâmetro (fotos do mato goji são representadas). Ramos são pendurados e espinhosos, com pequena folhagem, coberta de verde claro, e de baixo com um tom azulado. A raiz é muito poderosa, crescendo no solo e não na sua superfície.
A floração ocorre em junho e continua até outubro com a dissolução de botões roxos, rosa, marrom-violeta com um aroma agradável.
No final da floração, as bagas oblongas são formadas de vermelho escarlate ou laranja.
Comer frutas frescas categoricamente é impossível, porque elas contêm componentes venenosos. Mas depois de secar, as bagas podem ser usadas.
Bagas de Goji: pousando e cuidado nos subúrbios
Esta planta que gosta de calor, portanto, para um excelente desenvolvimento de goji, cuidado e cultivo deve ser ideal ou aproximada. No clima do norte, o clima é completamente diferente e devem ser feitos esforços para cultivar bagas.
Selecione um local
A planta cresce muito rapidamente e ao mesmo tempo tem um sistema radicular bem desenvolvido. Plante-o em locais privados de vegetação ou ao longo de fundações, para criar uma cobertura.
Pegando um lugar, você precisa ser extremamente atencioso, porque o dereza pode “esmagar” as plantas que estão crescendo.
É melhor selecionar áreas solares ou localizadas em uma sombra leve. Além disso, note, a altura da planta atinge três metros – cuidar de suporte confiável.
Requisitos de temperatura, umidade e solo
Como foi dito, o dere é resistente ao congelamento e capaz de resistir a temperaturas na faixa de -26 a +40 ° C. Também não há requisitos especiais para umidade. Silenciosamente tolera a seca.
O mato não é caprichoso para o solo. Substratos alcalinos e neutros são os favoritos. Em ácido também é possível plantar uma planta, mas lá se desenvolverá um pouco pior.
A única coisa que não tolera dereza é a estagnação da água. Portanto, deve-se ter muito cuidado ao regar e não plantar a planta em áreas com substratos pedregosos.
Rega e cobertura
A bérberis tibetana é servida de acordo com a idade. No primeiro ano, a rega não deve ser mais do que duas vezes por semana. Quando a planta cresce, a rega pode ser realizada com menos frequência e regulada pelo tempo e pela aridez.
Apenas os jovens devem ser fertilizados. Para este propósito, é usado superfosfato ou húmus. Depois de crescer em uma planta adulta, não há necessidade de adubação adicional, já que a dereza é ótima mesmo em terras muito pobres.
Reprodução
Três métodos são usados para reprodução.
Semente
As sementes são retiradas de bagas pré-secas. Para obter o material da semente, pegue os frutos secos, mergulhe-os em água e, quando amolecer, retire as sementes. Que eles ascenderam bem, é necessário sustentar no estimulador de crescimento. Após a semeadura é realizada em um recipiente com uma mistura de terra comum e turfa na proporção de 1: 2, aprofundando no substrato por 2-3 mm.
Para manter as condições necessárias para a germinação, o recipiente é coberto com um filme e enviado para um local quente e inacessível. Quando os brotos germinam, a caixa é trazida à luz e protegida do frio e das correntes de ar. A rega é realizada a partir da pistola de pulverização. Após uma semana, o filme pode ser removido e, quando são formadas 3 a 4 folhas, realizar o picking (transbordo) das mudas em vasos separados (profundas).
Em goji constantemente nas mudas terreno aberto obtidos cultivadas a partir de sementes em casa, plantadas na primavera, quando há confiança de que o congelamento não voltar, ou no início do verão.
Plantio de mudas
Esta opção é aceitável se você conseguiu comprar mudas de goji cultivadas em casa ou comprou o material de plantio de suas mãos.
Com este método, duas semanas antes do desembarque, é necessário fazer furos com 40 a 50 cm de tamanho, se para as regiões do sul a “colheita” for realizada no outono e depois para as mais frias – na primavera. Isso permitirá que as plantas tolerem bem as geadas.
