Sem inflorescências brilhantes de sálvia, é difícil imaginar canteiros de flores em terrenos particulares e canteiros de flores da cidade. Plantas de flores longas e exuberantes, não exigentes no solo e na rega, são bem conhecidas da maioria dos jardineiros. Mas poucas pessoas suspeitam que o gênero, ao qual a sálvia pertence brilhante, inclua várias centenas de espécies e variedades de sálvia para o jardim. Entre eles, e sábio medicinal.
Relativamente à família das Águas Claras do género Salvia, encontram-se em todo o mundo desde a Europa, a Sibéria Oriental e a Ásia até às Américas. A maioria é de plantas perenes com altura de até 120 cm, com caules eretos cobertos com folhas alongadas e flores bilabergiformes coletadas em inflorescências especulares. Sementes de plantas culturais e silvestres amadurecem dentro de um mês após o término da floração e até 3 anos podem ser usadas para o plantio.
Folhas em muitas variedades de sálvia são alongadas inteiras ou, o que é muito menos comum, pinadas. Colorir as flores não se limita ao habitual vermelho brilhante hoje. Esta é, antes, uma exceção à regra. Espécies selvagens surpreendem com a riqueza da paleta de branco a roxo rico, e é por isso que elas são de crescente interesse para os cultivadores de flores. Mas, de acordo com a tradição, o nome “Salvia” está firmemente entrincheirado para variedades de salvia cintilantes, e plantas com pincéis azuis são freqüentemente chamadas de sálvia.
Salvia brilhante: uma foto de flores Salvia splendens
A mais famosa das espécies de jardim da Salvia é uma nativa do Brasil, já utilizada há quase 200 anos em cultura. Em casa, arbustos ou plantas herbáceas com caules tetraédricos eretos rígidos podem atingir de 20 a 80 cm de altura e florescer maciçamente durante o verão e o outono.
Antes dos ativos escova de reprodução Salvia fotos brilhantes de cores que hoje afetam a riqueza de cores e esplendor de inflorescências não foram tão impressionantes. À disposição dos jardineiros eram apenas variedades com cor vermelha de corolas e copos, vagamente sentados no pedúnculo.
Hoje, além de flores vermelhas, muitas vezes você pode encontrar sálvia branco brilhante, roxo lilás e até duas cores.
Salvia officinalis (Salvia officinalis)
Sálvia medicinal é uma sábia familiar para as pessoas há milhares de anos, é usada na medicina, perfumaria e culinária. A terra natal da planta é o estado do Mediterrâneo e a região da Ásia Menor. Em condições favoráveis, um meio arbusto longo atinge a altura de meio metro e, na Rússia, só pode ser cultivado através de mudas como uma cultura anual.
A sálvia é fácil de distinguir por folhas prateadas oblongas e púrpura, coletadas em inflorescências verticais esparsas.
Um tipo medicinal de sálvia e variedades para um jardim com folhas mosqueadas florescem no meio do verão.
Salvia vermelha (Salvia coccinea)
A sálvia vermelha na foto das flores é muito parecida com uma sálvia medicinal, e em sua mais espetacular congenial – sálvia brilhante. O arbusto do Brasil nos países europeus e na Rússia é cultivado como anual, mas neste caso a planta cresce para 50-70 cm.
Esta espécie possui hastes púberes com folhas ovóides e flores vermelho-carmim coletadas em inflorescências espichadas de 5-8 pedaços. As corolas, com menos de 3 cm de comprimento, florescem no meio do verão e a planta mantém a decoração até a mais fria. Se você comparar a sálvia vermelha com variedades de brilhantes, então a primeira perde em brilho, embora seja usada pelos cultivadores de flores por mais cem anos.
Hoje, o interesse pela sálvia que ama a umidade, que prefere sol e calor, está em constante crescimento. A planta é perfeitamente propagada por sementes e pode ser plantada tanto em terreno aberto como em estufas.
Salvia de folhas pequenas (Salvia microphylla)
Este tipo de sálvia – sálvia na forma selvagem ainda é encontrada no sul da Europa, na França e nos países do Mediterrâneo. Aqui, esta planta evergreen perene cresce para 100-120 cm.O florescimento da sálvia continua de junho até o final de outubro.
