Formando um boxe de croão compacto, bem cortado e moldado – esta é uma das plantas mais favoritas de paisagistas. Com base neste arbusto sempre verde, com uma copa compacta e folhas pequenas, não são criados apenas muros verdes e paredes vivas, mas também composições esculturais surpreendentes.
O interesse pela cultura hoje é maior do que nunca. Quais são os requisitos da planta para as condições de manutenção, e como cuidar da caixa, para que a planta aprecie por muito tempo o brilho da folhagem e a perfeição da forma?
Na natureza, existem mais de quatro dúzias de tipos de buxo, que crescem nos países do Mediterrâneo, no sudeste da Ásia e na Índia, bem como na África e em Madagascar.
Duas espécies silvestres de buxo são comuns no território da Rússia: Kolkhida e Hyrkan.
A planta cultivada mais famosa dessa vasta família é a caixa verde, seguida por um buxo de folhas pequenas e balé. Estas espécies são usadas na jardinagem de cidades e parques, e também são cultivadas como culturas de interior. O caixão de Garrand é usado para criar bonsai em miniatura.
Caixa crescente e cuidar dela em casa
Características distintivas de todas as variedades de plantas são uma pequena taxa de crescimento, folhagem brilhante, copa densa densamente espalhada e também fácil de cuidar em casa. Com a abordagem certa, a planta se torna uma verdadeira decoração da casa e do jardim, por muitos anos agradou o proprietário com uma aparência incomum e vegetação brilhante.
Para uma caixa realmente se sentir confortável, ela precisa de condições próximas às naturais.
O período de verão é lindamente plantado em um terraço aberto, no jardim ou na varanda. Neste boxwood precisa pegar lugares com boa iluminação, mas não devemos esquecer a proteção de raios diretos, jovens brotos escaldantes e folhagens.
As condições ideais para o inverno de uma sala é uma sala fechada e seca, com temperatura de +6 a +16 ° C. Se a planta é cultivada no jardim, ela já pode sofrer a -10 ° C, então o arbusto do jardim e o buxo de estame devem ser providos de um abrigo confiável até que a geada passe. Cuidar de buxo em casa envolve rega freqüente e abundante. Amor de buxo umidade. Sua rigidez não é um indicador crítico, mas as plantas não toleram a rega com água fria ou contendo cloro. Para não danificar o animal de estimação interior, é melhor proteger a humidade antecipadamente.
Na estação quente, a madeira de buxo requer rega abundante, porque sem água rapidamente começa a descartar as folhas e secar. Em dias quentes, a caixa responde bem à pulverização da coroa.
No outono, a frequência da rega é reduzida e, no inverno, apenas ocasionalmente, se necessário, umedecer o solo, certificando-se de que a água não estagna e não provoca a decadência do sistema radicular. Quanto menor a temperatura do ar na sala, onde o buxo está localizado, menor a necessidade de rega, mas também permitir a secagem do solo não deve ser.
Durante o período de crescimento ativo, da primavera ao início do outono, alimentam-se arbustos com uma periodicidade de 10 a 14 dias, alternando aditivos minerais e orgânicos.
Das misturas complexas de fertilizantes prontos para buxo, as mesmas composições das azaléias funcionarão.
Reprodução de buxo e cuidado de mudas
Em locais de habitat natural, o buxo multiplica tanto vegetativamente como por sementes, que são formadas em caixas de frutas e literalmente disparam depois de amadurecer em quantos metros.
Para acelerar o processo e facilitar o cuidado, em casa a reprodução do buxo é realizada por meio de estacas. Você pode obter cortes duas vezes por ano.
- Nos meses de verão jovens, recentemente lignificados na base da parte aérea, são cortados para o plantio. Na maioria dos casos, esses cortes podem ser obtidos em junho e julho.
- Nos últimos dias do verão ou início de setembro, cortes de até 10 cm de comprimento também podem ser cortados contendo 2-3 internódios.
O material de plantio é plantado sob o filme em uma mistura umedecida de turfa e solo do jardim.
Em casa, o buxo pode ser multiplicado e as camadas obtidas de jovens, inclinadas ao solo, disparam.
