No clima quente da América do Sul, de onde vem a capuchinha, essas plantas costumam ser cultivadas como plantas perenes, quase dando chapéus de flores o ano inteiro. Mas, para sobreviver aos invernos russos, não podem hastes poderosas ou raízes carnudas.
Portanto, a cultura de jardineiros domésticos é bem conhecida como um anual eficaz, agradável, com floração quase todo o verão. Os primeiros brotos da capuchinha, plantados com sementes ou mudas, não são tão difíceis nem para um florista iniciante, que aparece em meados de junho ou em julho, e as últimas flores sob a onda de geadas de outono.
Que a planta usada para dar massa verde e entrou no tempo de floração, é necessário:
- selecionar corretamente para nasturtium o local para plantio;
- Garantir mudas com os devidos cuidados, incluindo rega e cobertura;
- proteger caules, flores e folhas de pragas e doenças.
Muito depende do material de plantio.
Espécies comuns de capuchinhas são propagadas por sementes que amadurecem em clima temperado e podem ser usadas para semeadura na próxima estação.
Lugar para plantar capuchinha no jardim
Ambas as formas espessas e encaracoladas de capuchinha preferem solos leves e bem arejados, com um teor moderado de nutrientes e uma ligeira acidez. A capuchinha no jardim, plantada em solos empobrecidos, pode ser facilmente distinguida por entrenós esticados, pequenas folhas e corola de flores.
Uma alta densidade de solo rico orgânico pode brincar com uma florista uma piada de mau gosto. Não só as sementes experimentarão sérias dificuldades com a germinação, mas a planta jovem começará a “engordar”, dando muita folhagem, não flores. Se o solo com alto teor de argila ou chernozem também estiver excessivamente umedecido, as raízes da capuchinha decairão rapidamente e a planta será morta.
A melhor opção para o plantio de capuchinha é a terra arenosa ou lamacenta com boa drenagem, rega regular e cobertura, se necessário.
Há um ditado conhecido sobre “pés no calor e cabeça no frio”. Na nasturtium, o oposto é verdadeiro. Com todo o amor desta cultura, é importante escolher um lugar para o calor e a luz, para que as raízes da planta fiquem sombreadas. Mas a folhagem e as flores que estão ao sol podem se mostrar com força total, especialmente se estiverem protegidas do vento e de possíveis geadas.
Com o papel de um suporte para escalar e escalar espécies de capuchinha, uma treliça, uma cerca de jardim ou uma parede de uma construção de herdade vai lidar perfeitamente. Formas de arbustos são boas em canteiros de flores, e formas de ampola são em vasos suspensos ou vasos de flores ornamentais.
Métodos de plantio de capuchinha
Existem três maneiras principais de plantar e cultivar a chagas:
- A obtenção da capuchinha a partir das sementes simplifica o processo de aclimatação da planta, os brotos sem problemas criam raízes no solo aquecido e crescem ativamente.
- O método de plantio da cultura permite aproximar a floração e torná-la mais longa, mas existe o risco de perda de plântulas após a transferência para o solo.
- Com a ajuda de estacas, que na areia ou na água húmida dão rapidamente as raízes e estão prontas para o plantio em local permanente no jardim. Este método é indispensável quando não é possível obter sementes de uma espécie exótica ou de uma nova variedade.
Além disso, alguns tipos de tuba formam tubérculos, adequados para armazenamento de inverno a temperaturas próximas de zero e aterrissagem de primavera no solo.
Capuchinha em crescimento a partir de sementes
A maioria das espécies de capuchinha cultivadas pode ser cultivada a partir de sementes, contornando o estágio de plântulas. Este método economiza muito tempo e esforço. Chagas, cultivo e cuidado que começam com sementes, inicialmente se desenvolvem no campo aberto e não estão doentes. A única desvantagem é que você pode ver a nasturtium florescimento no jardim apenas no meio do verão.
E, às vezes, os jardineiros reclamam que as sementes não querem mais bicar. Isso pode acontecer por causa de:
- má qualidade ou imaturidade das próprias sementes;
- solo muito frio no momento da plantação de capuchinha;
- superabundância na umidade do solo;
- forte penetração de sementes;
- alta densidade de solo no local escolhido para capuchinha.
