O valor de tui não é apenas em sua despretensão e no carente que persiste ao longo do ano, mas também na capacidade da planta de manter uma certa forma. Tuya piramidal pode ser considerado um símbolo vivo da espécie. São esses espécimes mais encontrados em parques e praças, em cercas vivas, em grupos e como solitários em áreas suburbanas.
Apesar da semelhança geral das plantas com uma coroa cônica, elas pertencem a diferentes variedades e até espécies. Na zona média, devido à resistência à geada, a preferência é dada para o oeste, no sul, nas plantações, o leste e as planícies são predominantes.
Características da estrutura e vegetação da tuja piramidal ocidental
Os ancestrais da forma piramidal ocidental são nativos da América do Norte, crescendo na natureza por várias dezenas ou centenas de anos, chegando a 15-30 metros de altura. A tuja da forma cónica pode ser um ou mais dos troncos densamente pressionados em conjunto.
Tui piramidal pequenas agulhas de pinheiro escamosa. Dependendo da variedade, ou se torna marrom no inverno, ou até que a primavera retenha sua cor original.
Como tuya é uma planta perene, a folhagem modificada, mesmo tornando-se marrom ou avermelhada, não desmorona. Sua vida dura até três anos, após o que as agulhas morrem e a fuga é desnudada.
Todos os anos crescem lentamente, diferem no temperamento despretensioso e transferem bem o transplante. Devido às variedades disponíveis resistentes ao inverno, as tuyas piramidais são cada vez mais instaladas em áreas suburbanas, não apenas na faixa intermediária, mas também no noroeste do país, nos Urais e na Sibéria.
A reprodução de plantas de alta qualidade é realizada de forma vegetativa, com a ajuda de estacas ou estacas. O método das sementes também é possível, mas as mudas jovens nem sempre mantêm as características dos espécimes-mãe.
O plantio de piramidal tailandês no solo é realizado quando as mudas atingem a idade de 2 a 4 anos, enquanto as plantas jovens ficam bem e podem decorar até cem anos.
Condições para plantar e cuidar da pirâmide
As coníferas preferem o sol ou a sombra parcial, onde a planta recebe luz suficiente e forma uma coroa bela e uniformemente densa. Se a thuja cair em uma sombra profunda:
- Gradualmente, os ramos tornam-se escassos;
- as agulhas perdem um tom rico, podem ficar amareladas e, nas variedades douradas, tornam-se esverdeadas;
- a forma piramidal da coroa está quebrada.
Thuja piramidal, na foto, não precisa de uma composição especial ou cuidados. A disseminação do tui no paisagismo foi sua resistência a influências ambientais negativas, incluindo:
- vento;
- luz solar direta;
- congelamento;
- O ar das cidades e suas vizinhanças imediatas poluídas pelo transporte de empresas industriais e de transporte.
No entanto, isso não significa que cuidar de thuja piramidal é desnecessário. Para o plantio de variedades arborvitae de cozido espaçoso, o tamanho do sistema radicular e pit coma de barro que equipam drenagem e encher com uma mistura de loose-base jardim do solo, turfa e areia.
Para garantir que o Tui não tenha falta de nutrientes, o solo é fertilizado com complexos compostos especializados para coníferas.
No futuro, a alimentação de arbustos é levada a cabo na primavera e menos frequentemente no outono, combinando com rega não frequente, mas abundante.
As efedras carregam uma falta de matéria orgânica no solo e na seca, mas é melhor crescer se o solo for umedecido sob elas. Em clima seco e quente, as plantas, especialmente as jovens, respondem bem às aspersões superficiais. Não permita que a secagem do sistema radicular ajude a cobertura abundante do tronco. No início da estação de crescimento, esta é sujeita a poda sanitária e, se necessário, corrigindo a forma piramidal da coroa.
Um pequeno derramamento de agulhas é mais frequentemente associado a processos naturais de renovação, por isso não incomode o jardineiro.
Se a thuja piramidal, na foto, sofria de queimaduras solares ou congelava em um inverno sem neve, não é necessário esperar que ela se torne verde. Um corte de cabelo elegante, reforçado com fertilização e rega, ajuda a restaurar a decoração e durante o verão para restaurar os danos.
Antes do início do inverno, a coroa cônica da planta está firmemente conectada, pequenas e também variedades com baixa resistência à congelação. Essa medida permite que as coníferas retenham sua forma e a maioria dos galhos sob fortes ventos, geadas e neve pesada, capazes de quebrar galhos esqueletais.
Diversificar o design do site permite inúmeras variedades decorativas de tuja piramidal e suas variedades variegate. Tais plantas são geralmente mais exigente do que ancestrais selvagens, mas com um mínimo de cuidado e escolha do local adequado para o plantio durante muitos anos decorar a casa, são um hedge ou pano de fundo para baixo crescimento arbustos de folha caduca, floração perenes e gramíneas.
Formas e variedades de tuja piramidal
Tradicionalmente, mais de uma dúzia de formas piramidais ou cônicas de tui ocidentais são usadas para jardinagem. Entre eles, há plantas cuja coroa é formada em um ou mais troncos. A maioria das variedades são variedades que mudam de cor para marrom acastanhado no inverno.
Thuya West Smaragd (T. occidentalis Smaragd)
A forma piramidal thuya mais famosa, com invariavelmente agulhas verdes, é thuya western Smaragd. Uma planta com uma coroa semelhante a um cone, na idade de 10 anos, atinge uma altura de 2 metros. As dimensões máximas possíveis são o dobro disso. seu nome é devido à sombra esmeralda das agulhas, que não muda nem no verão nem no inverno.
A forma decorativa da thuja ocidental é considerada uma das melhores variedades com coroa cônica. A planta tem uma resistência relativa no inverno, mas nas regiões do norte ela pode congelar, sofrer com o sol da primavera e precisa de proteção.
Thuja Brabante Ocidental (T. occidentalis Brabant)
O mais alto thujas Braband é bem conhecido dos produtores russos, devido à sua resistência ao congelamento e uso universal. Na maioria das vezes altos, arbustos de até 3-4 metros de espessura são usados para criar sebes verdes, em plantações de grupo. Para manter a forma da pirâmide, é necessária uma poda. A variedade difere na sombra, mas não tolera degelos e geadas periódicas da primavera, que causam danos a agulhas e madeira.
Como Touya Smaragd, esta espécie tem uma forma variegada dourada. Tal thuja piramidal na plantação e cuidado não se diferencia dos seus parentes verdes. No entanto, manter a cor amarela elegante da coroa é mais fácil no patch solar.
Thuja ocidental Pyramidalas Compacta (T. occidentalis Pyramidalis Compacta)
Desde 1904, os amantes de plantas coníferas podem plantar em suas áreas da variedade Tui Piramidalis Compacta com uma coroa cônica estreita, composta de muitos brotos altamente ramificados. Os galhos são apertados uns contra os outros e cobertos com agulhas verdes rasas. A forma das agulhas é uma reminiscência de escamas lisas ligeiramente brilhantes. A altura máxima da planta atinge 8-10 metros.
Esta forma de tuja é incrivelmente difundida e devido à resistência à geada, pouco exigente e compacta da natureza, a coroa ganhou o respeito de mais de uma geração de jardineiros.