Mas pequenos pincéis de flores de carmim não são a única característica da espécie. Os verdes e caules do meio-arbusto perene contêm muitos óleos essenciais aromáticos usados por perfumistas e médicos.
Salvia farinacea
A planta desagradável e florescente de agosto até o final do outono apareceu em canteiros russos da América Central. No caso da sálvia, uma haste ramificada ligeiramente esparsa mede até 90 cm de altura, e as inflorescências chegam a 20 cm de comprimento e efetivamente se elevam acima dos arbustos piramidais.
O cálice, a corola e a parte superior do pedúnculo são pintados em tons de azul ou púrpura que persistem mesmo quando as plantas estão secas.
As folhas são alongadas, ovadas e, em contraste com muitas espécies e variedades de sálvia para o jardim, que não possuem uma aresta característica.
Salvia variegada (Salvia viridis)
O valor deste nativa do sul da Europa e na Ásia, e não nas inflorescências brilhantes ou óleos essenciais e folhas variadas cores vivas, brácteas no topo do 40 ou 60 polegadas hastes. Folhas oblongas e brotos são pubescentes.
As inflorescências conseguem 30 cm e unem até 6 flores de tamanho médio de uma sombra lilás rosada ou leve. A sálvia ou sálvia começa a florescer em junho, e a aparência da planta é preservada durante toda a estação de crescimento. A única peculiaridade que dificulta o uso de formas variadas na cultura é o acamamento das hastes se o suporte não for estabelecido no tempo.
Salvia verticillata
Uma variedade de sábios em forma selvagem é encontrada em toda a Rússia, na Europa Ocidental e em partes da Ásia. Aprenda algumas variedades de sálvia pode ser em flores roxas, coletadas em denso, localizado em whorls alto pedúnculo. Os caules desta espécie ramificam-se apenas na base e crescem até 50 cm. Folhas, como brotos, são fortemente pubescentes e ligadas a hastes em pecíolos longos.
A sálvia em espiral começa em julho e, até setembro, nas clareiras da floresta e nos jardins você pode ver suas inflorescências elegantes.
Sálvia Muscat (Salvia sclarea)
Plantas poderosas de um metro de altura são cultivadas em uma cultura de um ou dois anos. Em hastes retas, forradas com bordas oblongas e irregulares das folhas. Este tipo de salvia dá uma massa verde abundante. As folhas às vezes chegam a 30 cm de comprimento, mas à medida que se movem em direção à inflorescência, elas se tornam menores.
Decorativo para a planta não é dado por flores de aparência comum, mas por folhas-brácteas. Hoje existem variedades de sálvia com corolas brancas, rosa ou roxas. Desabrochando de junho a setembro, uma espécie de sálvia é bem conhecida como uma valiosa planta medicinal e de óleo essencial.
Bosque de carvalho Salvia (Salvia nemorosa)
Crescendo em vista zona de floresta russa de sálvia tem poderoso, em altura e 30-60 cm caules e densa Semelhante ao despertar inflorescências, alcançando o comprimento de 40 cm. Ambas as corolas e grandes brácteas têm uma cor púrpura ou azul.
Se os pêlos forem perceptíveis nas hastes, as folhas longas e pontiagudas do bosque de carvalhos são perfeitamente lisas, com dentes nas bordas. Plantas decorativas permanecem do meio do verão até meados de setembro.
Prado Salvia (Salvia pratensis)
A planta de meio metro de altura difere por um conjunto de hastes retas e ramificadas e hastes florais repletas de auréolas violetas. O prado da salva é similar ao carvalho da sálvia, mas o último é muito mais poderoso, e seus tiros não são tão ramificados. Em cada verticilo é anexado de 4 a 6 cores, ocasionalmente, nas hastes você pode ver pequenas folhas, que se tornam muito maiores para a roseta basal.
O sábio de florescência do prado passa duas ondas. A primeira, como em muitas espécies e variedades de sálvia para o jardim, começa em junho, e a segunda floração revitaliza o local em setembro.