As glicínias, cujo cuidado e cultivo na zona subtropical é livre de problemas, requerem atenção especial em outras zonas climáticas. O segundo nome é wisteria e é uma das plantas mais bonitas. Tendo visto uma vez você não pode deixar de se apaixonar por uma videira chique com uma cachoeira de inflorescências florescendo e um agradável aroma adocicado. Ter esse tesouro em seu jardim é o sonho de todo jardineiro.
Permita-me apresentar-me
A glicínia é uma planta que representa externamente uma enorme videira ornamental que pertence a uma família de leguminosas. Basicamente, é semelhante a árvore e decídua, mas às vezes há espécimes de folhas semi-folhosas na base. O nome da planta foi recebido em homenagem ao professor de anatomia americano Caspar Vistara e em grego significa “doce”. Para fins ornamentais, a planta é cultivada em todo o mundo. Mas a principal área de distribuição é a Ásia Oriental e a América do Norte, principalmente nas zonas subtropicais. Também encontrado nas florestas da China, o Kuban, a Criméia, o norte do Cáucaso. Em geral, existem 9-10 variedades, mas apenas dois crescem no jardim – pyshnotsvetnuyu e chinês.
É uma planta perene de crescimento rápido (árvores vivem por 150 anos), crescendo a uma altura de 18 m, e os ramos são representados por lianas encaracoladas. Eles estão nus (às vezes há espécimes com pubescência) e caíram. O tamanho da planta é impressionante – na circunferência da videira pode chegar a 0,4 M. Os brotos de glicínias são finos, verdes, cinza casca.
Folhagem neparnoperistye glicínia, colorido matiz verde escuro ou luz é regular e composta de fragmentos de 7-13, cada um dos quais tem uma oval ou oblonga-elíptica estreita. Em geral, o comprimento da folha no comprimento chega a 30 cm.
O florescimento das glicínias ocorre duas vezes por ano. A primeira vez – em março-maio, o segundo – no meio ou no final do verão. Algumas espécies podem ter diferentes tempos de dissolução dos botões. Externamente, a flor é um ramo inclinado que consiste em vários botões densamente plantados. Em média, o comprimento do aglomerado é 10-80 ou 100-120 cm, as flores florescem desde a base até o topo do aglomerado, emitindo uma fragrância sutil. Há uma corola branca e um perianto zigomorfo.
Botões de cores são diversos. Basicamente rosa, branco, vários tons de roxo e lilás.
No final da floração, são produzidas frutas – vagens de 15 cm de tamanho, contendo sementes de forma arredondada, pintadas de marrom-preto.
Ao cultivar e cuidar de glicínias (fotos dos exemplares mais chiques são apresentados), é preciso lembrar que algumas plantas são venenosas, portanto, deve-se ser extremamente cauteloso e lavar bem as mãos após o contato.
Glicínia: cuidado e criação na faixa do meio
Ao contrário do habitual para a zona das glicínias, o crescimento na faixa intermediária é problemático. Invernos longos e muito frios salvam apenas o crescimento jovem e rizoma. A floração também espera ser melhor – as plantas adultas florescem apenas aos 6-8 anos de idade. E onde o verão é frio e chuvoso – você precisa se esforçar para ver os botões.
O ambiente ideal é uma temperatura constante, sem mudanças repentinas, tanto durante o dia como à noite, e também muita luz solar.
Para um bom desenvolvimento na banda média, você precisa criar condições para cultivar e cuidar de glicínias próximas do ideal.
Seleção do pouso e solo
Wisteria – uma planta muito termofílica, portanto, prefere manchas solares e paredes de edifícios voltados para o sul. Áreas abertas não são recomendadas, é melhor pousar uma vinha ao longo de uma cerca alta ou sob a parede da casa.
Alcançar floração completa e abundante só é possível em iluminação brilhante, pelo menos, 6 horas por dia. Isso deve evitar ventos e correntes de ar.
Para o solo, a glicínia não é particularmente exigente. Por via de regra, cresce bem em qualquer terra, mas o chernozem ou os limões ricos favorecem-se particularmente. Mas um substrato calcário ou um pantanoso é completamente inaceitável.
Plantio e cuidados
No solo, a liane é plantada no início de junho, preparando um poço de 60 cm de 60 cm e aplicando a digestão preliminar de minerais no cálculo de 25 a 30 g por m2.