Em cada poço, a areia da fração grossa é derramada e metade coberta com um substrato composto de húmus e solo fértil de 8 kg cada. A isso foi introduzido 30 g de sulfato de potássio (pode substituir cinzas de madeira de vidro), 0,15 kg de duplo superfosfato, agitou-se directamente para a fossa e solo fértil plantadas mudas prisypav e, em seguida, revestida. O caule é necessariamente coberto com húmus ou turfa.
A distância entre os espécimes deve ser de pelo menos 2 m.
Corte
E agora lhe diga como cultivar o goji de estacas. A partir de uma planta adulta cortar pedaços de 10-12 cm cada. Em seguida, eles são colocados na solução de formação da raiz e plantados no enraizamento na estufa construída e colocá-lo em um lugar quente. É melhor desembarcar o material no final de julho – início de agosto. Na primavera, a raiz crescerá o suficiente para plantar goji no campo aberto. Cuidar de uma planta jovem não é particularmente diferente de um adulto.
Aparar e invernada
Arbusto requer um “corte de cabelo” regular. Nos primeiros anos de crescimento, 3-6 ramos mais fortes são planejados. Eles são tomados como base e passam um corte de cabelo ao redor deles. Então, nesses ramos esqueléticos básicos, brotos capazes de frutificar serão formados.
Se a margarida for cultivada para fins decorativos, selecione uma parte principal, dirija uma cavilha longa e passe um “corte de cabelo”, tentando formar uma árvore. O procedimento é feito assim que houver numerosos brotos de frutificação e a altura total da planta exceder 1,2 m.
Para evitar que o sistema de raiz peremerzanie no inverno, o arbusto deve okuchit e promulchirovat 10-15 cm. Os ramos também proteger o material não tecido (por exemplo, agrovoloknom, lutrasil), dobrada em diversas camadas ou estopa. Você também pode ser ressegurado, além de jogar no lapnik plantio, e, assim que a neve cair, fazer grandes desvios.
Pragas
A planta protege-se perfeitamente das pragas. No entanto, em fins profiláticos, a inspeção regular do deregus não deve estar sujeita ao aparecimento de quaisquer sinais de doença ou pragas. Se este for o caso, apare as partes afetadas e, se necessário, borrife com preparações inseticidas, diluindo-as na quantidade especificada pelo fabricante na embalagem. Não esqueça que o tratamento é feito mais de uma vez, principalmente se a invasão de pragas for enorme.
Aplicação e armazenamento
As frutas coletadas devem ser armazenadas em local seco e sem luz. Se a infusão estiver preparada, deve ser mantida apenas em local fresco e não mais que 2 dias.
Goji berries são usados não apenas para perda de peso, mas também como um ingrediente na preparação de vinho, purê de frutas, sobremesas, sopas, assados, iogurte, chá, sucos, cereais. As sementes vão para a produção de petróleo. Para provar, frutas frescas têm uma nota de beladona. Mas assim que os frutos congelam ou secam, o sabor desaparece e as bagas adquirem um sabor semelhante aos damascos secos.
No jardim, a dereosa é plantada principalmente para produzir uma cultura útil, bem como hedges de plantas. A planta é despretensiosa e não morrerá a menos que você tenha derramado ou aplicado fertilizante. Mas, com a intenção de plantar bagas de goji no local, é necessário considerar todas as variedades com antecedência e escolher as mais adequadas.
Uso generalizado de bagas na medicina. Então, levá-los em: dor nas costas, diabetes, insônia, anemia, obesidade, colesterol, excesso, problemas com adenóides, problemas de visão, os atletas restaurar assim a sua força, etc.
Como você pode ver, as bagas de goji são um arbusto exótico, mas você não precisa ir a países estrangeiros ou comprar a um preço fabuloso. É o suficiente para observar algumas nuances, e você pode cultivar a planta sem problemas em sua própria parcela e coletar uma colheita muito considerável.