Paisagismo – não é uma área em que você pode ser guiado exclusivamente por seus próprios gostos. Sem considerar a decoração de todas as estações, a unidade colorística e os requisitos exigentes para o cultivo de certas plantas, é impossível decorar o canteiro de flores a partir de plantas perenes. Não se apresse “na piscina com a cabeça”! Familiarize-se com os princípios mais importantes do paisagismo antes de decorar um canteiro de flores perenes em sua residência de verão!
Canteiros de flores: definição e configuração
Os canteiros de flores são as áreas que combinam plantas ornamentais, ornamentais, herbáceas e arbustivas, caminhos de jardim e pequenas formas arquitetônicas. Eles podem ser regulares – com linhas de composição rígidas, ou paisagens – com contornos suaves.
Os tamanhos dos canteiros são muito diferentes – de 1 metro quadrado a 1000 metros quadrados ou mais. A proporção de plantas com pequenas formas arquitetônicas e gramado verde também pode ser diferente. A “proporção áurea” é aquela em que o primeiro dígito é maior que o segundo, e a soma do primeiro e segundo dígitos é igual à terceira: 3: 5: 8; 8:11:19 e outros.
De acordo com a forma e o método do dispositivo, os jardins de flores são subdivididos em subespécies:
- Jardins de flores modulares
Jardins floridos, que combinam espaços verdes, pavimentos decorativos (pedras, azulejos) e pequenas formas arquitectónicas (vasos, fontes e contentores). - Mixborders
Canteiros mistos de largura e configuração arbitrárias. Na maioria das vezes uma faixa, quebrada ao longo da parede da casa, caminho do jardim ou cerca. - Tapeworms
Canteiros de flores, unidos por algum princípio geral: cor, altura de planta, a forma de suas folhas, etc. Como regra geral, eles são colocados em isolamento, onde são melhor visualizados. - Rabatki
Camas longas e relativamente estreitas (a proporção de comprimento e largura é de cerca de três para um), monocromáticas ou decoradas com padrões geométricos. Muitas vezes fazem parte de um complexo canteiro de plantas perenes. - Freios
Faixas contínuas estreitas (10-50 cm) de plantas compactas e atrofiadas. Geralmente usado para bordar partes individuais de um jardim de flores complexo. - Rokarii
Canteiros de flores, em que uma combinação de plantas e pedras. Também conhecido como jardins de pedra. - Jardins de pedra
Estes são canteiros de flores, cuja base de composição são as plantas da flora alpina e subalpina, plantadas em uma plataforma elevada.
Agrupamento de plantas
No mundo, existem centenas de espécies de plantas perenes, e todos eles têm diferentes requisitos para as condições de crescimento: alguns despretensiosa – alguns requerem cuidados regulares, alguns necessitam de rega abundante – alguns não pode tolerar umidade excessiva …. Portanto, a fim de cuidar de algumas plantas, não mate outras, agrupe-as corretamente! Além disso, considere seu emprego. Considere quanto tempo você está disposto a dedicar aos seus arranjos florais.
Em geral, sob demanda, as plantas perenes são divididas em três grupos: despretensiosas, moderadamente demoradas e trabalhosas.
- grupo. Flores despretensiosas perenes para um canteiro de flores
Este é um grupo de plantas que não exigem iluminação, umidade e tipo de solo. Eles são resistentes a doenças e pragas, por muitos anos eles crescem bem em um lugar sem transplante, eles não têm medo do frio. Para manter a beleza do canteiro de flores, plantado com plantas perenes despretensiosas, basta um mínimo de tempo e esforço – rega em períodos áridos e processamento anual de primavera.
Existem muitas plantas deste grupo. Este acônito, Brunner, helenium, gerânio (prado e ploskolistnaya), genciana, doronicum, goldenrod, malva musk, sedum, fizostegiya, Stachys, alguns tipos de papoilas e assim por diante. - grupo. Flores moderadamente laboriosas para o canteiro de flores
Trata-se de um grupo de plantas que não necessitam de cuidados diários, mas necessitam de condições especiais de crescimento, bem como perenes, que devem ser plantadas a cada dois ou três anos.
O segundo grupo inclui aquilegia, armeria, arabis, cornflower, cravo, gaylard, gerânio, genciana, delphinium lily (vários híbridos). Isso inclui íris, clematis, macley, camomila, sino, polyanth rose, phlox, sage, echinacea. - grupo. Flores de trabalho intensivo para o canteiro de flores
Esta é uma cultura que precisa de cuidado diário meticuloso, práticas agrícolas complexas, condições especiais de crescimento. Plantas do terceiro grupo são propensas a doenças, com medo de resfriados e várias pragas.
Esta é a maioria dos bulbosos, lírios, rosas, quase todos os gladíolos, jacintos, dálias e crisântemos, begônia, kempfera, enotera, etc.
Canteiros de flores bonitas de plantas perenes: plantio longline
Camadas (multinível) plantio permite que os hosts jardim levantamento lote todas as plantas em uma forma decorativa ideal e próprias plantas – para obter a quantidade necessária de luz solar, sem competir uns com os outros.
Portanto, antes do plantio, agrupe todas as plantas em altura – dê a cada grupo seu lugar:
Se um canteiro oval ou redondo de plantas perenes for arranjado, as plantas mais altas podem ser plantadas no centro. Em torno deles plantar uma planta de altura média. Os pequenos preenchem os lugares que estão vazios. Se estamos falando de plantar um tipo de placa de mistura, plante plantas altas no fundo e plantas baixas no primeiro plano.
Se desejar, leve algumas plantas altas para a frente ou mova-as para um único espetáculo. Eles se tornarão os pontos nodais do ornamento. Evite a retidão. Experiência!