Em tal ramo corte a casca com um pedaço de madeira e pressione a brotação no chão, fixando esta posição com um suporte de arame e direcionando a parte superior da linha verticalmente. O enraizamento do buxo pode durar até três semanas. Acelerar o processo é possível com a ajuda de estimulantes de crescimento, rega regular e pequeno aquecimento do solo. Quando as plantas jovens dão raízes, elas são plantadas a uma distância de 10 cm uma da outra ou em pequenos vasos separados.
Como transplantar o boxwood?
Para o transplante de mudas jovens e arbustos de buxo adultos, é necessária uma mistura de solo com uma reação neutra, consistindo de:
- duas partes de húmus;
- a mesma quantidade de areia;
- uma parte da terra do gramado;
- uma pequena quantidade de carvão fino.
Se o solo estiver muito solto, um pouco de argila é adicionado a ele. Isto é especialmente importante ao plantar buxo destinado ao bonsai e que não é posteriormente transplantado por um longo tempo.
Todos os tipos de buxo precisam de uma boa drenagem de pequenas pedras ou pedregulhos com areia grande.
A melhor época para o transplante é a primavera. Nos meses mais quentes, a planta terá tempo de se aclimatar e o inverno será um teste menor. Um novo vaso não deve ser excessivamente grande, especialmente quando se trata de transplantar um arbusto adulto.
Como transplantar uma caixa com um sistema radicular fechado, comprado na loja? Muitas vezes, em tais plantas, as raízes germinam através dos orifícios de drenagem e dentro do recipiente são tecidas em um emaranhado apertado. Neste caso, tal pessoa não pode ser tentada para desvendar ou desvendar. As raízes que são selecionadas nas paredes do vaso são nitidamente cortadas com o fundo, que, juntamente com o solo de turfa, é removido do recipiente e gentilmente transferido para um recipiente preparado e colocado na mistura preparada.
Pragas e doenças do buxo
A maioria dos casos de perda de apelo externo do arbusto, bem como danos às plantas contra pragas e doenças estão associados a uma violação das regras de tratamento do buxo em casa:
- Rega excessiva na estação fria leva ao aparecimento de podridão nas raízes e outras doenças do buxo.
- Secagem do solo e ar seco na sala – esta é a causa da perda de folhagem e secagem de partes jovens de brotos.
- Se a temperatura do ar durar mais de 18 ° C, o buxo também começa a perder folhas e enfraquecer.
Para o enfraquecimento da planta leva também à negligência de cobertura, danos por congelamento e outros fatores. As doenças e pragas do buxo afetam espécimes exatamente fracos e empobrecidos.
Entre as pragas que podem se estabelecer rapidamente em uma planta enfraquecida, há um ácaro-da-aranha, mosquitos de buxo de buxo e vários tipos de bainhas. As folhas do mato são afetadas pelas larvas de moscas, colocando ovos no tecido da planta.
E, mais recentemente, as box-trees em nosso país e em toda a Europa têm um novo inimigo, importado do leste da Ásia. Linho de buxo juntamente com mudas em 2006 foi trazido pela primeira vez para a Alemanha, depois foi encontrado na Holanda, Suíça e outros cantos do Velho Mundo. E em 2012, no Sochi olímpico destinado à jardinagem, lagartas e borboletas encontraram-se na Rússia. Hoje, a praga causa sérios danos às plantações silvestres da caixa de colchis relíquia.
Para combater as larvas, ácaros e lagartas na caixa, são utilizados inseticidas e fungicidas modernos. Brotos afetados por pragas e picadas são cortados e destruídos. Ao mesmo tempo, eles são obrigados a melhorar os cuidados com o buxo em casa, fornecendo à planta rega adequada, regime de temperatura e cobertura.
Formando a coroa e buxo de poda
Como a caixa não difere em sua taxa de crescimento, é fácil de cortar, dando à coroa uma variedade de formas.
Como a poda do buxo afeta as brotações, a remoção de suas pontas leva ao início da ramificação ativa, a coroa torna-se ainda mais espessa e os ramos antigos não são clareados gradualmente, como nas espécies silvestres. Graças à poda competente, o buxo em casa é cultivado como um bonsai, formado na forma de árvores de estampagem, silhuetas de vários animais, figuras geométricas e outros objetos.
Buxo de corte será mais eficaz se for realizado de abril a julho, quando a taxa de crescimento de brotos e folhagens no máximo da planta. Para formar a coroa hoje, use modelos especiais que ajudem a criar a composição pretendida com rapidez e precisão.