A fim de não enfrentar esses problemas, antes de semear as sementes por um quarto de hora mais baixo na água de 40 a 50 ° C e depois mergulhe por mais um dia. Isso ativa o germe e suaviza a casca de superfície densa.
O plantio de capuchinha é realizado em maio, somente em solos suficientemente quentes. Nos poços localizados a uma distância de 20-30 cm a uma profundidade de 2 cm, duas ou três sementes são descartadas.
Sementes de capuchinha não toleram resfriamento e precisam ser protegidas por meio de abrigos de filme ou material não-tecido pelo tempo de geada. O mesmo método, assim como regar com água morna, fará com que as plantas se desenvolvam mais rapidamente.
Plantar mudas de capuchinha para floração precoce
O principal perigo do método de plantio de mudas é o risco de danificar as raízes suculentas e frágeis da planta, de modo que as sementes são semeadas em recipientes separados para evitar a colheita e a passagem para o solo, juntamente com um pedaço de terra.
Melhor ainda, se pílulas ou potes de turfa forem usados para plantar capuchinha.
- Semeadura em abril ou início de maio é feita a uma profundidade de não apenas 2 cm para 2-3 sementes por poço.
- É necessário assegurar que a temperatura do ar esteja em torno de +22 ° C.
- Quando os brotos aparecem em duas semanas, a temperatura é um pouco, até +18 ° C, eles reduzem e organizam os brotos com boa iluminação.
Plantas podem ser transferidas para o jardim se a ameaça de geada passar. Na maioria das vezes isso acontece em meados de maio, com menos freqüência em junho. Se após a plantação de capuchinha aguarda clima ruim ou noites frias, a plantação é melhor protegida com material de cobertura.
E a primeira foto de flores de capuchinha pode ser feita pelo jardineiro em um mês ou meio após o plantio das mudas no solo. A flor terminará apenas com o início de resfriados estáveis.
Cultivo e cuidado de capuchinha durante o verão
Cuidar de capuchinha nos meses de verão não é difícil. A planta requer apenas rega regular e moderada e remoção de ervas daninhas na zona basal. Se você cuidar da cobertura do solo solto antecipadamente, então ambas as medidas obrigatórias são muito simplificadas e são requeridas com menos frequência.
O regime e o modo de regar as capuchinhas são escolhidos de tal maneira que a umidade não se estagna e não permanece no verde na hora quente do dia. Caso contrário, em vez de usar rega pode levar a raízes podres e queimaduras de folhas e flores.
A falta de água durante o cultivo e o cuidado da capuchinha provoca um alongamento e enfraquecimento desproporcionais dos caules, esmagamento e amarelecimento das folhas, perda maciça de flores e botões. Apoiar a planta enfraquecida pode ser adubação mineral, bem como a poda regular de caules velhos e secos, a remoção de folhas murchas e coronetas.
Se a capuchinha mostra sinais de doença ou traços de pragas, partes danificadas da planta são removidas e destruídas, e a coroa é tratada com inseticidas ou outras drogas.
Coleção de sementes de capuchinha no jardim
Muitas espécies de chagas comuns na Rússia, exceto as estrangeiras, dão sementes adequadas para o plantio. Colete frutos formados no lugar dos copos de flor com três sementes abaixo de uma pele dobrada grossa não é difícil.
Se você olhar a capuchinha e as fotos das flores, verá como, aumentando de tamanho, as frutas mudam de cor de verde-claro para pálido. Este é o processo de maturação, e então as sementes prontas para germinação com uma pele ressecada caem e retêm sua capacidade de germinação não menos que quatro anos.
Quando coletar sementes de capuchinha para evitar sua dissecção não autorizada? De fato, diferentemente dos caules e das folhas, as sementes de capuchinha não têm medo das geadas e necessariamente começarão a crescer mesmo no outono, mas não podem passar o inverno pelas brotações.
O período médio de maturação dos frutos nas espécies culturais é de 40 dias após o aparecimento da flor. Na coleção são guiados por este termo. Se, no entanto, as geadas resultantes causarem que mais sementes verdes sejam arrancadas, elas podem ser preparadas para amadurecer, dentro de 1-2 meses após a secagem e agitação à temperatura ambiente.