Planejamento funciona. O esquema de um canteiro de flores de plantas perenes
Antes de começar a plantar, você precisa desenhar um esquema de canteiro de flores no papel. Esquemas de plantas perenes com design correto – metade do sucesso de todo o evento!
- Tamanho do jardim de flores
Começa com a distribuição das áreas do site gratuito. Pense em quanto espaço você está disposto a tomar sob o jardim de flores. Se desejar, o uso de proporção “clássica”, em que cerca de 13% da área deve ser reservada para casa residencial e edifícios comerciais, 20% para caminhos quintal lar e jardim, 12-15% sob a flor, 33% abaixo e 23% jardim debaixo do jardim. - Contorno do jardim de flores
Determine a forma desejada e aplique um padrão ao contorno do canteiro de flores. - Alojamento de plantas altas e baixas
Observe o local para plantas altas (80-150 cm), médias (40-70 cm) e baixas (até 30 cm) no desenho. - Distância entre plantas
Ao elaborar o plano, leve em conta que a maioria das plantas perenes crescem em um único lugar, o que significa que elas precisam deixar espaço livre “para o crescimento”. Para garantir que o jardim de flores não pareça vazio, você pode preencher temporariamente a lacuna com belos anuários. - Cores
Para escolher corretamente o esquema de cores do futuro canteiro de flores, use pedaços de papel colorido, de acordo com o tom apropriado à cor das plantas selecionadas. Se você cortar e colocar papel “arbustos” não há desejo – pintar o esquema com lápis de cor. - Transferindo o esquema “em espécie”
Para mover o projeto de planejamento da trama “na natureza” será mais fácil se o esquema de papel é dividido em quadrados, e então, tendo em conta a escala adotada, “zadvadratit” e o terreno. Você pode espalhar o chão com uma estaca afiada ou pó de cal. Depois disso, transferir todas as linhas do circuito para o solo não será difícil. Só será necessário identificar os pontos em que, de acordo com o plano, essas ou aquelas usinas serão localizadas.
Colouristics
Ao criar composições de flores, não se deve esquecer as regras básicas da harmonia de cores. Não é à toa que dizem que a imagem de um jardim é 99% determinada pela cor.
Antes do início do trabalho, estude diferentes fotos de canteiros de plantas perenes e avalie suas sensações. Lembre-se de como esses tons afetam um visualizador externo. Calcule todos os detalhes e faça sua escolha!
Atenção por favor! Os nomes das plantas populares e a coloração de suas flores podem ser vistos na Tabela 1.
“Estações”: um canteiro de flores contínuas de plantas perenes
Infelizmente, plantas que são perfumadas durante todo o ano não são encontradas na natureza. Assim, desejando criar um canteiro de floração ininterrupta, é necessário usar plantas de diferentes grupos biológicos, entendendo claramente o que e quando eles olham com mais eficácia. Isso geralmente causa dificuldades. Afinal, se a obtenção de efeito flor na estação quente não há nenhum problema (alto, médio e baixo crescimento flores perenes para a primavera canteiros de flores – período de Verão em qualquer loja apresentados em uma ampla gama), a seleção de cores para decorar as camas durante a estação fria, muitas vezes coloca jardineiros novatos impasse. Existe uma saída! Oferecemos-lhe as nossas variações interessantes sobre o tema “outono-inverno”. Talvez algumas das ideias encontrem um lugar no seu jardim!
Outono
No início do outono, o jardim será decorado com variedades médias e tardias de panícula de flox. Tendo plantado floxes em grupos, e tendo batido neles com uma pechincha, você receberá uma bela composição de plantas perenes que requerem cuidados mínimos.
Extremamente bom em camas de outono e bulbosas perenes: tulipas botânicas de várias variedades e seus híbridos. Ano após ano eles se expandem, transformando-se em sapatos grandes.
Very nice no fundo das folhas de outono vai olhar plantas perenes dos canteiros de flores, pegar o tom da madeira “cap”: goldenrod amarelo limão, laranja rudbeckia, vermelho e marrom helenium.
Aster alto da Nova Inglaterra – uma das cores mais recentes, formará a base da composição do jardim em novembro. Graças a um grande número de botões “sobressalentes” na inflorescência, eles suportam facilmente geadas leves. Vermelho, branco, azul e rosa, os ásteres não perderão a decoração até a neve.
Inverno
Belos canteiros de flores de plantas perenes de “tempo de inverno” – não uma fantasia, mas uma realidade! Plantas que são resistentes ao frio, não tanto, no entanto, entre elas, há aquelas que têm um forte impacto emocional em uma pessoa!
Por exemplo, como o crisântemo “rainha do oriente”. Majestosas, com flores duplas brilhantes, elas são famosas pela floração extremamente longa. As variedades mais recentes de crisântemos começam a florescer em setembro e terminam no meio do inverno (na foto: crisântemos na neve).
Quando a neve fofa cai, os pontos de vista dos açafrões e colchicums são acorrentados a si mesmos. Suas flores cor-de-rosa e roxas coloridas suportam geadas severas. Aspergidos com neve, eles apenas aderem levemente ao chão, depois se endireitam e ficam em pé novamente, como se nada tivesse acontecido.
No inverno ameno, o ciclâmen floresce de dezembro a fevereiro. Eles são tão bonitos que até dedicaram um festival anual na Inglaterra.
Um símbolo real do Ano Novo serão os arbustos decorativos. Imagine a força atrativa dos frutos escarlates do cotoneaster em um manto branco de neve, e você certamente desejará plantá-los em seu jardim. Criatividade bem sucedida!
Vídeo: como fazer um mixborder com suas próprias mãos