Culturas decorativas coníferas devido à persistência de agulhas durante todo o ano, despretensão e variedade de formas são muito populares. Anão Thuya Tini Tim é um arbusto perene que pode ser encontrado em qualquer site, até mesmo o mais pequeno.
Um ephedra com uma coroa globular densa, agulhas de pinheiro verde-escuras e excelente resistência do inverno pode ser plantada como um meio-fio, delimitando os caminhos do jardim. Tui West Minúsculo Tim ou Thuja occidentalis Minúsculo Tim vai decorar o pé da colina alpina, reviver a borda do gramado, enfatizar a beleza de perenes flores altas e plantas de cobertura do solo.
Descrição e foto de Tui Tiny Tim
Guiados pelo decorativo e despretensioso tuya western, os criadores trabalham incansavelmente na obtenção de novas variedades destas coníferas sempre verdes. Hoje, uma escolha de proprietários de casas de veraneio e paisagistas é oferecida várias dezenas de variedades de diferentes tamanhos, formas e propósitos.
Tuya Tini Tim refere-se a pequenas plantas quase anãs e entre os parentes destaca-se:
- taxa de crescimento muito baixa;
- uma coroa densa, em forma semelhante a uma esfera;
- rebentos finos, de boa vontade e ramificados;
- Agulhas de pinheiro escamosas verde-escuras, que não perdem a sua ornamentação ao longo de todo o ano.
Normalmente, as plantas caem no jardim com a idade de 2-4 anos. Somente com a idade de 10 anos, forma-se uma coroa com 30 cm de altura e 40 cm de diâmetro e, à medida que se cresce, a coroa se expande, chegando a um metro e meio. A altura do arbusto, portanto, não exceda 50-100 cm.Como todas as espécies relacionadas, Tuy Tiny Tim prefere crescer em áreas claras com um solo moderadamente nutritivo e drenado.
Se a efedrina aparece à sombra, a maior parte do dia não recebe calor e luz suficientes, a coroa perde gradualmente a sua densidade, mantém a forma natural pior e as agulhas desvanecem-se.
Uma das razões para a popularidade da tuja ocidental é a despretensão. A planta cresce em diferentes tipos de solos, mas o ideal para a cultura de coníferas é um substrato solto, moderadamente nutritivo, que passa bem, mas não acumula muita umidade.
Segundo a descrição, Thuya Timi Tim, na foto, tem alta resistência à seca e pode crescer em condições de alta umidade. E ainda, sob condições extremas, não vale a pena esperar por um bom crescimento e atratividade das coníferas. Mas graças à coroa densa e tamanho pequeno, o thuja tolera perfeitamente geadas até 34-37 ° C.
Plantando Tui Tini Tim e cuidando do mato
Para o plantio de tui, bem iluminado, protegido de ventos fortes com solo levemente cultivado são preferidos. No solo denso, as raízes das plantas não conseguem obter a quantidade certa de ar, água e nutrientes.
Seu desenvolvimento é difícil tanto em solo seco como úmido, e o acúmulo de água pode causar problemas como o desenvolvimento de cáries bacterianas e doenças fúngicas.
Antes de aterrissar sob o Tui Tiny, os poços de escavação de Tim para minúsculos arbustos ou trincheiras criam freios densos e baixos. As dimensões dos buracos dependem das dimensões da parte subterrânea da planta. O solo do jardim para enchimento é misturado com turfa e areia numa proporção de 2: 1: 1. No solo, adicione 50 gramas de fertilizante complexo para coníferas por planta.
Em áreas onde a estagnação, o derretimento ou a estagnação da água da chuva é possível, o fundo do poço é revestido com drenagem de tijolos quebrados, argila expandida ou areia grossa com uma camada de 10 a 20 cm.
As mudas de Thuja que caem no local do viveiro são cultivadas em recipientes, de modo que seu sistema radicular é protegido. Plantar Tui Tini Tim e cuidar do mato neste caso são simplificados devido ao enraizamento fácil e rápido. Se a muda for cultivada sozinha, é importante considerar cuidadosamente as raízes. Eles estão dispostos em um monte de terra, empilhados no fundo do poço.
Depois de encher o solo, o pescoço da raiz do arbusto não deve estar sob o solo. Caso contrário:
- o desenvolvimento disso é interrompido;
- aumenta significativamente o risco de deterioração da parte inferior do tronco e ramos esqueléticos;
- o crescimento diminui;
- a planta pode morrer.
Quando os poços são cobertos, o solo é calcado um pouco e regado abundantemente.
Um denso mulching por turfa ou serragem ajudará a preservar a umidade que é muito necessária para as mudas. Camada conforme necessário, restaurar e complementar.
No futuro, o jovem Tui Tiny Tim precisa de cuidados regulares, mas não onerosos. Solo sob arbustos sempre verdes:
- regado;
- erva daninha;
- solta, não se enterrando mais de 8-10 cm.
Na estação quente, é importante não permitir que o solo seque. Para manter a decoração da coroa, a tuia é irrigada com água morna, em stand-by, que compensa a evaporação da água da superfície das espessas agulhas verdes.
Na primavera, quando a planta acorda após o frio, o Tui Tiny Tim é alimentado, usando misturas especializadas complexas de 50-60 gramas por metro quadrado.
Para garantir que o jovem não seja afetado por queimaduras solares, os arbustos são cobertos com estopa ou material não-tecido denso.
Thuya Tini Tim: foto em paisagismo
A variedade ocidental de Tuy difere em tamanho compacto, taxa de crescimento muito pequena e cor constante das agulhas. Não é de surpreender que as características das coníferas estivessem no centro das atenções dos paisagistas.
No projeto paisagístico, Thuya Tiny Tim, na foto, é usado em plantações individuais e em grupo, bem como como parte dos baixos freios que enquadram gramados e caminhos de jardins, áreas funcionais.
Devido à despretensão da cultura, a sua resistência às emissões nocivas de transportes e empresas, Tui sem problemas se acostumar com as áreas urbanas, perto de rodovias e comunidades de casas suburbanas.