Sempre-viva thuys de diferentes alturas e formas têm sido ativamente utilizadas no paisagismo. Graças à coroa densa, que é preservada ao longo do ano com agulhas e despretensão suficiente, uma cerca viva feita de tuia é um dos usos mais populares da planta.
Quais tipos de tui são melhores para sebes
A plantação de arbustos perenes ao longo da fronteira do local protegerá o território não apenas do acesso a vistas estranhas e indecentes, mas também de rajadas de vento, poeira, ar poluído da estrada e até mesmo ruído. No local, thuya ajudará a distinguir entre zonas funcionais, variedades de baixo crescimento será a base para restrições. Uma planta perene é universal, o principal é escolher o tipo certo e organizar o plantio.
Quais são melhores para uma cobertura? O número de variedades desta planta evergreen hoje é estimado em dezenas. As condições climáticas na Rússia são diversas. Se nas regiões do sul dos produtores só pode concentrar-se nas propriedades decorativas de Tui, na faixa do meio e ao norte é importante lembrar sobre a resistência do hedge futuro. Na maioria das vezes para uma cerca viva a escolha recai sobre duas variedades: Brabante e Smaragd.
A cobertura de Tui Brabant
Uma das variedades mais resistentes ao inverno é Thuya West Brabant (T. occidentalis Brabant) com uma coroa na forma de uma coluna larga de cerca de um metro e meio de diâmetro e 5 metros de altura. Como todas as plantas relacionadas, a variedade favorita do cultivador tolera perfeitamente permanecer sob o sol e em uma sombra transparente. Além disso, o arbusto é pouco exigente para a composição do solo, tolera facilmente um corte de cabelo e pode por um longo tempo gerenciar sem cuidado.
Para uma cobertura, Thuya Brabant é uma excelente escolha. No entanto, não se esqueça das características da planta. Agulhas Tui não permanecem verdes durante todo o ano. No inverno, adquire uma tonalidade marrom-amarronzada, mas não desmorona, suportando a opacidade da cerca. Na primavera, os arbustos que despertam cedo podem sofrer de queimaduras e queimaduras solares.
Na primavera após o corte, a coroa é ativamente restaurada. Normalmente, as culturas de coníferas usadas no paisagismo não dão um grande aumento anual. No entanto, existem exceções. A variedade Brabant é uma tuya de crescimento rápido para sebes, crescendo durante a estação de crescimento a uma altura de 35 cm e uma largura de 15 cm.
Se arbustos grandes não têm comida ou umidade, thuya gradualmente perde seu brilho. Um dos sinais de deficiência nutricional é o aparecimento de numerosos cones castanhos claros.
Uma sebe de tuja desta variedade é uma parede sólida, perfeitamente carregando o corte de cabelo e preservando a forma desejada. Quando plantar arbustos perenes levar em conta o crescimento futuro. Entre as mudas na trincheira, é feito um intervalo de 50 a 70 cm.
Poda de suporte é realizada duas vezes por ano. No início da primavera, antes do despertar dos pontos de crescimento, a tuia é cortada pela primeira vez, depois o procedimento é repetido em agosto. Normalmente, Tuyu é selecionado para o plantio na idade de 3-4 anos. Se você não procrastinar com poda e tratá-lo com cuidado, você pode crescer uma parede viva de 2 metros com uma espessura de não mais de meio metro.
O ouriço de Tui Smaragd
Tui de diferentes variedades diferem não apenas externamente. A variedade Smaragd não é menos popular que o Brabant. É a mesma planta grande, de até 4 a 5 metros de altura, mas já com uma coroa cônica e agulhas que nunca perdem a cor verde.
Um recurso raro para a tuja torna a variedade em demanda não apenas como uma ferramenta para sebes. Um magnífico arbusto raramente exposto ao inverno murchando:
- cresce muito devagar;
- não requer cortes de cabelo freqüentes;
- parece ótimo tanto na composição da parede viva como no solo.
A parte inferior das sebes de Tui Smaragd tem uma alta densidade, rica cor verde e com uma poda mínima, mantém uma superfície plana. Devido à forma cónica natural da coroa, a parte superior da vedação mantém os contornos naturais. Esse recurso é muito útil quando se trata da cerca na borda do site. Borda dentada é mais difícil de superar tanto para o homem quanto para os animais.
Antes do plantio para sebes, cavar uma trincheira com uma largura e profundidade de cerca de 50-60 cm.A densidade da cerca verde depende do intervalo entre os arbustos. O tempo médio de desembarque é de meio metro.
Bem, se as mudas tiverem um sistema radicular fechado. Neste caso, eles facilmente criam raízes, e as sebes podem ser plantadas não apenas na primavera.
Para uma sebe de tuja, um suprimento suficiente de comida e rega regular é importante. A seca faz com que as agulhas fiquem pálidas, o crescimento lento pare, os rebentos secam. As plantas toleram mal a umidade estagnada e a proximidade das águas subterrâneas. Portanto, em uma zona de risco na vala de plantio, é útil fazer uma camada de drenagem com cerca de 20 cm de espessura.
Tui para sebes
A escolha não está limitada às plantas descritas acima. Uma parede igualmente impressionante de vegetação pode ser criada plantando o Tui Columna ao longo da fronteira. coroa cilíndrica Perene de 7 metros de espessura com um diâmetro de até 130 cm. Como Smaragdus, arbusto não muda a cor das agulhas, no entanto, tem uma grande taxa de crescimento e o aumento no tamanho de 20 cm por ano.
Na Tui Holmstrup, com uma altura de até três metros, a coroa única, que do lado parece encaracolada ou ondulada. Uma coluna densa de cerca de um metro de diâmetro tolera bem o frio do inverno, é despretensiosa e não muda de cor ao longo do ano. Para a pergunta do recém-chegado: “Quais são os melhores para uma cobertura?”, Você pode apontar com segurança para essa variedade. A planta com um pequeno aumento anual custa um corte de cabelo a cada dois anos.
O Sankist canadense Thuya tem uma altura de 3 a 5 metros. A coroa na forma de um cone largo com um diâmetro de 1-2 metros distingue-se pela cor bonita das agulhas douradas, que para o inverno se tornam bronze-acastanhadas.
Que tipos de thuja são melhores para uma cobertura de baixa altura? A escolha de plantas para criar freios é bastante grande. Particularmente populares são espécies com uma copa compacta e natural, mais resistentes ao inverno do que plantas altas, e não requerendo frequentes podas com uso intensivo de mão-de-obra. Um exemplo é o Daniya tuya não mais que 60 cm de altura.