Para a liana não é podre e não molhado, o fundo dos buracos deve ser colocado uma boa camada de drenagem. Isso também protegerá a raiz.
Como plantar wisteria, a enfermagem tem suas próprias sutilezas:
- Após o plantio, a planta deve ser bem regada.
- Você deve esperar por uma adaptação com duração de cerca de um mês. Depois disso, a trepadeira entrará em crescimento e ela precisará estabelecer um apoio.
- Em clima quente ou durante uma seca, a irrigação deve ser periódica e suficiente.
- É permitido pulverizar a videira no verão.
- Na aproximação do período de verão, a rega é reduzida ao final.
- Como cobertura, use adubo com água (20: 1) ou fertilizantes minerais (20 g dissolvem em um balde de água).
- Quando a folhagem desaparecer, você deve podar. Também é realizado na primavera durante o crescimento ativo.
- Antes da primeira geada, a liane é removida dos suportes, colocada sobre as tábuas no chão e cuidadosamente coberta com musgo, e após o lutrasilom. As regiões basais devem ser “enterradas” com terra. Este procedimento é especialmente importante para plantas jovens.
Leningrado e a região de Rostov
Muitos jardineiros para o cultivo de glicínias na região de Leningrado e para cuidar dele são selecionados por chineses ou uma variedade multicolorida. Infelizmente, isso é completamente inaceitável para esta área. Por via de regra, a planta morre. Se você pode crescer uma videira, então sua floração será muito pobre – apenas um par de inflorescências frágeis.
É melhor dar preferência a um grau híbrido, caracterizado pela alta resistência ao congelamento – “Blue Moon”. Esta é uma variedade de grande porte que não só irá desenvolver bem, mas também dará uma bela floração. Plantio é realizado por mudas, plantando no chão com o início de junho. Para a planta não morreu no inverno, antes de congelar a videira deve ser cuidadosamente removido dos suportes e cuidadosamente isolados com lutrasil. Da mesma forma, eles vêm ao plantar e cuidar de glicínias na região de Rostov.
Região de Ural e Moscou
A glicínia não tolera uma diminuição da temperatura em mais de 20 graus. Portanto, crescer e cuidar das glicínias nos subúrbios é extremamente complicado. Existem requisitos especiais para a preservação da videira no inverno. É melhor fazer o inverno da planta ao cultivar a cultura de maneira contêiner.
Deve ter-se em mente que uma “casa” de uma trepadeira é necessária não pequena – pelo menos 40 litros. No curso são fontes feitas de plástico, banheiras, barris de jardim.
Glicínia crescente nos Urais é semelhante. Sim, você terá que trabalhar duro, mas o resultado irá surpreendê-lo.
Com o advento do outono, antes que a primeira neve caia, a videira no tanque é enviada para o inverno em uma sala quente, onde você pode fornecer uma iluminação mínima de seis horas. Neste caso, regar a planta deve ser uma vez por semana. O curativo superior é excluído.
Com o início de março, a videira é movida para uma sala iluminada e bem regada 2 a 3 vezes por semana. É permitido pulverizar estimuladores de crescimento.
produtores Prática mostra que, mesmo quando a semente que cresce geada glicínias em Moscou e vinha Urais pode dar muita flor de dois simples (verão e outono). A verdade para o começo terá que esperar muito tempo, quando o broto se transformará em uma árvore adulta.
Sibéria
As glicínias são incrivelmente bonitas. Não é de admirar que todos queiram ver tudo nela. Mas o crescimento das glicínias na Sibéria é quase impossível. Até mesmo uma variedade como Blue Moon, capaz de resistir a geadas de quarenta graus, e ele se inclina em frente ao ambiente. Além do clima ameno e quente, as glicínias precisam de um longo período vegetativo. É ele quem é responsável pela floração abundante e prolongada. O clima da Sibéria não pode fornecer as condições necessárias. Mesmo que você invente e cultive uma videira, protegendo-a das geadas (proporcionando um bom abrigo para o inverno), e observando atentamente que a planta não está encharcada, a floração provavelmente não virá. Se o milagre acontecer, a inflorescência será fraca e única.
Bielorrússia e Ucrânia
Esses países estão em um clima muito mais quente que na zona intermediária da Rússia. Assim, os residentes de verão podem ser felizes – eles conseguirão cultivar glicínias. E eles podem cultivar variedades termofílicas, por exemplo, “chinês”.
