Muitas vezes, os proprietários de casas de veraneio estão preocupados com a economia do território. Uma solução bem sucedida para este problema da dacha será a colocação de uma estufa no telhado do edifício da exploração. Melhor ainda, arrume-a no sótão da casa.
Os benefícios econômicos de uma estufa no telhado
Tal decisão ajudará o dono da dacha a resolver uma variedade de questões:
- Esta é uma proteção adicional dos telhados do telhado do edifício.
- Organização de uma estufa no sótão irá aumentar o isolamento térmico da casa.
- Perdas de calor, que são completamente impossíveis de se livrar, serão usadas de forma expedita.
- A economia de terras no site permitirá o cultivo de mais culturas. E se as mudas foram previamente cultivadas em uma sala no peitoril da janela, levar caixas para uma estufa tornará a vida mais confortável e a casa mais limpa.
- O dióxido de carbono, proveniente de instalações residenciais, é necessário para a troca gasosa e fotossíntese de plantas.
- Não há necessidade de gastar dinheiro em iluminação, porque o acesso à luz para as plantas é fornecido durante todo o dia – árvores e edifícios não interferem com o desenvolvimento das plantas, como a estrutura se eleva acima de tudo que dá sombra em um dia ensolarado.
- Com uma estufa no telhado, o proprietário economiza na fundação, conduzindo comunicações para o fornecimento de água, aquecimento e ventilação.
Um fator importante é o fato de que a estufa, localizada no solo, entra em contato direto com o solo no início da primavera, quando ainda está bastante congelado. No telhado do mesmo problema está faltando. Portanto, as raízes das plantas recebem mais calor e as sementes germinam mais rapidamente.
Formas de equipar estufas no telhado
Existem várias opções para organizar esse know-how.
Digite “segundo teto”
Diretamente no próprio edifício, uma estufa é equipada, usando o telhado como base, no caso de não estar inclinado. Para fazer isso, você precisará completar as paredes. É melhor torná-los um material transparente, por exemplo, vidro. Além disso, cuide do segundo telhado, que, como as paredes, deixa entrar a luz.
Você pode usar a segunda opção: fazer o segundo telhado uma empena ou uma única. Naturalmente, não será tão confortável trabalhar em uma estufa como aquela onde as paredes cresceram, mas no plano econômico essa opção ganha.
Tipo de estufa sótão
Esta opção é que o proprietário simplesmente redesenha o próprio telhado, substituindo-o por um transparente. Caixas com terra e plantas são instaladas no sótão.
É importante lembrar que cada edifício tem seu próprio propósito. E se o sótão da casa foi equipado com a expectativa de desempenhar o papel de um mezanino para armazenamento de itens pouco usados com um peso leve, é bem possível que ele não será capaz de suportar a carga que se destina para estufas.
Portanto, é necessário fortalecer as vigas de suporte, a auto-sobreposição. Há outra opção: colocar um novo piso no sótão, trazendo-o um pouco mais para as paredes. As bordas do mesmo devem ser instaladas em novos suportes de pilares. Então a estufa não criará estresse adicional nas paredes e no teto do edifício.
Se a casa foi originalmente planejada como um edifício com um sótão, que foi decidido usar sob a estufa, então os problemas com a conversão praticamente não deveriam surgir.
A estufa no telhado ou no sótão, planejada antes da construção civil
Optima antecipadamente para fornecer equipamentos para a estufa, mesmo antes da construção da casa ou dependência. Afinal, neste caso, durante a compilação do projeto, é possível calcular a capacidade de carga do piso para que, posteriormente, não haja flacidez das vigas e outros momentos indesejáveis.
Equipamento para estufas no telhado
O proprietário, que decidiu sobre esse know-how, deve cuidar de fatores como:
- abastecimento de água da estufa;
- impermeabilização de pavimentos;
- ventilação;
- gerenciamento de luz.
Abastecimento de água
Na estufa você precisa de água, porque as plantas requerem rega constante. Você pode, naturalmente, usá-lo em baldes para cima, embora seja difícil. Mas, em qualquer caso, é necessário garantir que a escada da estufa seja confortável e durável.
É melhor, claro, segurar a água no andar de cima. Isso não é tão difícil de fazer se já houver água corrente na própria casa.
Se a água é apenas na coluna, que manipulam a inclusão impossível, enquanto na estufa, é possível colocar lá qualquer recipiente, que é preenchido mangueira de jardim, e depois dele para regar as plantas.
Impermeabilização
E aqui surge a pergunta: o que aconteceria se de repente a mangueira vai quebrar ou ele vai empurrar para fora do próprio recipiente tanque com água ou virar apenas lentamente vai vazar invisível? A resposta não é otimista. Portanto, é importante cuidar de impermeabilização do piso do efeito estufa.
Você pode manchá-lo com um mastique de betume quente. Há outra opção: colocar sobre ele a impermeabilização.
Ventilação
Vale a pena considerar que o ar quente sempre aumenta. Portanto, a temperatura na estufa será muito maior do que se estivesse no solo. Consequentemente, o problema de sua ventilação está longe de ser o último.
É necessário fazer o maior número possível de janelas na estufa. Portas em ambas as extremidades também ajudam a regular a temperatura na sala. Você pode até mesmo instalar um termoregulador no interior, que abrirá automaticamente as janelas e portas, ou informará ao proprietário que é hora de ventilar a estufa.
Controle de luz
Plantas em diferentes fases da vida exigem uma quantidade diferente de luz solar.
Para administrar de maneira previsível a produção de frutos, um conjunto de massa verde, floração, um homem artificialmente se estende ou encurta o dia da luz. Você pode conseguir isso na estufa, se planejar todas as opções com antecedência.
As maneiras mais simples de encurtar o dia são instalar um tipo de guarda-chuva ou sombrear as paredes e sombrear o telhado. E você pode estendê-lo, incluindo lâmpadas ultravioleta especiais, destinadas a mudas.