Partindo no início da primavera para o local, o morador do verão espera ver sinais do despertar da natureza e das novas agulhas das plantações sempre-verdes, mas às vezes a decepção o aguarda. Por que Thuja ficou amarela depois do inverno, o que fazer em tal situação? Como restaurar a beleza de uma planta?
As agulhas podem mudar de cor por vários motivos. Portanto, durante o exame de thuya, a atenção deve ser dada não apenas à cor não natural, mas também à condição das coníferas.
Se as agulhas estão vivos, mas mudou a cor para uma de ouro ou bronze, ou amarelecimento da única afetou uma pequena parte dos ramos dentro da coroa, talvez Thuja recuperar sem a intervenção humana. E a razão para amarelecimento – processos naturais agulhas atualizações e muda de cor quando as mudanças de estações. Mas o que fazer na primavera, se o arborvitae amarelado, os seus rebentos são raquíticas aparência e agulhas perderam a elasticidade, tornar-se frágil e seca?
O amadurecimento em massa, o amarelamento e a morte da vegetação em locais extensos é uma ocasião para soar um alarme e tomar medidas sérias para salvar a planta.
Causas naturais de amarelamento de thuja
Evergreen thuies são chamados não por causa da vida infinita de sua vegetação, mas por causa de sua permeabilidade sutil. O tempo necessário para as agulhas depende da espécie, variedade de plantas e é medido 3-6 anos. Então as agulhas perdem sua força, elasticidade e cor, e depois caem, dando lugar a uma nova.
Nesse caso, o amarelamento da tuia vai do tronco e dos ramos esqueléticos para a parte externa da coroa, é insignificante e nunca tem caráter de massa.
Muitas espécies e variedades de tuias para o inverno, apesar de não perderem agulhas, mudam de cor para dourado, avermelhado-cobre, bronze, marrom. Quase a única exceção é Thuya Smaragd, que permanece verde esmeralda mesmo nas condições climáticas mais adversas.
Se o thuja ficou amarelo por razões naturais, medidas especiais não são tomadas. Com a chegada do calor, a planta acordará e retornará a si mesma uma aparência atraente, e será ajudada pela fácil poda sanitária e aplicação de fertilizantes nitrogenados.
Por que a thuja ficou amarela depois do inverno?
A causa mais comum de amarelecimento e necrose de agulhas na primavera é uma queimadura solar que não assusta um número limitado de espécies. Para proteger a planta, até que o degelo esteja completo, a coroa não está solta, deixando o ar coberto com um material não tecido.
Em regiões com duras, especialmente snowless invernos, e também uma mola prolongada, acompanhada por degelos e geadas afiadas, Tui neste momento necessitam de protecção complementar que vai salvar não só sobre as degrada agulhas decorativos queimar, mas também sobre o frost-crack, danificar a casca ea madeira do tronco e esquelético ramos.
E se tuya depois do inverno virar amarelo e visivelmente secar mesmo com o abrigo correto?
Uma razão generalizada para mudar a cor das agulhas que os jardineiros experientes consideram a rega insuficiente do outono-primavera.
Esquerda sem umidade no outono, a conífera deixada no inverno mal preparada, e com o advento do calor é difícil entrar imediatamente em crescimento. Você pode devolver esta beleza:
- tendo ajustado um modo da rega, em paralelo observando não vazar a cultura sempre viva;
- depois de podar os ramos danificados;
- alimentando o arbusto com uma mistura de fertilizantes para plantas coníferas.
Uma porção adicional de fertilizantes de azoto e de corte vão ajudar a plantas que são plantadas como uma parede ou estar freio ao longo das faixas, uma passagem pedestre ou em uma área onde andar seus animais de estimação. Embora thai sejam muito estáveis, e eles podem sofrer de exposição:
- Reagentes projetados para acelerar o derretimento da neve e do gelo;
- de exaustores de carros intensivos e compostos agressivos e sais de metais pesados que caem no solo com água descongelada;
- de fezes e marcas sistemáticas de gatos e cães.
Erros de cuidado podem ser corrigidos, mas e se a thuja ficar amarela logo após o plantio?
O que fazer quando a thuja ficar amarela após o plantio
Plantadas no outono, os arbustos na primeira primavera podem ficar cobertos com manchas marrons e amarelas desagradáveis. O que acontece com a planta e como ela pode ser ajudada?
A causa mais provável de amarelamento da tuia no primeiro ano de vida no campo aberto é considerada uma aterrissagem incorreta.
Os jardineiros iniciantes não levam em conta que as coníferas são muito negativas:
- à proximidade das águas subterrâneas, cuja estagnação provoca a decadência do sistema radicular, amarelecimento das agulhas e ressecamento dos ramos;
- para aprofundar ou desnudar o colo da raiz, o que leva à inibição do crescimento, o risco de caules da haste na base do tronco;
- plantio muito frequente de plantas únicas, o que provoca o contato dos galhos, uma violação do seu crescimento, secagem e queda das agulhas;
- para um solo impropriamente selecionado, muito denso, pobre ou saturado de água.
Infelizmente, se esses erros são permitidos, quinto melhor transplantados, proporcionando tudo o necessário para o crescimento das plantas, incluindo drenagem, a distância não seja inferior a um metro dos vizinhos mais próximos e no chão, composta por um terreno relvado com a adição de areia e Turfa superior.
Amarelecimento da tuja de pragas e doenças
As culturas de coníferas, como outras plantas de jardim, são propensas a doenças bacterianas e fúngicas. Suas faixas podem ser vistas no verão e na primavera.
Thuya ficou amarelo depois do inverno, o que fazer e como identificar o inimigo a ser tratado?
Depois de derreter a neve, especialmente em jovens arbustos, é possível detectar sintomas de multiplicação de fungos nocivos que parasitam não apenas a superfície, mas também os tecidos internos. Espalhando-se em uma crina densa, causam uma mudança na cor das agulhas, a secagem da primeira fina e, em seguida, as principais brotações. Além dos fungos microscópicos, os danos às plantas são causados por fungos e por todos os tipos de podridão.
Como uma profilaxia de murcha e necrose, thuja na primavera e no inverno são pulverizadas com líquido Bordeaux ou outros fungicidas contendo cobre. Na zona de risco, o tratamento é repetido no verão.
A pulverização executa-se depois do aparamento sanitário e saneamento de todos os danos deixados no inverno:
- rachaduras na casca;
- congelamento;
- ramos principais de spili.
Se houver plantas mortas, velhas ou muito podres ou afetadas por fungos, elas são removidas e os tocos são arrancados e queimados.
Juntamente com os agentes causadores de doenças, perigosos insetos sugadores, que causam o amarelecimento das agulhas e a morte de partes individuais da planta, podem se instalar no ambiente. Um estudo cuidadoso da coroa e das áreas infectadas ajudará a identificar os inimigos. E livrar-se deles ajudará os inseticidas sistêmicos, que são usados tanto para fins medicinais quanto para prevenção.