Cultivo de glicínias na Bielorrússia, dar preferência mudas. Com uma idade de um ano eles são plantados em um local ensolarado quando o solo e o ambiente se aquecem bem. Desta vez vem em abril-maio. Floração em cipós adultos ocorrerá nos meses de verão, começando no final de junho. Com o advento do outono, a planta deve ser bem isolada.
Reprodução de glicínias
Existem várias variantes de multiplicação das glicínias, cada uma das quais é boa à sua maneira.
Camadas
Além da confiabilidade e simplicidade, o método é bom porque transmite todos os sinais da planta-mãe para as crianças. Participe dos brotos do ano anterior e, com a chegada da primavera ou do outono, cave uma fileira próxima a 20 cm de profundidade, traga um solo rico em nutrientes e água bem derramada. Nas filmagens um pouco acima dos rins fazem pequenas incisões e colocam a brecha no buraco, lembrando-se de erguê-la, para não sair, e borrifar com a terra.
O topo da filmagem não pode ser polvilhado com terra, através dela a planta irá “respirar”. Ele simplesmente precisará ser amarrado a um pino na posição vertical.
O tiro que escapa nos nós da folha é separado da “mãe” somente após 1-1,5 anos. Se a sua raiz se desenvolveu fortemente – imediatamente transplanta-se para um permanente no solo, fracamente – em potes e envia-se para crescer além disso.
Estacas Odrevesnevshimi
Eles são cortados no outono a partir da zona intermediária de brotos maduros. Cada galho deve ter dois botões e um comprimento de 5-8 cm, depois de plantados e mantidos até a primavera a 3 ° C. Com o início de abril-maio, as mudas são transplantadas para recipientes com areia úmida na superfície do solo. O plantio é realizado verticalmente até uma profundidade de 4 cm, observando a distância entre as estacas de 10 cm, na primavera elas são transplantadas em vasos e enviadas para o cultivo. Um ano depois, as videiras podem pousar em uma permanente no solo.
Enxertia de raiz de inverno
O método é muito complexo, mas transmite todas as características varietais. No outono, eles desenterram mudas com glicínias não-granuladas, separam a raiz (a espessura das raízes deve ser de pelo menos 6 cm), transplantam-nas para recipientes com areia e as enviam para um local fresco e sem luz. Em dezembro e janeiro, eles trazem calor. Após duas semanas, inoculam-se inoculações de glicínias varietais de 6 cm de comprimento com 2 gomos e um corte agudo de 2-3 cm abaixo do menor. Um corte semelhante é realizado no porta-enxerto-raiz para um contato mais íntimo. O local de inoculação é bem fixado com um remendo.
Além disso, as estacas são plantadas em um recipiente com substrato de nutrientes, não aprofundando o local de inoculação e cobrindo com vidro. Condições de manutenção: um mínimo de 15 ° C e uma umidade de 80%. Se tudo for feito corretamente, após duas semanas os brotos axilares devem aparecer. Videiras bem enraizadas podem ser transplantadas para o solo.
Glicínia das sementes
Semente pode ser semeada em março em campo aberto ou em dezembro em pequenas estufas. No segundo caso, uma mistura de terra de folha e turfa com areia (4: 1: 1) é usada como substrato. As sementes são simplesmente colocadas no solo e levemente polvilhadas com areia, cobertas com vidro e enviadas para um lugar quente (mínimo 20 ° C) e escuro. Ao mesmo tempo, certifique-se de que o solo esteja constantemente molhado.
Em um mês as sementes serão derramadas, após outras 1,5 semanas elas são levadas à luz, sombreando a princípio do sol. Quando houver dois folhetos com alfinetes estranhos, passe uma palheta, tentando não danificar as raízes. No futuro, tais germes podem ser usados para vacinas. Leve em conta, obtido em casa, as glicínias das sementes não transmitem características varietais. Portanto, sua floração pode não ocorrer ou ser muito escassa e depois de 8 anos.
Aparentemente, cultivar glicínias e cuidar dele na zona climática média tem dificuldades consideráveis. Mas nunca é tarde para experimentar. Na observância de todas as nuances, você pode crescer a beleza atual. Claro, não é o mesmo que na China, mas sua floração vai agradá-lo.